Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Psicologia Sócio-Histórica
PSICOLOGIA.
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Émile Durkheim Os fatos sociais.
DCE SOCIOLOGIA 2008.
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Visão de mundo = natureza das ideias
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Indivíduos e sociedade:
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
François Laplantine Liane Trindade
PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES
Prof. Everton da Silva Correa
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Professora Suraia Rahmé
B.Dia Br 19mar13 Or.S.Francisco...0:57
A sociologia de Dürkheim;
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
E o Espírito do Capitalismo
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Sociologia e Antropologia em Administração
O materialismo histórico
Emile Durkheim e o fato social
Então vamos para a prova final!
Teoria Geral de Sistemas
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Contexto, obras e conceito de educação
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Sociedades Humanas por que tantas ?
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Sociologia Por quê?.
Karl Marx e as modos de produção social
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Movimentos sociais Conceitos.
IDEOLOGIA.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Sociologia Clássica e Educação
A sociologia como ciência
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
O Pensamento Sociológico Clássico
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
Transcrição da apresentação:

Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte Sociologia do Esporte Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte

Teorias Sociológicas Clássicas Quando falamos em TEORIAS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS nos referimos, na grande maioria das vezes, aos escritos dos PAIS FUNDADORES da sociologia: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber; Suas teorizações sobre a sociedade são suficientemente abrangentes para incluir a maior parte dos fenômenos sociais, inclusive o esporte.

AS TEORIAS SOCIOLÓGICAS Teorias de “GRANDE PORTE” “Refutação?” e “Comprovação”? TEORIAS SOCIOLÓGICAS Funcionalista Conflito Interacionistas Utilitaristas HOLISMO METODOLÓGICO X INDIVIDUALISMO METODOLÓGICO

TEORIAS FUNCIONALISTAS Herbert Spencer e Émile Durkheim Sociedade como um “sistema” Sistema formado por “partes” Funções “específicas” de cada parte “Educação”, “Família”, “Esporte” são vistos como subsistemas com funções específicas Comparação com “sistemas vivos”

ANALOGIA ORGANISMO/SOCIEDADE HARMONIA/HOMEOSTASE

TEORIAS DO CONFLITO Karl Marx e Max Weber A “desigualdade”, a “assimetria”, as “tensões” entre indivíduos e grupos como “motores centrais” da sociedade A “condição heterotrófica” do homem O “fato básico” da existência humana A “luta” frente à natureza e “associação” com outros homens

TEORIAS INTERACIONISTAS Interações entre indivíduos “Microssociologia” Interpretação de sinais, gestos, símbolos na “interação” entre os indivíduos Vida social feita de “redes de status e papéis” que moldam experiências e comportamentos

TEORIAS UTILITARISTAS Os homens são racionais até o ponto em que eles buscam objetivos e finalidades individuais Auto-interesse individual Pensamento racional e individual como base para as tomadas de decisão Relação entre custos e benefícios “Teoria da Troca”

HOLISMO OU INDIVIDUALISMO? Sistemas sociais não podem existir sem indivíduos, porém, temos que considerar também que os indivíduos existem apenas em relação a um ou outro sistema social. RECENTES PROPOSTAS TEÓRICAS George Simmel, Pierre Bourdieu, Norbert Elias, Antony Giddens etc

Sociologia Marxiana Karl Marx (1818 – 1883) Estado, Esporte, Cultura como expressão da classe hegemônica Idolatria esportiva Tese da Alienação Como o esporte responde a esses parâmetros teóricos?

Sociologia Funcionalista Émile Durkheim (1858 – 1917) A noção de organismo social Homeostase, equilíbrio Funções biológicas, sociais A função da Educação Como o esporte responde a esses parâmetros teóricos?

Tese da alienação Faz com que os homens se submetam a forças DIVINAS, as quais, embora CRIADAS POR ELES PRÓPRIOS, são percebidas como autônomas e superiores. O termo ALIENAÇÃO é a tradução mais divulgada das expressões em alemão empregadas por Marx para expressar a idéia de tornar-se estranho a si mesmo, não reconhecer-se em suas obras, desprender-se, distanciar-se, perder o controle.

Sociologia Weberiana Max Weber (1864 – 1918) Racionalização Desencantamento Desmagificação O predomínio de lógicas materiais que se descolam das necessidades reais dos homens na organização da vida coletiva. Como o Esporte responde a esses parâmetros teóricos?

Porque Marx, Durkheim e Weber? Na análise sociológica da Cultura, da Educação, da Educação Física e do Esporte, as obras desses autores são fundamentais em termos do pensamento social. A amplitude do fenômeno esportivo necessita também de explicações do seu caráter sociológico mais geral e não apenas específico.

EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE Área de conhecimento e intervenção que lida, sobretudo, com o movimento humano consciente, mediante análises e referenciais científicos, filosóficos e político-pedagógicos.

EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE Considerando então, a Educação Física e o Esporte como componentes sócio-histórico e cultural, ela pode e deve ser pensada sociologicamente, pois também se relaciona com aspectos da vida social humana.

EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE A partir de tal reflexão, não é possível desvincular a Educação Física e o Esporte de uma visão sociológica, pois eles também fazem parte da vida social e, como tal, são carregados de significados que precisamos compreender.