Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega
Projeto Produto final Coletânea de contos populares da região
Desenvolvimento do projeto Organize a turma em grupos, fazendo caber a cada um a leitura de um conto da coletânea para posterior apresentação. Após cada apresentação, ajude-os a identificar os aspectos singulares e gerais dos contos.
Assista ao filme “Narradores de Javé”, dirigido por Eliane Caffé. Grave a “contação” de histórias de pessoas da comunidade em vídeo ou fita cassete.
Proponha a transcrição dos contos selecionados para a antologia e, depois, oriente sua adaptação para a modalidade escrita da linguagem. Ajude-os a escolher um título, a produzir a apresentação e a organizar o sumário.
Na sala de informática, discuta o projeto gráfico da coletânea. Promova o lançamento da publicação.
Seqüência didática Antes da leitura Analise a capa do livro: título, ilustração e orelhas do livro.
Durante a leitura Proponha a leitura autônoma dos contos, solicitando que registrem como as protagonistas demonstram sabedoria para lidar com as situações adversas da vida.
Depois da leitura Retome os contos estimulando a paráfrase oral como forma de verificar a compreensão. Localize as ações que caracterizam o comportamento “sábio” da protagonista. Peça aos estudantes que escolham um dos contos para reescrever, mudando o foco narrativo.
Atividade permanente Combine com os alunos a periodicidade da atividade. Diversifique os leitores durante o processo: o professor lê para os alunos; um estudante previamente selecionado lê para a classe;
o registro dos textos lidos durante a atividade permanente. estudantes previamente selecionados lêem para colegas organizados em grupos. Prepare uma ficha para o registro dos textos lidos durante a atividade permanente.
Atividade permanente: leitura de poemas Selecionem pelo menos dois poemas: um de João Cabral e outro de Mário Quintana. Promovam a leitura simples dos poemas em voz alta.
Convertam em perguntas Façam individualmente, um breve comentário de cada um dos poemas lidos: o que importa aqui é a compreensão intuitiva. Convertam em perguntas os comentários feitos e conversem sobre os poemas.
Próxima Leitura Fábulas de la Fontaine. Ed. Estação Liberdade. Traga para o encontro todas as edições que conseguir de Fábulas de la Fontaine.
OFICINA DURAÇÃO: 30 MINUTOS
Aguardamos os pedidos de palavra. INTERAÇÃO Aguardamos os pedidos de palavra.
Essa videoconferência foi finalizada. Sua participação foi muito importante para nós.