CLASSIFICAÇÃO DO POMAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) é um rede/fórum de organizações da sociedade civil, que reúne cerca de 750 entidades, entre elas ONGs,
Advertisements

Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
GEOGRAFIA.
Apresentação O trabalho apresenta uma alternativa para melhorar o nível de informações disponíveis sobre a utilização de agrotóxicos, com o que se pretende.
TÓPICOS SOBRE A CITRICULTURA EM SERGIPE
André Ferreira Dos Santos Agricultor Familiar Canguçu /RS.
GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO-EMATER
Calagem, Adubação e Nutrição da Cultura da Goiabeira William Natale Professor Adjunto Departamento de Solos e Adubos UNIVERSIDADE.
Sudoeste do Paraná.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
Construindo uma nova consciência da vida no campo
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
PROGERIRH / PRODHAM.
Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional
FONTES E DOSES DE NITROGÊNIO, FÓSFORO E POTÁSSIO NA PRODUÇÃO DE PORTA-ENXERTOS E MÉTODOS DE ENXERTIA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TAMARINDEIRO (Tamarindus.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA CURSO TÉCNICO DE FRUTICULTURA
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA
Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2012.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Produção Vegetal II: o que aprenderemos nesta disciplina?
Meteorologia Agrícola
BIOMAS BRASILEIROS.
Heitor Oliveira de Souza Diretor Administrativo
TURISMO RURAL BRASIL.
Gerhard Valkinir Cabreira
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Restauração de Habitats
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
Poda da videira Universidade Federal de Viçosa
Equipe IGUAPE – CESET/FEAGRI Professores: Professores: Prof a Dr a Carmenlucia Santos Prof Dr. André Franceschi de Angelis Estudantes: Estudantes:Leonardo.
Efeito de Produtos Biológicos em testes de campo visando o controle de agentes causadores de doenças e melhoria da qualidade da germinação. DILE PONTAROLO.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
ENSINO DE GRADUAÇÃO NA ESALQ DISCIPLINAS OPTATIVAS: NÃO SERIA MELHOR ACABAR COM ELAS? COM ELAS? SILVIO MOURE CICERO SILVIO MOURE CICERO PROFESSOR TITULAR.
Empresa Junior.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Implementação no Brasil
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Agronegócio.
Educação do Campo.
Apresentação e Atividades do Grupo. Setembro 2009.
Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari Novembro 2014
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Cidade do Polo 2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Tecnologia na Educação.
Fundamentos em Agronomia
Política Agrícola e Comércio Internacional Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia.
Historia do pais na vitivinicultura
Deixe-me lhe apresentar a rotina de um amigo... João acorda as 6h e sai as 7h para trabalhar, trabalha das 8h às 17h, no período das 19h às 23h encontra-se.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Geografia Revisão.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL – SÃO JOAQUIM GERÊNCIA DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE – GETCE 1º FESTIVAL REGIONAL.
PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS PRODUTOS DE CANA-DE-AÇUCAR
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Predominam áreas: agrícolas e pastagens para animais
PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA
PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA
Transcrição da apresentação:

CLASSIFICAÇÃO DO POMAR IFSC – CAMPUS LAGES CURSO: TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO UNIDADE CURRICULAR: AGRICULTURA II CLASSIFICAÇÃO DO POMAR 2° SEMESTRE 2013 PROFESSOR: Roberto A. Komatsu

1 TIPOS DE POMARES José Carlos Fachinello & Jair Costa Nachtigal             a) Pomares domésticos ou caseiros - são aqueles pomares que se caracterizam por apresentarem um grande número de espécies e cultivares.             b) Pomares comerciais - são aqueles formados por um pequeno número de espécies e cultivares, há um escalonamento da produção, sendo que esta pode ser destinada à industrialização ou ao consumo “in natura”.             c) Pomares experimentais - são aqueles que apresentam um grande número de espécies e cultivares.             d) Pomares didáticos - são aqueles que apresentam um grande número de espécies e variedades, onde são executadas as práticas corretas e incorretas, pois o fim único é o aprendizado.

POMAR DOMÉSTICO

POMAR DIDÁTICO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA Os estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido agora contam com um pomar didático para as aulas práticas. O novo espaço, localizado logo atrás do prédio do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia no Campus Leste, já conta com mais de 20 espécies frutíferas e vem complementar o espaço da Fazenda Experimental, que fica a cerca de 20 km do Campus da UFERSA Mossoró.

São plantas frutíferas como abacaxizeiro, cajueiro, bananeira, mangueira, coqueiro, goiabeira, maracujazeiro, citros, mamoeiro, figueira, pitombeira, aceroleira, cajazeira, cajaraneira, noni, tamarindeiro, pitangueira, jaqueira, pinheira e em breve videira.  Segundo o professor de Fruticultura, Vander Mendonça, do Departamento de Ciências Vegetais, a plantação de um pomar diversificado veio o suprir a necessidade do curso de Agronomia para as aulas práticas. “Muitas vezes tínhamos que fazer viagens longas com os alunos para mostrar espécies comuns de frutíferas, como uma bananeira”, exemplificou o professor Vander. O pomar poderá ser usado para as aulas práticas de qualquer disciplina, tanto da graduação quanto da pós-graduação.

Para os alunos do nono período de Agronomia que já estão tendo aulas no pomar à iniciativa é de grande importância. "Agora estamos vendo na prática o que aprendemos na teoria. O pomar nos dá oportunidade de ter um maior conhecimento, ficando aptos para o mercado de trabalho”, acredita a estudante Cláudia Amaral. " Nós estudantes, temos consciência que a grande vantagem é aliar teoria e prática". Disse o aluno Fakyno Jr

POMAR EXPERIMENTAL

http://www. cab. pt/index. php http://www.cab.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=20&Itemid=34&lang=pt

Visual de um pomar de maçã...esta proteção é para chuva de granizo POMAR EXPERIMENTAL EPAGRI Visual de um pomar de maçã...esta proteção é para chuva de granizo 

A goiabeira serrana, espécie que vem sendo melhorada pela Universidade Federal de Santa Catarina e Epagri Acca sellowiana, popularmente conhecida como goiabeira-serrana ou goiabeira-do-mato, é uma espécie nativa do planalto meridional brasileiro e do nordeste do Uruguai. O Brasil é a principal área de ocorrência natural, mas ainda importa frutas dessa espécie produzidas na Colômbia.  No país é encontrada há tempo em pomares caseiros das regiões serranas do Sul, mas só em 1986 que foram iniciados trabalhos experimentais visando seu cultivo comercial.

projeto “Impacto do aquecimento climático global na fisiologia e no comportamento agronômico de espécies frutíferas de clima temperado”, que está sendo desenvolvido em parceria entre a Epagri/Estação Experimental de Caçador, Universidade Federal de Pelotas, Embrapa Uva e Vinho e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Pato Branco. O projeto propõe uma colaboração no campo do agro-fisiologia de espécies frutíferas. Ele oferecerá à possibilidade a respostas em nível de planta (dormência, estado hídrico e fenologia), bem como em nível de pomares (tipos varietais) em zonas climáticas contrastantes como o Brasil e a França.

Projeto incentiva produção de uva 23/11/2011 Incentivada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Jacinto Machado, em parceria com a Epagri local e de Urussanga, a nova cultura agrícola implantada no município no ano passado despertou o interesse e a curiosidade de alguns produtores. E A uva plantada em Jacinto é das espécies niágara e bordô, que tem ótima aceitação e que provavelmente nem precisarão disputar mercado com concorrentes de fora.   A produção de frutas é uma alternativa saudável e possível a fumicultura, com várias vantagens. Além de ser menos danosa a saúde do agricultor e, obviamente, do consumidor, a beleza dos parreirais pode ainda incentivar o turismo rural.  projeto acompanha três pomares experimentais espalhados pelo município, cada um com cerca de meio hectare.

Campus Urupema e Crediserra de Urupema POMAR EXPERIMENTAL Campus Urupema e Crediserra de Urupema QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM POMAR FRUTÍCOLA NO MUNICÍPIO DE URUPEMA, SC Objetivo Geral: Promover a capacitação profissional de produtores rurais nas práticas agrícolas de pomar frutícola. Objetivos Específicos - Incentivar os produtores rurais na leitura de textos sobre o manejo e produção de fruteiras de clima temperado; - Demonstrar e instruir os produtores rurais nas práticas de manejo de frutas através dos estudantes do Curso PROEJA/FIC - Produção e Processamento de Fruta, sob orientação do professor responsável; - Acompanhar a execução de práticas de manejo de frutas realizadas na propriedade frutícola; - Difundir os conhecimentos das práticas de manejo e produção de fruteiras de clima temperado.

Local de realização: Propriedade do Sr. Paulo Cavalhera Comunidade do Cedro – Urupema – SC Período de realização: Novembro/2011 a março/2012 Total de horas: 450 horas de estágio.

CULTURAS DE FRUTAS ENVOLVIDAS NO ESTÁGIO: PÊRA EUROPÉIA MIRTILO PHYSALIS

Cultivares: William’s, Packham’s, Red Barlett e Rocha 1) CULTURA: PERA EUROPÉIA Cultivares: William’s, Packham’s, Red Barlett e Rocha

RED BARLETT WILLIAM’S PACKHAM’S TRIUMPH ROCHA

Cultivares, espaçamento entre plantas, número de plantas MAPA DA ÁREA DE PÊRA Cultivares, espaçamento entre plantas, número de plantas ESTRADA PARA O CEDRO

Cultivares: Clímax, Flórida, Bluegen e Duke 2) CULTURA: MIRTILO Cultivares: Clímax, Flórida, Bluegen e Duke

FINAL DO FLORESCIMENTO DO MIRTILO: 20 A 30/Set/2012 CLÍMAX

CULTIVARES DE MIRTILO CLÍMAX DUKE FLÓRIDA BLUEGEN

Clímax, Flórida e Duke 29/dez/11 a 3/fev/12 MIRTILO: COLHEITA Cultivares: Clímax, Flórida e Duke 29/dez/11 a 3/fev/12 Bluegen 26/jan a 23/mar/2012 Produção das3 Cultivares: Clímax, Flórida e Duke 60 Kg Preço médio de comercializaçã: R$ 12,20

3) PHYSALIS: PLANTIO 3/Jan/2012 (fora de época) 50 mudas Pegamento de 14 mudas