IGUALDADE DE GÊNERO POR MEIO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Guia Informativo sobre Licença de Maternidade/Paternidade
Advertisements

Trabalhadoras Domésticas no Brasil
9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
O Compromisso das Empresas com a Valorização da Mulher
Assistência a Saúde da Mulher
O Uso de Drogas e as Mulheres
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
Estatuto da Criança e do Adolescente
Secretaria de Políticas para as Mulheres
A protecção da Família no Código do Trabalho Português
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso: Direito Disciplina: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese.
Eduardo Henrique R de Almeida
A Mulher e a Legislação Brasileira
ESTRUTURA DE RH NAS EMPRESAS
Juventude Brasileira: análises de uma pesquisa nacional
CURSO DE GESTANTES GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
A DISCRIMINAÇÃO DA MULHER E O ASSEDIO MORAL NO TRABALHO
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Quem é o jovem brasileiro?
MULHER MERCADO DE TRABALHO, MATERNIDADE
Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor à luz da Lei 11
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA RELAÇÃO CHESF X FORNECEDORES
A FAMÍLIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:
A VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A MASCULINIDADE
I Fórum de Gestão com Pessoas para Micro e Pequenas Empresas
Planejamento Familiar
Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunidos em Brasília-DF, de 7 a 9 de março, saudamos todas as.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Rio Mulher.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Centro de Cidadania da Mulher
ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução.
TRABALHO DO MENOR.
“A Lei Maria da Penha é uma das mais belas novidades transformadoras do Brasil pós Constituição de Ela coíbe exemplarmente a violência contra a mulher.
Desenvolvimento: Luiz Carlos
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Julho 2013 ISP Brasil Monica Valente
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Violência contra as mulheres
SUJEITOS DO CONTRATO DE TRABALHO
Os Estudantes e a Previdência Social
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados Audiência Pública: Participação dos Trabalhadores nos Lucros ou Resultados.
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
NOVIDADES SOBRE O TRABALHO DOMÉSTICO
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
Reunião do Comitê de Mulheres da ISP
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
A Lei /06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver.
Conversando com a Previdência. O QUE É PREVIDÊNCIA SOCIAL?
Envelhecimento no Brasil
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
Bem me Quero Daniela Ribeiro. Lei Maria da Penha Cinthia Daniela Pollyanna Tatiana 10º Período Psicologia Jurídica Lei nº de 7 de agosto de 2006.
No Brasil, a licença paternidade de cinco (05) dias foi concedida pela Constituição Federal de 1988 em seu artigo 7º.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Transições epidemiológica, demográfica e de gênero Papel das políticas públicas Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz – Departamento.
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Silvia Jeni Luiz Pereira de Brito Assistente Social/ Mestre em Serviço Social/PUC-SP Campinas, 15 de junho.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
 TRABALHO DA MULHER  Antecedentes históricos, direito protetor e direito promocional, formação do contrato, salário, jornada de trabalho, saúde e segurança,
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
Transcrição da apresentação:

IGUALDADE DE GÊNERO POR MEIO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA

A RELAÇÃO DE GÊNERO A expressão "gênero" começou a ser utilizada justamente para marcar que as diferenças entre homens e mulheres não são apenas de ordem física, biológica. Como não existe natureza humana fora da cultura, à diferença sexual anatômica não pode mais ser pensada isolada do "caldo de cultura" no qual sempre está imersa. Ou seja, falar de relações de gênero é falar das características atribuídas a cada sexo pela sociedade e sua cultura. A diferença biológica é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem ou ser mulher. Sexo é atributo biológico, enquanto gênero é uma construção social e histórica. A noção de gênero, portanto, aponta para a dimensão das relações sociais do feminino e do masculino.

A NEGOCIAÇÃO DE GÊNERO As cláusulas de gênero enquanto conquista refletem uma condição primeira de diferenças que são antes de mais nada biológicas. Estas são os direitos relacionados à maternidade e a condição da mulher enquanto mãe, e para ir mais longe à importância desta para preservar o lar e a família.

Violência contra a mulher - 25% das mulheres são vítimas de violência doméstica; - 33% da população feminina admite já ter sofrido algum tipo de violência doméstica; - Em 70% das ocorrências de violência doméstica contra a mulher, o agressor é marido ou companheiro - Os maridos são responsáveis por mais de 50% dos assassinatos de mulheres e, em 80% dos casos, o assassino alega defesa da honra - 1,9% do PIB brasileiro é consumido no tratamento de vítimas da violência doméstica; - 80% das mulheres que residem nas capitais e 63% das que residem no interior reagem às agressões que sofrem; - 11% das mulheres foram vítimas de violência durante a gravidez e 38% delas receberam socos e pontapés na barriga; - São registradas por ano 300 mil denúncias de violência doméstica

A VIOLÊNCIA IMPLÍCITA

Distribuição da População em Idade Ativa Feminina Segundo Condição de Atividade Total das Regiões Metropolitana - 2007 Em mil pessoas

Distribuição da População Economicamente Ativa Segundo Condição de Atividade e Sexo Total das Regiões Metropolitanas – 2007

Taxa de Participação da População Feminina Regiões Metropolitanas e Distrito Federal – 2007

Taxa de Desemprego Total Feminina Regiões Metropolitanas e Distrito Federal – 2007

Proporção de mulheres nos contingentes de desempregados Regiões Metropolitanas e Distrito Federal – 2007 %

Índice do rendimento médio hora das mulheres ocupadas Regiões Metropolitanas e Distrito Federal - 2007 100=rendimento médio masculino (R$ janeiro de 2008)

Índice do rendimento médio real das mulheres ocupadas Regiões Metropolitanos e Distrito Federal – 1998-2007 100 = rendimento médio dos homens ocupados em 2007

Negociação do Combate à Discriminação Trabalho das Mulheres e Eqüidade de Gênero Cláusulas sobre mulheres estão presentes nas negociações coletivas desde os anos 80 e tratam dos seguintes temas: Gestação Maternidade/Paternidade Responsabilidades Familiares Condições de Trabalho Exercício do Trabalho Saúde da Mulher Cláusulas relativas à Eqüidade de Gênero passam a ser incorporadas aos acordos e convenções coletivas de trabalho nos anos 90 e disseminam-se nos 2000

Gestação Cláusulas presentes desde os anos 80: estabilidade à gestante função compatível à gestante atestado médico de gravidez (proibido na contratação, obrigatório na demissão) Cláusulas disseminadas recentemente e/ou apresentaram avanços no conteúdo: liberação da gestante antes do término do expediente liberação para acompanhamento pré-natal (ampliação número consultas) Cláusulas introduzidas nos anos 2000: flexibilização do horário da gestante proibição de prorrogação do horário da gestante

Maternidade e Paternidade Cláusulas presentes desde os anos 80:  licença maternidade garantias à lactante licença paternidade estabilidade pai Cláusulas disseminadas recentemente e/ou apresentaram avanços no conteúdo: garantias na adoção creche (ampliação da idade de direito) assistência médica aos filhos abono de faltas para acompanhamento de filhos ao médico auxílio educação auxílio filhos com deficiência

Maternidade e Paternidade Cláusulas introduzidas nos anos 2000: pagamento de PLR às afastadas por licença maternidade fornecimento de cesta básica à mulher em licença maternidade tempo em dobro para a amamentação de gêmeos coincidência das férias dos trabalhadores pais com as dos filhos estudantes licença sem vencimentos para acompanhamento da saúde de filhos extensão do descanso para amamentação às mães adotivas proibição da adoção do regime de compensação para trabalhadoras mulheres que mantenham filhos em creches durante o horário de trabalho

Responsabilidades Familiares Cláusulas disseminadas recentemente e/ou apresentaram avanços no conteúdo: abono de faltas para acompanhamento de parentes assistência médica a dependentes Cláusulas introduzidas nos anos 2000: coincidência das férias dos trabalhadores cônjuges licença sem vencimentos para acompanhamento da saúde de cônjuges

Condições de Trabalho Cláusulas presentes desde os anos 80: direito de trabalhar sentada revista pessoal fornecimento de absorvente fornecimento de sapatos e meias Cláusulas Disseminadas ou introduzidas, com avanço Combate ao Assédio Sexual e Moral programas educativos ações de desenvolvimento gerencial denúncia e comissão de apuração coibição de constrangimento, intimidação, humilhação e discriminação que possam resultar sofrimento psicológico com reflexos na saúde física, mental e moral constituição de Comissão Ética, com representantes da empresa e dos sindicatos orientação psicológica e jurídica às vítimas de assédio moral ou sexual

Exercício do Trabalho O grupo Exercício do Trabalho é composto por apenas uma cláusula, restrita a uma categoria profissional, que declara a intenção das partes em envidar esforços para que a infra-estrutura do SENAI seja adequada também às mulheres. Sua presença na convenção coletiva data dos anos 90.

Saúde Cláusulas presentes desde os anos 80 licença aborto estabilidade aborto garantia de exame médico no retorno de licença maternidade Cláusulas que se disseminaram recentemente e/ou apresentaram avanços no conteúdo: prevenção do câncer ginecológico Clausulas introduzidas ou disseminadas recentemente e/ou apresentaram avanços no conteúdo: pagamento de PLR às afastadas por licença aborto

Equidade de Gênero A maioria refere-se ao seguinte texto: Igualdade de oportunidades a todos os trabalhadores, independentemente do sexo. Além dessas cláusulas, que se disseminam nas negociações coletivas praticadas nos anos 2000, são introduzidas algumas outras, a saber: assegurado acesso da mulher ao trabalho na categoria independentemente de sua idade (motoristas) direito de igualdade na seleção para exercer a função motorizada transparência em relação aos direitos da mulher Também foi localizada uma cláusula que assegura que: em caso de empate no processo seletivo interno para cargos de confiança será somado 2 pontos do total obtido para concorrentes mulheres e negros