PLANEJAMENTO DE ENSINO
A resposta natural do gato foi: “Então, qualquer caminho serve!” Lembrando a história da “Alice no País das Maravilhas” que quando se viu perdida numa encruzilhada, perguntou para o gato: que estrada deveria tomar? O coelho quis saber para onde ela queria ir e ela disse que não sabia. A resposta natural do gato foi: “Então, qualquer caminho serve!”
PLANEJAMENTO Instrumento de ação educativa Exige reflexão diagnóstica e prospectiva a respeito de problemas da educação e do processo de aprendizagem Planejamento como momento de decidir sobre a construção de um futuro. Ato político-social, científico e técnico
O CONTEXTO ... Thiago Salgado
PLANEJAR PARA QUE? Para facilitar o processo de aprendizagem: Aprendizagem = desenvolvimento Aprendizagem de conhecimentos Aprendizagem de habilidades e competências Aprendizagem de valores e atitudes
PLANEJAMENTO - FASES Planejamento como um processo contínuo que engloba três fases. 1. Elaboração inicial 2. Adaptação ao grupo real 3. Implantação, avaliação e reformulação de um plano Favorece a flexibilização,diferenciação entre turmas, participação do aluno, planejar com conhecimento do aluno.
PLANO DE APRENDIZAGEM O Plano de Aprendizagem permite integração de conhecimento de diferentes áreas , através de objetivos comuns. O Plano de Aprendizagem existe para resolver problemas: adequar atividades ao tempo disponível , selecionar conteúdo, estratégias, avaliação conforme objetivos e dentro das limitações existentes
PLANO DE APRENDIZAGEM COMPONENTES Identificação Objetivos Conteúdo Estratégias Avaliação Bibliografia Cronograma
REDAÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO Organização ou sistematização das ações do professor e do aluno Com vistas aos objetivos de aprendizagem
IDENTIFICAÇÃO CABEÇALHO INDICA: - Plano de que ? - Plano para quem? - Onde se realizará? - Em que condições se realizará ?
IDENTIFICAÇÃO Data: semestre e ano civil Nome da Instituição e da Faculdade Nome do Curso Nome da Disciplina Nome do Professor Responsável Período letivo Turno: (M) (V) (N) Carga horária : semestral , semanal , e distribuição nos dias da semana No. de alunos por turma
OBJETIVOS Dizerem com clareza o que os alunos deverão aprender com relação a conhecimentos, habilidades e atitudes Serem reais e atingíveis Serem operacionalizados : definidos em termos concretos de comportamentos, ações ou atividades que se esperam dos alunos Levarem em conta as necessidades e expectativas dos alunos , dos professores e do currículo visando a formação do profissional
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Assuntos e temas que serão estudados de acordo com os objetivos De preferência , organizar os conteúdos por grandes temas integradores, em vez de temas itemizados por aula Temas atuais e relacionados com a realidade profissional e necessidades dos alunos Dentro da carga horária prevista De acordo com o perfil do estudante que se quer formar
METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS/ TÉCNICAS Definir as formas de trabalhar o conteúdo Escolher técnicas que ajudem o aluno a alcançar os objetivos definidos Escolher técnicas que favoreçam a integração do grupo e a participação Escolher técnicas que permitam e incentivem o trabalho do aluno em aula e fora dela Escolher técnicas que propiciem ao aluno contatos com sua realidade profissional . Planejar variação no uso de técnicas
AVALIAÇÃO Redigir com clareza os princípios que vão orientar o processo de avaliação Definir os critérios de avaliação Escolher técnicas de avaliação que ofereçam informações aos alunos e ao professor sobre o aproveitamento e aprendizagem do aluno Planejar variação nas técnicas avaliativas Planejar o retorno das avaliações aos alunos e seu aproveitamento para incentivar o processo de aprendizagem
CRONOGRAMA É a distribuição das atividades durante o período letivo, conforme a carga horária, indicando dias , semanas e meses em que elas irão ocorrer Organizar por aula? Dia-a dia? Organizar por unidades de trabalho, nas quais se reúnem alguns objetivos a serem aprendidos, um grande tema integrador de informações e relacionado com os objetivos , durante um tempo maior que apenas o tempo de uma ou duas aulas: por exemplo, duas ou três semanas, o que permitiria utilização de técnicas mais interessantes e motivadoras de aprendizagem?
Bibliografia Será redigida em dois momentos: 1. Por ocasião dos temas a serem estudados : material que deverá ser lido, estudado e pesquisado, de forma bem especificada e detalhada. Esta bibliografia será usada em aula. 2. Ao final do plano, indicando bibliografia básica e complementar