Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO
Advertisements

Unidades de Ensino da Microsoft
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
TECENDO LEITURAS ESTRUTURA DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Passo a passo:
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Carla Lima Massolla Aragão da Cruz Nilcéia Benício Lima de Souza
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
Quando falamos em aprender...
Planejamento - Professor
7º encontro 06/10/2009 Registrado por: Janaína.
2ª Etapa Minha escola é noticia
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Programação do dia Linguagem poética e suas características – Miriam Mermelstein Intervalo Retomada do “Violino e o Cigano” - Maria José Nobrega e Alfredina.
Observação da sala de aula
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Novos Programas de Português do Ensino Básico NPPEB Didatização 1Madalena Relvão & Graça Trindade.
LEITURA COMPARTILHADA
Planejamento da Rotina Semanal
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Equipe responsável pela produção
PROJETO.
Equipe responsável pela produção
Etapas de uma sequência didática
Maica Frielink Immich e Vanessa Zaniol
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
FABIANA DE PAULA PEREIRA
II Mostra de Vídeos e Podcasts
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Criar agendas telefônicas
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Abrir o Apetite Poético
TRABALHO COLABORATIVO
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega

Projeto Produto final Coletânea de contos populares da região

Desenvolvimento do projeto Organize a turma em grupos, fazendo caber a cada um a leitura de um conto da coletânea para posterior apresentação. Após cada apresentação, ajude-os a identificar os aspectos singulares e gerais dos contos.

Assista ao filme “Narradores de Javé”, dirigido por Eliane Caffé. Grave a “contação” de histórias de pessoas da comunidade em vídeo ou fita cassete.

Proponha a transcrição dos contos selecionados para a antologia e, depois, oriente sua adaptação para a modalidade escrita da linguagem. Ajude-os a escolher um título, a produzir a apresentação e a organizar o sumário.

Na sala de informática, discuta o projeto gráfico da coletânea. Promova o lançamento da publicação.

Seqüência didática Antes da leitura Analise a capa do livro: título, ilustração e orelhas do livro.

Durante a leitura Proponha a leitura autônoma dos contos, solicitando que registrem como as protagonistas demonstram sabedoria para lidar com as situações adversas da vida.

Depois da leitura Retome os contos estimulando a paráfrase oral como forma de verificar a compreensão. Localize as ações que caracterizam o comportamento “sábio” da protagonista. Peça aos estudantes que escolham um dos contos para reescrever, mudando o foco narrativo.

Atividade permanente Combine com os alunos a periodicidade da atividade. Diversifique os leitores durante o processo: o professor lê para os alunos; um estudante previamente selecionado lê para a classe;

o registro dos textos lidos durante a atividade permanente. estudantes previamente selecionados lêem para colegas organizados em grupos. Prepare uma ficha para o registro dos textos lidos durante a atividade permanente.

Atividade permanente: leitura de poemas Selecionem pelo menos dois poemas: um de João Cabral e outro de Mário Quintana. Promovam a leitura simples dos poemas em voz alta.

Convertam em perguntas Façam individualmente, um breve comentário de cada um dos poemas lidos: o que importa aqui é a compreensão intuitiva. Convertam em perguntas os comentários feitos e conversem sobre os poemas.

Próxima Leitura Fábulas de la Fontaine. Ed. Estação Liberdade. Traga para o encontro todas as edições que conseguir de Fábulas de la Fontaine.

OFICINA DURAÇÃO: 30 MINUTOS

Aguardamos os pedidos de palavra. INTERAÇÃO Aguardamos os pedidos de palavra.

Essa videoconferência foi finalizada. Sua participação foi muito importante para nós.