Conceito Trabalhado: Idealismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Materialismo 1.
NEOPLATONISMO Ijuí, 16 de Junho de 2008
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO RODRIGO RAMOS MOSTARDEIRO
Ciência Política e Teoria do Estado
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado
LIBERALISMO.
UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO RIO GRANDE DO SUL DEJ – Departamento de Estudos Jurídicos CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF.
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
UNIJUÍ CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO.
Acadêmica: Maris Lorenzoni Almeida
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Filosofia do Direito Rodrigo Prestes Prof: Dejalma Cremonese
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
Georg Wilhelm Friedrich Hegel
Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão
Teoria Geral do Direito
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma.
Filosofia moderna Kant (Idealismo)
Immanuel Kant e o Criticismo
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFESSOR: LIVALDO.
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
Teorias do Conhecimento
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Psicologia das faculdades
Psicologia entre os gregos
Teorias do conhecimento
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
As possibilidades e os limites da razão
O QUE É FILOSOFIA ?.
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
CENTRO DE ESTUDOS AMAPAENSES – CEAP
Filosofia Contemporânea
Carreira, identidade e outros eus
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
KANT.
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
PSICOLOGIA E HISTÓRIA 1. ANTROPOCENTRISMO
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)  A reflexão ética cotemporânea se desdobrou numa série de concepções distintas acerca da moral e a sua fundamentação;
Georg Wilhelm Friedrich Hegel
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)
Filosofia Moderna.
Professora luciana miranda
Profª Luciana Miranda A tradição hegeliana.
Idealismo.
Transcrição da apresentação:

Conceito Trabalhado: Idealismo Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluna: Fernanda Marília Dolovitsch Conceito Trabalhado: Idealismo Ijuí, 23 de Junho de 2008

Segundo o dicionário. Idealismo significa: Atitude que consiste em subordinar o pensamento e a ação a um ideal; Idealidade; Fantasia; Devaneio;

Corrente de pensamento que reduz toda a existência a idéias ou considera que toda a existência se determina pela consciência, opondo-se frequentemente ao realismo, ao empirismo e ao materialismo.

REALISMO: EMPIRISMO: MATERIALISMO: Segundo o dicionário, Realismo, Empirismo e Materialismo, significam: REALISMO: Qualidade ou estado do que é real; Atitude ou posição de quem se prende ou se conforma ao real; EMPIRISMO: Doutrina que se baseia exclusivamente na experiência, como única fonte de conhecimentos. MATERIALISMO: Doutrina filosófica que pretende explicar todos os fenômenos da vida e da consciência pela matéria e pelo movimento;

É uma corrente filosófica que surgiu apenas com o avanço da modernidade, uma vez que a posição central da subjetividade é fundamental.

Idealismo é qualquer doutrina que sustente que a natureza da realidade é fundamentalmente mental.

É muito difícil resumir o pensamento idealista, uma vez que há divergências de perspectivas teóricas entre os filósofos idealistas.

Na linguagem cotidiana, o termo idealismo se aplica para designar o apreço por valores e ideais.

Todas as doutrinas idealistas coincidem num postulado básico: A existência de uma realidade, quer se chame espírito, Deus ou energia vital, que transcende o mundo físico e dá sua razão de ser.

Immanuel Kant ou Emanuel Kant, foi um filósofo alemão, considerado como o grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos pensadores mais influentes

Kant formula o idealismo transcendental, no qual o objeto é algo que só existe em uma relação de conhecimento

Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi um filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi um filósofo alemão. Recebeu sua formação no "Tübinger Stift" (seminário da Igreja Protestante em Württemberg). Muitos consideram que Hegel representa o ápice do idealismo alemão do século XIX.

Platão é considerado o iniciador do idealismo. Filósofo grego nasceu em Atenas em 428 ou 427 a.C. Platão é considerado o iniciador do idealismo.

Friedrich Wilhelm Joseph von SCHELLING, filósofo idealista que pertenceu ao movimento que marcou a história da filosofia alemã clássica após Kant, o chamado Idealismo Alemão, que ocorreu entre 1795 a 1797.

O idealismo está entre as coisas que mais fez o mundo crescer, o idealismo hermético, enclausurado, sem visão, fundamentalista, freia a evolução do mundo e da sociedade.

As bases sobre as quais o idealismo é protegido são geralmente bases que vêm da teoria do conhecimento, ou seja, de uma discussão das coisas que devem satisfazer a fim de que possamos ser capazes de conhecê-las.

Hegel estabeleceu um sistema filosófico que representa uma síntese do idealismo alemão e é freqüentemente chamada de idealismo absoluto.

O idealismo alemão é o mesmo que idealismo absoluto O idealismo alemão é o mesmo que idealismo absoluto. Na qual o mundo se identifica com o pensamento objetivo ou absoluto, e não com o fluxo pessoal da experiência.

Idealismo Absoluto: Doutrina idealista inerente ao hegelianismo,(Doutrina filosófica de Hegel, filósofo alemão, também chamada idealismo absoluto.) caracterizada pela suposição de que a única realidade plena e concreta é de natureza espiritual.

O idealismo toma como ponto de partida para a reflexão o sujeito, não o mundo exterior.

Bibliografia: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=+para+que+serve+o+idealismo%3F&meta= http://pt.wikipedia.org/wiki/Idealismo