NEOPLATONISMO Ijuí, 16 de Junho de 2008

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado.
Advertisements

HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
Materialismo 1.
Conceito Trabalhado: Idealismo
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
Ética e religião.
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO RIO GRANDE DO SUL DEJ – Departamento de Estudos Jurídicos CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF.
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
Unijui - Universidade Regional Integrada MESSIANISMO POLITICO. SOCIEDADE POLITICA E TEORIA GERAL DO ESTADO. PROFE: DEJALMA CREMONESE. ALUNA: PATRICIA L.
JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval.
Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Trabalho de Filosofia Alunas: Allana, Daiane , Letícia Moreira e Luana. N° : 01, 28,15 e 16. Professor : Aguinaldo Tema : Patrística.
Ciência na Idade Antiga de Platão e Aristóteles
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Santo Agostinho Tagaste - 13 de Novembro de 354
Colégio Batista Brasileiro
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Dejalma Cremonense Chaiane Cristina de Oliveira Heidegger.
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
Parte I – A evolução da ciência psicológica
Teorias do Conhecimento
Seminário de Filosofia Antiga.
Aula 5 - Teorias políticas da Idade Média
Trabalho de Filosofia Professor: Aguinaldo.
Humanismo e individualismo
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
O que é o conhecimento Capítulo 7.
ÉTICA E MORAL.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Escolástica.
O Livro da Sabedoria.
A questão do conhecimento na Idade Média
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
HERMENÊUTICA Interpretando as Escrituras Sagradas.
A Hermenêutica na Idade Média
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
A Influencia dos Gregos na filosofia medieval Douglas Blanco
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Aula 3 – Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média.
FILOSOFIA.
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DA GRÉCIA ANTIGA
O Positivismo.
Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida.
Filosofia moderna.
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
FILOSOFIA.
Teoria do conhecimento: Aristóteles
ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
O conhecimento na Idade Média
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
Profª Luciana Miranda A tradição hegeliana.
A DIMENSÃO RELIGIOSA Análise e compreensão da experiência religiosa.
Capítulo 13 Pensamento cristão
Ateus e Agnósticos. Ateus – negam a existência de qualquer DEUS e da veracidade de qualquer religião teísta. Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

NEOPLATONISMO Ijuí, 16 de Junho de 2008 UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO RS COMPONENTE: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF. DEJALMA CREMONESE ALUNO(a): LAIS SCHWENING NEOPLATONISMO Ijuí, 16 de Junho de 2008

Conceito O Neoplatonismo foi uma corrente de pensamento iniciada no Século III que se baseava nos ensinamentos de Platão e dos platônicos, mas interpretando-os de formas bastante diversificadas.

'Neoplatonismo' é uma forma de monismo idealista 'Neoplatonismo' é uma forma de monismo idealista. Plotino ensinou a existência de um indescritível do qual emanou como uma seqüência de seres menores.

O neoplatonismo começou com o filósofo Plotino (ca O neoplatonismo começou com o filósofo Plotino (ca. 205 - 270), natural de Licopólis, Egito, foi discípulo de Amônio Sacas por 11 anos e mestre de Porfírio. Plotino nos legou seus ensinamentos em seis livros, de nove capítulos cada, chamados de As Enéadas.

*O prefixo neo só foi adicionado pelos estudiosos modernos para distinguir entre os dois, mas na época eles se autodenominavam platônicos.

...Era uma doutrina filosófica dos que procuravam a simbiose entre o antigo platonismo, a teologia e a demonologia, que floresceu em Alexandria, e que do séc. III ao séc. VI tentou conciliar as doutrinas religiosas.

*Apesar de muitos neoplatônicos não o admitirem, o “neoplatonismo” era boa dose de diferente da doutrina platônica.

Os neoplatônicos não acreditavam no mal *Os neoplatônicos não acreditavam no mal.O que outros chamavam de mal, os neoplatônicos chamavam de imperfeição, de "ausência de bem". Neoplatônicos acreditavam que a perfeição humana e a felicidade poderiam ser obtidas neste mundo e que alguém não precisaria esperar uma pós-vida.

*O movimento neoplatônico foi uma corrente filosófica do final da antiguidade, sendo a mais importante desse período, é considerada um pouco obscura, em parte por envolver aspectos e experiências que não podem ser descritos com simples palavras.

*O neoplatonismo pode ser considerado como o último e supremo esforço do pensamento clássico para resolver o problema filosófico, que tinha encontrado um obstáculo intransponível no dualismo e racionalismo gregos - dualismo e racionalismo que nem sequer o gênio sintético e profundo de Aristóteles conseguiu superar.

* Entre os neoplatônicos posteriores estão incluídos Porfírio, Proclo, Jâmblico e Hipátia de Alexandria. Agostinho de Hipona foi neoplatônico antes de sua conversão ao catolicismo e algumas de suas obras mais otimistas foram escritas durante este período.

RELIGIÃO O neoplatonismo afirma certa transcendência de Deus, este é imaginado como o supra inteligível... :

...a importância do neoplatonismo em filosofia da religião é inconteste. É aquele que ocorreu num período de grande exacerbação religiosa...

...O neoplatonismo, tanto em suas manifestações primeiras, como em suas formas tardias do segundo século d.C., teve forte repercussão na mentalidade religiosa que agora passava a ter voga.

*Gerou o neoplatonismo uma linguagem filosófica adequada para o tratamento racional das doutrinas religiosas.

*Dentro do neoplatonismo se desenvolveu praticamente todo o pensamento dos Padres da Igreja, por isso denominados Patrióticos.

fundamento Filosófico do paganismo clássico, e de igual *O neoplatonismo foi frequentemente utilizado como um fundamento Filosófico do paganismo clássico, e de igual maneira como um meio de defender o paganismo do cristianismo.

*Alguns estudiosos mostraram que o neoplatonismo também foi influenciado pela teologia Cristã, notavelmente pelos Sistemas de crenças do gnosticismo.

*Na idade média as idéias neoplatônicas influenciaram também o pensamento dos judeus cabaliatas, como Isaac, o Cego. Os Cabalistas modificaram o neoplatonismo de acordo com suas Próprias propensões monoteístas. I

*O neoplatonismo sobreviveu no oriente como uma tradição independente e de igual maneira foi reintroduzida no ocidente por Plethon e subsequentemente revivido na renascença italiana por figuras como Marsílio Ficino, os Medici e Sabro Botticeli.

BIBLIOGRAFIA: www.wikipédia.com www.mundodosfilosofos.com www.consciencia.org;greciaantiga.org www.wikiquote.org Enciclopédia Barsa