DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais SISTEMAS E SINAIS Docentes:  Isabel Lourtie 2º semestre 2014/2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação
Advertisements

Transformada-Z reduz-se á transformada Fourier
Controle de Processos por Computador
Sinais Digitais Sistemas em tempo discreto Sistemas quantificados
Análise por Variáveis de Estado
Fundamento de Electrónica Docente: Paulo Lopes.
1 Teoria da Computação 2007 / 2008 © DEI / IST 2007/2008.
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Critérios gerais de classificação da prova de Matemática A –Prova 635.
Critérios gerais de classificação da prova de Matemática B – Prova 735.
Fundamento de Electrónica Docente: Paulo Lopes. 2 Contacto Gabinete D637 Cacifo309.
Sistemas de medição - TM-247
Arquitetura de Computadores 2011/2012 LEIC, LERC, LEE IST – Taguspark José Delgado, DEI (LEIC) Rui Neves, DEEC (LERC+LEE) José Delgado © 2012.
Sistemas e Sinais (LEIC) – Maquinas de estados em Tempo Real
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Descrição Matemática de Sistemas (C. T. Chen, Capítulo 2)
Métodos Matemáticos Lineares - MML
© Introdução à programação Ano lectivo 2006/2007.
TRANSFORMADA DE LAPLACE
Representação no Domínio do Tempo de
TRANSFORMADA DE FOURIER
TRANSFORMADA DE FOURIER DISCRETA
PROE 2º Semestre 11/12 OBJECTIVO GERAL
CONTROLE II Prof. Samuel Bettoni 21/08/12.
Transformada de fourier (ft)
FUNDAMENTOS DE CONTROLO
Desenho e Modelação Geométrica (2014/15) Apresentação 2011/12.
Modelização e Linearização
MÚLTIPLOS GRAUS DE LIBERDADE
Aula 5 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
SINAIS E SISTEMAS Sinais Sistemas
1AT 2004 Conceitos de Sinais e Sistemas Mestrado em Ciências da Fala e da Audição António Teixeira.
Aula Teorica 5: Resposta dinâmica dos Sistemas Lineares
Solução das equações de estado
ESTG BRAGANÇA Mário Abrantes, gab. 53 MATEMÁTICA I - GESTÃO 2014/15 Apresentação.
EQUAÇÕES EXPONENCIAIS
Aula Teorica 4: Diagrama de Blocos
Aula Teórica 3: Função de Transferência
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do Exame de 1ª época Ano lectivo.
Transformada de Fourier
MA 311 Cálculo III Descrição
TagusPark (Carla Ferreira - TagusPark (Carla Ferreira - Apresentação Análise e Concepção de.
A Série e a Transformada de
Programação II Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Métodos anteriores aos computadores Computadores
ANÁLISE DE SINAIS E SISTEMAS
COLÉGIO VALSASSINA PROVAS FINAIS 6º ANO.
PROE 1º Semestre 11/12 OBJECTIVO GERAL DA DISCIPLINA PROGRAMA CORPO
Sistemas Lineares e Invariantes: Tempo Contínuo e Tempo Discreto
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Processamento de Sinais
TRANSFORMADA DE LAPLACE
Representação no Domínio do Tempo de
SINAIS E SISTEMAS Sinais Sistemas
Sistemas de Controle III N8SC3
DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação FUNDAMENTOS DE CONTROLO Docente:  Isabel Lourtie 1º semestre 2015/2016.
Modelização e Linearização
TRANSFORMADA DE FOURIER
Sistemas de Controle III N8SC3 Prof. Dr. Cesar da Costa 7.a Aula: Matriz da Função de Transferência.
Sistemas e Sinais Transformada de Fourier Discreta DEEC/ ISTIsabel Lourtie TRANSFORMADA DE FOURIER DISCRETA Transformada de Fourier de sinais discretos.
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
Computação Científica e Equações Diferenciais Geovan Tavares e Hélio Lopes PUC-Rio – Departamento de Matemática Laboratório Matmidia
1 Processamento de Sinais CDESC Rodolfo Araujo Victor RH/UP/ECTEP Aula 1 03/11/2010.
SISTEMAS E SINAIS LETI & LEE Docentes:
FUNDAMENTOS DE CONTROLO
SISTEMAS E SINAIS LETI & LEE Docentes:
FUNDAMENTOS DE CONTROLO
Transcrição da apresentação:

DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais SISTEMAS E SINAIS Docentes:  Isabel Lourtie 2º semestre 2014/2015

DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais Contém secção de Informação Adicional sobre  Bibliografia  Aulas Teóricas  Aulas Práticas  Laboratórios  Problemas  Aulas de Dúvidas  Avaliação  Enunciados 2013/14 e secção de Pautas.

DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais Identidades Matemáticas Elementares: Matrizes Equações Diferenciais e às Diferenças: Diagramas de Blocos. Propriedades da Série de Fourier Propriedades da Série de Fourier Discreta Tabelas Errata do livro base – 2ª edição

DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais Sinais e Sistemas: Introdução aos sinais e sistemas. Sinais: transformações lineares da variável independente, paridades e periodicidade. Sinais básicos. Sistemas: diagramas de blocos e propriedades. (Capítulo 1). SLITs: Resposta impulsional. Soma e integral de convolução. Composição de sistemas: série, paralelo e realimentação. Propriedades dos SLITs. Sistemas descritos por equações diferenciais e às diferenças (Capítulo 2). Diagramas de blocos (Texto: Equações diferenciais e às diferenças: diagramas de blocos). Modelo de estado. Solução da equação de estado. Cálculo da matriz de transição. (Capítulo 7). Transformada de Laplace: Resposta no tempo de SLITs a exponenciais complexas. Transformada de Laplace: definição, expressão algébrica e região de convergência. Propriedades da região de convergência e da transformada de Laplace. Análise de SLITs usando a transformada de Laplace. (Capítulo 3). Transformada de Fourier Contínua: Transformada de Fourier de sinais contínuos Periódicos e não periódicos. Série de Fourier. Propriedades da transformada e da série de Fourier. (Texto: Propriedades da Série de Fourier). Função resposta em frequência. (Capítulo 3). Transformada de Fourier Discreta: Transformada de Fourier de sinais discretos periódicos e não periódicos. Série de Fourier. Propriedades da transformada e da série de Fourier. Função resposta em frequência. Amostragem e reconstrução de sinais. (Capítulo 4).

DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais Dividem-se entre aulas de problemas (8) e aulas de laboratório (5). Consultar em Informação Adicional > Aulas Práticas o ficheiro com o planeamento. Dois turnos de aulas de problemas: TurnoProblemasSemanas 2ª feira-15:30-17: , 4, 6, 7, 10 (*), 12, 13, 14 5ª feira-12:30-14: , 3, 5, 6, 9, 12, 13, 14 TurnoLaboratórioSemanas 2ª feira-12:30-14: , 5, 9, 11, 15 2ª feira-15:30-17: , 5, 9, 11, 15 5ª feira-12:30-14: , 4, 8, 11, 15 5ª feira-17:00-18: , 4, 8, 11, 15 (*) devido à realização do 1º teste, esta aula será antecipada para a semana 9 em data a anunciar Quatro turnos de aulas de laboratório:

DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais Iniciam-se na primeira semana de aulas com revisões de matemática; No 1º teste haverá uma questão sobre a matéria abordada nesta aula. Iniciam-se na segunda semana de aulas com um trabalho de introdução ao Matlab (Lab 0); Este trabalho destina-se aos alunos que não estejam familiarizados com os fundamentos do Matlab; Este trabalho não é obrigatório, não dará lugar à apresentação de qualquer relatório, nem fará parte dos trabalhos para avaliação.

DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais Lab 1: Sinais e Sistemas. Lab 2: Sistemas Discretos - Resposta Impulsional, Equações às Diferenças e Modelo de Estado. Lab 3: Sistemas Contínuos - Modelo de Estado e Função de Transferência. Lab 4: Transformada de Fourier Discreta. Amostragem. A frequência destas aulas de laboratório é obrigatória Publicação dos enunciados de laboratório: LaboratórioData Lab 0: Introdução ao MatLabAntes do início das aulas Lab 1: Sinais e Sistemas26 de Fevereiro de 2015 Lab 2: Sistemas Discretos19 de Março de 2015 Lab 3: Sistemas Contínuos13 de Abril de 2015 Lab 4: Transformada de Fourier Discreta. Amostragem.11 de Maio de 2015

DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais Os alunos devem imprimir antecipadamente o guia de laboratório; O trabalho é constituído por questões a serem resolvidas antes da aula de laboratório (P) e questões a realizar durante a aula de laboratório (L); Todas as questões devem ser respondidas nos espaços reservados para o efeito no guia de laboratório; O relatório do laboratório será constituído pelo guia de laboratório com as respostas preenchidas e por um ficheiro.zip com todas as figuras (guardadas em formato jpg) e programas (ficheiros.m) solicitados no trabalho. Guia/relatório entregue em papel no final da aula. Ficheiro.zip submetido através do Fénix no final da aula.

DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais Criados 4 agrupamentos correspondentes aos seguintes turnos de laboratório: 2ª feira das 12:30 às 14:00 2ª feira das 15:30 às 17:00 5ª feira das 12:30 às 14:00 5ª feira das 17:00 às 18:30 Grupos de 2 ou 3 alunos. Aos grupos com 2 alunos poderá vir a ser adicionado mais 1 elemento. Das 08:00 de 2ª feira 16 de Fevereiro às 18:00 de 5ª feira 19 de Fevereiro no Fénix Resolução dos problemas detectados nas inscrições para o laboratório e inscrição de alunos sem grupo 2ª feira, 23 de Fevereiro às 11:00, gabinete 2N6.2 As notas de laboratório de 2013/2014 mantêm-se válidas.

DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais 2 testes; 1º e 2º testes com pesos de 40% e 60%, respectivamente; Não existe nota mínima em cada um dos testes; Nota mínima da componente teórica: 9.5 valores; Na época de recurso, os alunos podem optar por repescar um ou os dois testes. 1º teste20 de Abril de º teste11 de Junho de 2015 Repescagem dos testes2 de Julho de 2015

DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais Os testes são constituídos por questões de resposta múltipla e de resolução livre. Nas questões de resposta múltipla: Deve ser seleccionada apenas uma das respostas; As respostas erradas têm cotação negativa. Os problemas de resolução livre: Devem ser resolvidos no enunciado do teste; As respostas devem ser cuidadosamente justificadas e apresentados todos os cálculos efectuados; Não é permitido o uso de máquinas de calcular programáveis e gráficas. Nos testes é permitida a consulta de 1 folha A4 preparada pelo aluno e de cópia das tabelas de transformadas de Laplace e de Fourier do livro.

DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais 4 trabalhos de laboratório; Nota do laboratório: mínimo entre a média aritmética dos 4 trabalhos de laboratório e a nota da componente teórica mais 4 valores; Não existe nota mínima em cada um dos trabalhos de laboratório; Nota mínima da componente laboratorial: 9.5 valores Caso, por motivo válido, o aluno não possa estar presente numa aula de laboratório deverá trazer um comprovativo do impedimento e ser- lhe-á marcada uma aula extra para realizar esse trabalho de laboratório. Média ponderada das componentes teórica (80%) e laboratorial (20%).