IST/SOCIESC - JANAEGM@GMAIL.COM MATERIAL DIDÁTICO: DESCONSTRUINDO O ONTEM PARA CONSTRUIR O HOJE E O AMANHÃ JANAE GONÇALVES MARTINS IST/SOCIESC - JANAEGM@GMAIL.COM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Advertisements

Formação em ação Segundo Semestre..
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Carolline Botelho Beatriz Nunes
  Ana Carolina Castelli da Silva
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
7°Edição Vivência 40 anos de Aliança.
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Contexto de Educação a Distância
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Formação profissional e EAD
Pesquisa e Prática em Educação
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Secretaria de Estado da Educação Superintendência de Educação
Os níveis básicos da leitura
Profª Luciana G. Platero
Coração Eucarístico A ficção nos ajudando a discutir a nossa realidade
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Busca de um modelo de Avaliação
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Os materiais didáticos e a aula na Educação a Distância: por uma integração de discursos e práticas Eucidio Arruda Coordenador do curso de Pedagogia a.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Gestão da Tecnologia da Informação
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
Uniminas - União Educacional Minas Gerais
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Formação de Tutores a Distância
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Denise de Oliveira Teixeira Graduação em Fonoaudiologia, ; Mestrado em Distúrbios da Comunicação, ; Professora do Curso.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
DEPUTADO MARCÍRIO GOULART LOUREIRO
Divulgando a Pesquisa.
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
Modelo Didático de Bactérias Gram + e Gram -
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
CURSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A DIVERSIDADE – 2ª. ed.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Por uma educação de qualidade
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Texto Impresso (elemento principal) Metodologia de ensino= fisicamente palpável Deve permitir o resgate da relação teoria- prática Redação metodológica=
APRESENTAÇÃO DO FOLHAS O Projeto Folhas objetiva viabilizar meios para que os professores da Rede Pública Estadual do Paraná pesquisem e aprimorem seus.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
T.  TEMA: DIDÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM  1. Peculiaridade do processo de ensinar  2. Conceito de ensinante  3. Objeto e campo de estudo da Didática.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
Transcrição da apresentação:

IST/SOCIESC - JANAEGM@GMAIL.COM MATERIAL DIDÁTICO: DESCONSTRUINDO O ONTEM PARA CONSTRUIR O HOJE E O AMANHÃ JANAE GONÇALVES MARTINS IST/SOCIESC - JANAEGM@GMAIL.COM NADIA FATIMA DE OLIVEIRA IST/SOCIESC - NADIA@SOCIESC.ORG.BR

OBJETIVO: Propor “Normas Técnicas de Produção de Unidades de Ensino” para EaD. FINALIDADE: Padronização do conteúdo e forma de apresentação do material didático.

DESENHO PEDAGÓGICO Aspectos: Perfil de público Texto - Leveza, clareza, objetividade Código lingüístico

Template

Fluxograma

O material impresso deve contemplar o necessário para o estudo do aluno e também acrescentar outras possibilidades e recursos para auxiliar na construção do conhecimento.

Conhecer não é um ato isolado, individual. Conhecer envolve intercomunicação, intersubjetividade. É por meio dessa intercomunicação mediada pelos objetos a serem conhecidos que os homens mutuamente se educam, intermediados pelo mundo real. Paulo Freire