O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Português Professora Pollyanna Mattos.
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
Português – Prof.ª Lívia Oliveira
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
O que é tese? O que é argumento? Quais os tipos de argumentos?
PARAGRAFAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
O texto argumentativo.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
CONJUNÇÃO.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Texto Argumentativo É um texto em que não só expomos uma idéia, uma opinião ou uma tese, mas a defendemos de modo a fazer com que os leitores a.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Professora Camile Baccin
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
Conjunção.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Conjunção.
Classificação das orações
REDAÇÃO TURMA 22.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
O texto argumentativo.
Tipologia Textual: Textos Argumentativos Definição
Produzindo o Ensaio Teórico
Artigo Científico Funções Básicas:
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Resumo.
Professora Aline Duarte
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Texto Dissertativo Argumentativo
Escola Básica 2,3 de S.Torcato Ano Letivo
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Artigo de opinião.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Como fazer um trabalho de pesquisa
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
A dissertação: esmiuçando o gênero
Leitura e interpretação de texto
A DISSERTAÇÃO PASSO A PASSO.
Comunicação e Redação Empresarial
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
REDAÇÃO Estrutura do texto dissertativo
Como redigir um bom texto?
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
ARTIGO DE OPINIÃO OPINIÃO ARGUMENTOS CRÍTICA DEPOIMENTOS TESE
 Como diz o nome, ela tem a função de adicionar informações ou algo relativo ao texto. E NÃO SÓ MAS TAMBÉM NEM.
Tipologia textual Dissertação.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Texto expositivo & argumentativo
Transcrição da apresentação:

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO PROFESSORA LÚCIA BRASIL

TEXTO ARGUMENTATIVO É o texto em que defendemos uma ideia, opinião ou ponto de vista, uma tese, procurando (por todos os meios) fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite-a, creia nela.

Num texto argumentativo, distinguem-se três componentes: a tese, os argumentos e as estratégias argumentativas.  TESE, ou proposição, é a ideia que defendemos, necessariamente polêmica, pois a argumentação implica divergência de opinião.

Os argumentos de um texto são facilmente localizados: identificada a tese, faz-se a pergunta por quê? (Ex.: o autor é contra a pena de morte (tese). Porque ... (argumentos). As ESTRATÉGIAS não se confundem com os ARGUMENTOS. Esses, como se disse, respondem à pergunta por quê (o autor defende uma tese tal PORQUE ... - e aí vêm os argumentos).

ESTRATÉGIAS argumentativas são todos os recursos (verbais e não-verbais) utilizados para envolver o leitor/ouvinte, para impressioná-lo, para convencê-lo melhor, para persuadi-lo mais facilmente, para gerar credibilidade, etc.

A CLAREZA do texto - é uma estratégia argumentativa na medida em que, em sendo claro, o leitor/ouvinte poderá entender, e entendo, poderá concordar com o que está sendo exposto. Portanto, para conquistar o leitor/ouvinte, quem fala ou escreve vai procurar por todos os meios ser claro, isto é, utilizar-se da ESTRATÉGIA da clareza. A CLAREZA não é, pois, um argumento, mas é um meio (estratégia) imprescindível, para obter adesão das mentes.

O TÍTULO ou o INÍCIO do texto (escrito/falado) devem ser utilizados como estratégias ... como estratégia para captar a atenção do ouvinte/leitor imediatamente.

O texto informativo-expositivo tem por finalidade a transmissão clara, ordenada e objetiva de informações e indicações que digam respeito a fatos concretos e referências reais. É bastante objetivo e é capaz de apresentar e explicar assuntos, situações e ideias. As características deste texto são: linguagem culta, direta, deve conter as informações,citando fonte e exemplos. Jamais deve conter opiniões pessoas, o texto informativo não é uma dissertativo-argumentativo onde você defende suas ideias.

No tratamento de um texto informativo-expositivo merecem atenção os fatos e os elementos referenciais, a sequência lógica ou cronológica, a explicação e a sua justificação documental. O texto informativo-expositivo deve ser estruturado nos três momentos essenciais de introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, deve ser feita a apresentação do assunto e estabelecido o propósito da sua realização, captando a atenção do receptor, com uma definição, descrição, ou com outros dados ou questões de interesse.

No desenvolvimento, faz-se a explicação do tema, mediante definições, análises, classificações, comparações e contrastes. Na conclusão, resume-se o assunto, focando os pontos mais importantes, e procura-se envolver o receptor numa chamada de atenção para o assunto.

Texto argumentativo Quando usamos a argumentação? Quando queremos defender um ponto de vista Quando apresentamos a nossa opinião Quando propomos uma solução - Quando queremos convencer os outros a ceder a um pedido nosso

O que é argumentar? É persuadir racionalmente. Quando temos que construir um texto argumentativo? A dissertação, o comentário, a exposição escrita, mas também um simples artigo de opinião ou uma crítica de cinema ou de música exigem a elaboração de um texto argumentativo bem estruturado, segundo um esquema lógico.

Como se constrói um texto argumentativo? Estrutura do texto/Progressão temática   Introdução: Parágrafo inicial no qual se apresenta a proposição (tese, opinião,declaração). Deve ser apresentada de modo afirmativo, claro e bem definido, sem referir quaisquer razões ou provas.  Desenvolvimento: Análise/explicitação da proposição apresentada; apresentação dos argumentos que provam a verdade da proposição: fatos, exemplos, citações,testemunhos, dados estatísticos.

Conclusão: Parágrafo final, no qual se conclui com uma síntese da demonstração feita no desenvolvimento.

Conectores lógicos:  _ Copulativas: e; nem; também; não só... mas também; tanto... como  _ Adversativas (oposição): mas; porém; todavia; contudo; apesar disso; ainda assim;não obstante;no entanto  _ Conclusivas (efeito): logo; pois; portanto; por conseguinte; por consequência; por isso  _ Explicativas: pois 

Causais: porque; como; visto que; pois que; já que  _ Comparativas: como; conforme; segundo; assim como... assim também; mais... do que; menos...do que; ao passo que - Temporais: quando; enquanto; apenas; mal; logo que; antes que; depois que;assim que;  _ Concessivas (hipótese): embora; conquanto; ainda que; mesmo que; se bem que;apesar de que  _ Consecutivas (consequência): tal que; de tal modo que; tanto que; de maneira que  _ Finais: para que; a fim de que