Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Proposta Didático-Pedagógica para Desenvolvimento de Disciplinas de Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Modalidade a Distância Equipe Responsável: Profa.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Contexto de Educação a Distância
A Função da Tutoria em EaD.
Aprender Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Construindo uma identidade profissional
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: saberes docentes e formação continuada A modalidade educacional que emerge com a cibercultura, a educação.
Curso de Docência Universitária
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SENAED 2011 m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua Profa. Dra. Eliane Schlemmer Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Laboratório de Ensino a Distância
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Formação continuada ANO 2015
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Programa de Pós Graduação em Educação APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE (M-LEARNING): NOVAS POSSIBILIDADES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A FORMAÇÃO DOCENTE? Mestrando Paulo Gaspar Graziola Junior – Bolsista CNPq Orientadora: Profa. Dra. Eliane Schlemmer 1

De onde?! Quando?! Pesquisa Educacional Digital + Pesquisa mobilidade no contexto organizacional História de Vida Utilização da TD’s Estágio Docente Distanciamento História de vida – importância para o PPG / trabalho em diferentes escolas / trabalho como laboratorista Projeto – projeto envolvendo os PPGs Administração, Educação e Computação Aplicada Estágio Docente – importância do diálogo na prática docente Alunos Professores Mediação/Diálogo

Que TDs podem ajudar a melhor aproveitar o tempo que temos? Dúvidas?! De que forma os professores estão se apropriando das TD’s no cotidiano? Que TDs podem ajudar a melhor aproveitar o tempo que temos? Como propiciar uma formação continuada para além do contexto formal físico e presencial? As Tecnologias Móveis Sem Fio (TMSF) aliadas a metodologias adequadas a natureza desse meio podem representar uma possibilidade de resposta a essas indagações? Como permitir uma formação que propicie flexibilidade, oportunidades de interação, colaboração, contextualização mais rica e continuamente acessível?

Problema emergente Como as TMSF podem contribuir para uma prática pedagógica que privilegia o desenvolvimento de competências numa perspectiva dialógica e cooperativa?

Formação Ideal?! Com a cultura circundante Professor Com o contexto Com o meio ambiente Mediador Interações Responsável pela construção do conhecimento Computador Professor Aluno autonomia Promover Auto-estima criatividade Sistematização do conhecimento

Processo de reflexão (antes, durante e após a ação) Como?! Processo de reflexão (antes, durante e após a ação) permite Formação Vivenciar situações Formação-Ação Analisar a prática Perspectiva Novas reflexões Individual Coletiva Discussões Reflexões coletivas Estabelecer relações

Associação Ação x Formação Seqüência Conteúdos (EMPIRISTA) Ação + Formação Romper Postura Problematizadora (INTERACIONISTA) Redes de Significados Criação (Ações, reflexões, depurações) Reconstruir continuamente teorias Professor Como se ensina Vivência Dialética Tomar consciência Aprender a partir dos próprios erros Alunos

Contextualizando... “anytime, anywhere” Presencial física b-learning Presencial digital virtual m-learning e-learning Modalidades de Ead B-learning – blended – presencial e a distancia M – learning – qualquer lugar, qualquer tempo / usa TMSF / demandam quebra de paradigmas – aprendizado não ocorre em locais formais e fixos de ensino P – learning – sensivel ao contexto do individuo, a informacao vai ate vc.. Ex. gostos... / por localizacao U – learning – futuro, em todos os objetos, casa, objetos, vestimentas... u-learning p-learning Interação natural, sob medida, embutidos em todos os locais e em diferentes objetos Adaptável e sensível ao contexto invisível e onipresente

M-Learning Crescente formação formal e continuada Necessidades desenvolvimento aplicação Locomoção de pessoas TMSF (Tecnologias Móveis Sem Fio) PDAs, palmtops, laptops, smartphones distantes temporalmente Atores humanos interação geograficamente Oportunidades de interação Processos de aprendizagem tempo aprender lugar flexibilidade colaboração

M-Learning Registro de fatos (câmera digital) Consulta informações via internet Qualquer momento atividades Ferramentas de aprendizado do aluno Conteúdos didáticos Qualquer lugar Anotação de idéias OBJETIVA Metodologia inovadora Corpo docente expandir Limites físicos Estratégias de aprendizagem Sala de aula empresa Modalidade ubíqua informal formal

Desafios no Contexto Brasileiro Ordem tecnológica e econômica Do ponto de vista de resistência à adoção de novas tecnologias e novas práticas de aprendizagem Os principais desafios que para que a aprendizagem com mobilidade seja difundida no Brasil Ordem pedagógica Ordem contextual e social

Desafios no Contexto Brasileiro Ordem Pedagógica Discussões genéricas Enfoque tecnológico Modelo pedagógico específico Criar cursos Formação/ Capacitação profissionais Necessidades Autonomia dos aprendizes Desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem Considerar diferentes estilos cognitivos

Dispositivo

Protótipo

Protótipo 15

Problemas emergentes Quais as implicações do uso de ML (Mobile Learning) no desenvolvimento de Práticas Pedagógicas? Como essas TMSF (Tecnologias Móveis Sem Fio) podem auxiliar docentes e alunos em ambientes ML? Como podem ser promovidas atividades pedagógicas, que visem a colaboração e cooperação nesse contexto?

Contatos Paulo Gaspar Graziola Junior – UNISINOS – pgraziola@gmail.com Profa. Dra. Eliane Schlemmer – UNISINOS - elianes@unisinos.br Sugestões: llha Unisinos no Second Life Grupo de Pesquisa em Educação Digital – GPEdu/CNPq Unisinos http://gpedu-unisinos.blogspot.com