ESCOLA BÁSICA 2,3 S. Lourenço - Ermesinde Educação Visual e Tecnológica MÓDULO-PADRÃO Vitor Lima Helena Reis 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Jusciane da Costa e Silva
Advertisements

A inércia e a força de vontade
Imprime e une os dois rectângulos, de modo a ficar o formato 20 x 3.
O PADRÃO © antónio de campos, 2012.
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
O TABULEIRO de xadrez na posição inicial
Ondas Electromagnéticas
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Módulo | padrão © Nelson Gomes.
Prof.: Franciney Miranda
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Othelo Alunos: Sávio Mendes de Figueiredo
José Mauro Nazareth Juliano Rodrigues Rossi Pablo Santana Satler
Programação e Sistemas da Informação
Módulo/padrão.
HÁ ALGUMA COISA QUE TE PREOCUPE???
UNIFESO – CURSO DE MATEMÁTICA
Módulo Padrão 2008/ 09 Prof. Sandra Sousa.
Há alguma coisa que te preocupe???
Há alguma coisa que te preocupe???. Chateia-te o ter de estudar? a eles não...
A ELECTRICIDADE Existem na Natureza diferentes formas de energia, presentes em tudo o que nos rodeia. Manifestam-se de várias formas e, muitas vezes, são.
Movimentos de rotação.
Irete Stein Samara Vendramin Pieta
MÓDULO E PADRÃO Transformações Geométricas Isométricas
Isometrias Recordar e aprender Reflexão, translação e rotação
XADREZ O JOGO DE XADREZ DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO E CONTRIBUI PARA FORMAR O ESPÍRITO DE INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE INSTIGAR A CRIATIVIDADE E DESENVOLVER.
Há alguma coisa que te preocupe???
Agostinho E.V.T. Ano 2001/02 Módulo e Padrão Educação Visual.
REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio.
Módulo-padrão.
Ciências Físico-Químicas
Cdu – Classificação Decimal Universal
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
Agostinho E.V.T. Ano 2001/02 Módulo e Padrão.
Agostinho E.V.T. Ano 2001/02 MÓDULO E PADRÃO.
A Sucessão dos dias e das noites
A Terra: Os dias e as Noites
Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos
Translações 8o ano.
Unidade 1: Reflexão, translação e rotação
Espelho Plano: Superfície Plana que reflete a luz regularmente.
Sabes quem eu sou?. Soy alguien con quien convives a diario Sou alguém com quem convives diariamente.
Escola Básica D.António da Costa
EXERCÍCIO A partir dos módulos disponíveis, forma padrões compostos por 8 módulos. Nos próximos diapositivos deverás executar padrões de acordo com as.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo possui a forma rectangular, e constitui-se como uma evolução do modelo apresentado.
Sabes quem eu sou? Clique para avançar Soy alguien con quien convives a diario Sou alguém com quem convives diariamente…
Conheces bem as cores e não és daltónico?!
Sabes quem sou? Soy alguien con quien convives a diario Sou algo com que convives diariamente.
Escola: Coopen Série: 4º B Alunos: João Paulo e João Vitor
Sabes quem sou? Soy alguien con quien convives a diario Sou algo com que convives diariamente…
A Natureza está cheia de simetrias talvez por isso seja tão bela!
FORMAS NATURAIS/ARTIFICIAIS RELAÇÃO FORMA-FUNÇÃO ELEMENTOS DA FORMA
O M UNDO C LÁSSICO HISTORIA DA ARTE E DO DESIGN. G RÉCIA O RDEM E H ARMONIA.
ISOMETRIAS.
GEOMETRIA FRACTAL O JOGO DO CAOS.
Movimento Circular : Espaço
Simetrias Trabalho realizado por: Daniel Calado n.º8 João Mendes n.º17
Professor:Joaquim Pinto
COISAS LINDAS.
5S Qualidade de vida a partir do ambiente de trabalho.
Proposta de trabalho: Rastreamento da movimentação de uma câmera.
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
A FORMA. É a configuração exterior de um objecto ou de um corpo. Tudo o que nos rodeia tem forma. A luz modela as formas, produzindo efeitos visuais variados.
conhecidos e mais praticados
M.C. ESCHER ( ) Mauritus Cornelis Escher nasceu na Holanda e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. Foi na escola de Belas Artes de Haarlem.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
Vamos treinar o que você aprendeu sobre o Sistema Solar! COMEÇAR.
Esta é a sequência dos números naturais.
Módulo e Padrão Educação Visual 7º ano.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA BÁSICA 2,3 S. Lourenço - Ermesinde Educação Visual e Tecnológica MÓDULO-PADRÃO Vitor Lima Helena Reis 2009

O que é o MÓDULO? É a unidade que, repetida segundo determinada ordem, dá origem a um Padrão. Esta unidade pode ser natural, se for criada pela Natureza. Artificial, se for criada pelo Homem.

O que é o PADRÃO? É o efeito visual resultante da utilização repetida de um módulo, segundo uma determinada ordem. Na Natureza existe uma grande diversidade de módulos naturais, que se repetem de forma padronizada e dão origem aos padrões naturais.

Também encontramos variadíssimos módulos artificiais, que se repetem de forma padronizada e dão origem aos padrões artificiais.

O mesmo Módulo diferentes Padrões Poderemos obter diferentes padrões usando cinco regras básicas de organização de módulos: Translação Alternância Rotação Simetria Assimetria

Translação Padrão organizado segundo a repetição do módulo sem alterar a sua posição no espaço.

Alternância Padrão organizado alternando módulos ou a cor do mesmo módulo.

Rotação Padrão organizado repetindo o módulo através de um movimento giratório em torno de um eixo.

Simetria Padrão organizado repetindo as mesmas formas de um lado e do outro de um eixo imaginário.

Assimetria Não existe possibilidade de estabelecer um eixo de simetria na composição.

Observa os Padrões…

Trabalhos do 5º ano

Conclusões Depois de tudo isto… Estás mais sensibilizado para o módulo-padrão e mais atento aos padrões que te rodeiam: Os jogos infantis, como por exemplo os Legos; Os tabuleiros das Damas e do Xadrez; Os painéis de azulejos e as tijoleiras das nossas casas; As paisagens à nossa volta… Conhecendo todo este processo, não podes ficar por aqui! Dá azo à tua imaginação e cria os teus próprios módulos e padrões.