DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

As Diretrizes Operacionais da Educação Básica do Campo.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Comissão Municipal de Elaboração
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
...ENTÃO O CAMPONÊS DESCOBRE QUE, TENDO SIDO CAPAZ DE TRANSFORMAR A TERRA, ELE É CAPAZ TAMBÉM DE TRANSFORMAR A CULTURA, RENASCE NÃO MAIS COMO OBJETO DELA,
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Articulação do Regimento Escolar e o PPP
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Cidade Educadora, Cidade Saudável
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Gestão Competente da Escola Pública
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Aproveitamento de Estudos
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Uma proposta de mudança
Portfólio de Estágio Supervisionado
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Aula com base nos textos:
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ensino Médio e Educação Profissional
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Centros de Educação em Direitos Humanos
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1 – 03 DE ABRIL DE 2002.

PRESSUPOSTO POLÍTICO-JURÍDICO LDB – PREVE A ELABORAÇÃO DE DIRETRIZES RESPONSABILIDADE DOS SISTEMAS SOB A ÓTICA DO DIREITO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E A POLÍTICA DE IGUALDADE PROPÕE MEDIDAS DE ADEQUAÇÃO DA ESCOLA A VIDA DO CAMPO (ART 28)

O QUE É A EDUCAÇÃO DO CAMPO EDUCAÇÃO QUE INCORPORA OS ESPAÇOS DA FLORESTA, DA PECUARIA, DAS MINAS E DA AGRICULTURA, ESPAÇOS PESQUEIROS, CAIÇARAS, RIBEIRINHOS E EXTRATIVISTAS. CAMPO DE POSSIBILIDADES – LIGAÇÃO DOS SERES HUMANOS COM A PRÓPRIA PRODUÇÃO DAS CONDIÇÕES DA EXISTÊNCIA SOCIAL

O QUE SÃO AS DIRETRIZES? NORMAS POLÍTICAS, ADMINISTRATIVAS E PEDAGÓGICAS PARA SEREM IMPLEMENTADAS NOS SISTEMAS DE ENSINO(ART 1º) PRINCÍPIOS E PROCEDIMENTOS PARA ADEQUAR O PROJETO INSTITUCIONAL DAS ESCOLAS DO CAMPO AS DIRETRIZES NACIONAIS

IDENTIDADE DA ESCOLA VINCULADA A REALIDADE – CONTEXTUALIZAÇÃO TEMPORALIDADE E SABERES DOS ESTUDANTES MEMÓRIA COLETIVA QUE SINALIZA FUTUROS REDE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA MOVIMENTOS SOCIAIS (ART 2º- PARÁGRAFO ÚNICO).

PRÍNCIPIOS DA ESCOLA DO CAMPO EXERCÍCIO DA CIDADANA PLENA JUSTIÇA SOCIAL SOLIDARIEDADE DIÁLOGO ENTRE TODOS EXPRESSÃO DE TODOS OS SETORES ESPAÇO PÚBLICO DE INVESTIGAÇÃO ESTUDOS DO MUNDO DO TRABALHO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONOMICAMENTE JUSTO E ECOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEL (ART 3º E 4º).

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS- ART 5º E 7º RESPEITO A DIFERENÇA E O DIREITO A IGUALDADE – ART 28 ORGANIZAÇÃO DA ESCOLARIDADE – SÉRIES, MÓDULOS, CICLOS, MULTISSERIADO, ALTERNÂNCIA- ART 23 TEMPO: ALTERNÂNCIA, CALENDÁRIO ESPAÇO: DIFERENTES ESPAÇOS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: BASE NACIONAL E ESPECIFICO – ART 26 RESGATE DAS IDENTIDADES

PAPEL DO PODER PÚBLICO 6º E 7º REGIME DO COLABORAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NAS COMUNIDADES RURAIS – INCLUSIVE EJA ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- ESTADO GARANTIR CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ACESSO REGULAMENTAR AS ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS DO ATENDIMENTO ESCOLAR

PARCERIAS E MOVIMENTOS SOCIAIS – ART 8º E 9º PARCERIAS PARA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA – ARTICULAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM AS DIRETRIZES, PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E CONTROLE SOCIAL DEMANDAS DOS MOVIMENTOS PARA SUBSIDIAR OS COMPONENTES DA POLÍTICA

GESTÃO ESCOLAR- ARTS 10 E 11 GESTÃO DEMOCRÁTICA –PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS, ÓRGÃOS NORMATIVOS CONSOLIDAÇÃO DA AUTONOMIA DA ESCOLA – FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS AUTO-GESTÃO- ABORDAGEM SOLIDÁRIA E COLETIVA DOS PROBLEMAS DO CAMPO – ELABORAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ART 12, 13 FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE E O PROTAGONISMO DOS SUJEITOS DA APRENDIZAGEM DO CAMPO DIVERSIDADE CULTURAL, PROCESSOS DE SOCIAIS DO CAMPO GESTÃO DEMOCRÁTICA PRINCÍPIOS ÉTICOS DA CONVIVÊNCIA SOLIDÁRIA FORMAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ARTS 13,14,15) CUMPRIR O DETERMINADO NA CONSTITUIÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO FUNDO DIFERENÇA CUSTO-ALUNO- VARIAÇÃO NA DENSIDADE DEMOGRÁFICA E NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO, ATENDIMENTO AS EXIGÊNCIAS DE MATERIAIS DIDÁTICOS, EQUIPAMENTOS, LABORATÓRIOS E CONDIÇÕES DE DESLOCAMENTO, REMUNERAÇÃO DIGNA E PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

“Então o camponês descobre que tendo sido capaz de transformar a terra, também é capaz de transformar a cultura: renasce não mais como objeto dela, mais como sujeito da história”. Paulo Freire