Formação inicial de Coordenadores do ESDE Curso de Gestão de Grupos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eu sou.... Um ser que mesmo com o discurso de que sei de tudo, necessito de alguém para me guiar;
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Relação professor/aluno
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
Construindo uma identidade profissional
20 KM 30 KM 10 KM 20 KM ESCOLHAS.
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
ESTAR SOZINHO....
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Sawabona Shikoba.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
O TRABALHO EDUCATIVO: REFLETINDO COM OS FUNCIONÁRIOS.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Orientação Educacional
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
ESTAR SOZINHO....
Pastoral da Educação e da Cultura
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Como se tornar um Líder Servidor Autor: James C. Hunter
MENTALVIDEOS E TEXTOS APRESENTAÇÃO CONCEITUAL.
Liderança em Serviço da RCC
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
Código de Ética dos TILS
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Identidade da Pastoral
Identidade da Pastoral
Ética e Valores na Sala de Aula
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
SITUAÇÕES.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ESTAR SOZINHO.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
PROJETO: CONVIVENDO E RESPEITANDO
Competências básicas para o sucesso profissional..
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Transcrição da apresentação:

Formação inicial de Coordenadores do ESDE Curso de Gestão de Grupos. Explosão de ideias

GESTÃO/LIDERANÇA/COORDENAÇÃO Ter carisma- entusiasmo - grego “ter Deus dentro de si” Liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las de forma que coloquem o seu desejo, coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo. Faz com que se empenhem ao máximo, na missão a que se propõem. A liderança legítima é conquistada pela autoridade e não por poder.

COMO SE CONQUISTA A AUTORIDADE? Na execução de tarefas/atividades,ações A execução de tarefas exige relações que são construídas nos contextos sociais, no dia-a-dia; A construção da autoridade é permanente e requer o desenvolvimento de atitudes fruto do esforço contínuo, a partir de referenciais; No caso do ESDE, nosso referencial de base encontra-se em Jesus e Kardec e outras construções humanas de valor ético-moral.

COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA/AUTORIDADE Paciência( manter o autocontrole em situações que vão contra a nossa vontade...) Gentileza (tratar os outros com cortesia; saber ouvir; atenção e encorajamento...) Humildade (ser autêntico e não arrogante, admitir limites. Não posam de sábios...) Respeito (reconhecer o valor dos outros, tratar as pessoas com a devida importância...) Altruísmo (ir ao encontro das necessidades alheias...) Perdão (admitir que as pessoas tem limitações, não alimentar ressentimentos...) Honestidade (falar a verdade, não tentar enganar ninguém...) Compromisso (ser fiel a sua escolha...) James Hunter

JESUS: AUTORIDADE EM LIDERANÇA ATIVIDADE 1 – Os participantes divididos em 9 grupos, conforme as atitudes/virtudes abaixo, pesquisarão no Evangelho e em outras obras, passagens evangélicas que identifiquem em Jesus esses atributos, no exercício de sua missão. Paciência Gentileza Humildade Respeito Altruísmo Perdão Honestidade Compromisso

Vivência – Quem é o outro: ... é óbvio e eu suponho... Reflexões: As competências de um Coordenador de grupo de ESDE

Autoridade: Se aprende. Como se conquista Autoridade: Se aprende? Como se conquista? Desenvolvendo Competências – O grande desafio na complexidade... Pessoal: Relacional. Aprender a viver com as diferenças. Eu sou.... Na relação: compreensivo, paciente, solidário, honesto... Técnica- Saber fazer uso do conhecimento – O Espiritismo, O Pedagógico, O Psicológico e Social. Política – O rumo – Transformação – Compromisso com a mudança.

NOVOS RUMOS PARA O CENTRO ESPÍRITA Divaldo Franco - Joanna de Ângelis E S P I R I T I Z A R Apropriar-se do conhecimento espírita e promover transformações- Competência Política. Q U A L I F I C A R  A busca para melhorar as qualidades morais, sociais, familiares, e as de trabalhador da casa espírita. aprender a fazer-competência técnica. H U M A N I Z A R Na convivência do trabalho na casa espírita, aprimorar as relações- competência pessoal.

O DESAFIO A VENCER: COMPETÊNCIA PESSOAL O DESAFIO A VENCER: COMPETÊNCIA PESSOAL. CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO EMOCIONAL DA INSTITUIÇÃO . SER PROFESSOR: COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS EM UMA SOCIEDADE COMPLEXA A missão do Espiritismo: Desenvolvimento moral do SER, a Formação do homem de bem, a Consolação. O que fazer para formar o homem de bem? Nas Casas Espíritas, o espaço físico já está pronto, dotado mais ou menos de equipamentos com a tecnologia possível, com uma organização específica, com programação e pessoas que desenvolvem as tarefas, no entanto as relações afetivo-emocionais ainda não estão prontas. São elas a argamassa dos grupos relacionais. O espaço emocional precisa ser construído. Na Casa Espírita, é por meio das capacidades relacionais vividas no dia-a-dia durante a realização de tarefas, que formamos homens de bem: éticos, amorosos, pacientes, tolerantes... Paulo Freire afirma que formamos, não porque estamos formados, mas porque estamos dispostos a aprender.

VIVÊNCIA – PERCEBENDO EMOÇÕES Reflexões sobre: Aprender a conviver O respeito as diferenças A importância do Olhar O diálogo como mediação A troca de experiências

O Espaço de negociações (PAIS, 2001) O que se espera? O CONTRATO DIDÁTICO COMO REGULADOR DAS RELAÇÕES Nos Grupos de ESDE. O Espaço de negociações (PAIS, 2001) O que se espera? Os papéis de cada um: Coordenador; Participante; Outros trabalhadores; Os estatutos da Casa. O diálogo e a experiência do saber ouvir- dinâmica O diálogo não é uma discussão guerreira As práticas de Jesus

A Casa Espírita como espaço de formação de lideranças “O C. E. deve ser um espaço de convivência, em que a fraternidade não é apenas um ideal, mas um exercício de construção de relações. Mais que uma casa prestadora de serviços é um espaço de convivência, onde o “assistido”, em sua condição de cidadão – sujeito de direitos – gosta de estar, sente-se bem de estar, onde seja recebido como é, com seu jeito, com suas características, com sua forma de falar, e onde possa encontrar quem se disponha a conversar com ele de forma natural, de irmão para irmão, dando-lhe tempo para que caminhe do ponto em que se encontra, e, em se desvelando, vá permitindo acesso ao seu coração e acabe abrindo-se, também, para o coração do outro, à semelhança do Bom Samaritano.” Mário Barbosa

Como eu me vejo como os outros me vêem. (vivência) O Auto conhecimento como porta para o crescimento pessoal DO COORDENADOR Como eu me vejo como os outros me vêem. (vivência) ATIVIDADE 2 - REFLEXÕES AO COORDENADOR Os participantes responderão em cartolina os questionamentos abaixo, após diálogo no grupo. Que respostas emocionais a função de coordenador pode oferecer à minha vida? Consigo ver a função de coordenar grupos como possibilidade para meu crescimento pessoal ? Que competências preciso desenvolver com mais urgência?

COORDENAR GRUPO COMO POSSIBILIDADE CRESCIMENTO PESSOAL O espaço emocional é construído à medida em que vamos nos relacionado e resolvendo afetivamente nossas questões . Parece que os vínculos de afetividade construídos com as pessoas, auxiliam no momento de resolver dificuldades. Necessidade de rever posturas . Ensinar- refletir-aprender-mudar. Alguns cursos contemplam em seus currículos ações que possibilitam a revisão da própria prática, como por exemplo: (filmar atividade, para rever posturas em sala, ouvir sua voz, observar suas expressões corpóreas, para troca posterior de experiências com outros colegas e dirigentes Resistência a mudanças origina-se no desconhecimento de si e do outro.

REFERÊNCIAS: Jesus no Lar – Neio Lúcio Há Flores no Caminho – Neio Lúcio Atualidades – Divaldo Franco O Evangelho Segundo o Espiritismo Agir na Urgência, decidir na incerteza – Saberes e Competências em uma profissão complexa – Perrenoud Artemed – Porto Alegre- 2001. O Contrato Didático Brousseau – 1986. Guy. A Teoria das Situações Didáticas e a Formação do Professor. Palestra. São Paulo: PUC, 2006. Devido a dificuldade de entendimento dos emails dos participantes, então solicitamos que enviem, do email de vocês, pro email do Gilson - noslig3002@yahoo.com.br -, ou ligue pra ele no 9104-9105 para eventuais esclarecimentos.