Por uma Política Efetiva sobre o Álcool Bebidas alcoólicas não deveriam ser consideradas como um bem de consumo qualquer, mas sim como algo que causa problemas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Autores: Ronaldo Laranjeira, Ilana Pinsky,
UMA AGENDA DO SÉCULO 21 PARA O BRASIL
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Consenso Brasileiro sobre Políticas Publicas e Álcool
O PAPEL DO TRATAMENTO NA POLÍTICA DO ÁLCOOL Ana Cecilia P. Roselli Marques Novembro/2003.
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
Políticas Públicas e Álcool
Iniciativa Social: Advocacia Inclusiva
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Captação de Recursos Para Projetos Sociais.
Professores e Alunos das IES-Públicas
Ilana Pinsky UNIAD-UNIFESP
Políticas sobre Álcool e Drogas - Governo do Estado de São Paulo
Prioridades da Dependência Química no Século XXI - Brasil
Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira UNIAD - UNIFESP
Políticas Públicas e Álcool
O Professor de Educação Física e os
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
SEMINÁRIO “Álcool: O grande desafio da segurança no trânsito”
Plano Nacional de Cultura
PRINCIPAIS DESAFIOS E AGENDA DE ENFRENTAMENTO Implementar a Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens em 100% dos municípios; Superar.
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Formação Política Hoje
Dr. Sérgio de Paula Ramos Psiquiatra e Psicanalista
Por uma Política de Redução do Consumo de Drogas e da violência: Pressupostos Essenciais
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
PAULÍNIA - SÃO PAULO Localização km da Capital; Emancipação - 28 de fevereiro de 1964; População – hab.; REPLAN – Maior Pólo Petroquímico.
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Sumário Metodologia Resultados Parciais Objetivo Planejamento
Vera Masagão Ribeiro Marco regulatório e políticas de fomento às organizações da sociedade civil Desafios.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
Equipe Brasil: Universidade Federal de São Paulo
Rotulagem e Propaganda de Alimentos
Agenda Estratégica das Micro e Pequenas Empresas Propostas do Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Brasília – Agosto de 2010.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Continuidade dos FTs/GTs do movimento “A Santa Maria que Queremos”. Desafios Estratégicos (Plano de Ação) Articular Monitorar /Observar AtualizarDisseminar.
Alcoolismo: quem paga essa conta ?
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PLANO DE ERRADICAÇÃO DO SARAMPO CONTROLE DA RUBÉOLA / SRC
 .
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Redação - Prof.ª Sarah Araujo
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
CRIANDO ZONAS RESTAURATIVAS PARA UMA CONVIVÊNCIA SAUDAVEL E SEGURA Por Jean Schmitz Diretor Instituto Latino Americano de Práticas Restaurativas.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Comunicação Comunitária
DESAFIO 4: VALORIZAÇÃO SOCIAL DA APS E AÇÕES INTERSETORIAIS ARMANDO - COSEMS CAROLINE - COSEMS RS CELIA BORTOLETO - COSEMS DANIELA BORBA – SES RO ELISABETH.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Educação Uma Política para a Juventude. Algumas Premissas.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Captação de Recursos Para Projetos Sociais Profa. Dra. Miryam Schuckar Abril de 2005 Universidade do Sagrado Coração/Bauru.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Por uma Política Efetiva sobre o Álcool Bebidas alcoólicas não deveriam ser consideradas como um bem de consumo qualquer, mas sim como algo que causa problemas econômicos, sociais e de saúde para o bebedor e para a sociedade como um todo

Principais Metas 1. Afetar o mercado do álcool 2. O nível e os padrões de consumo 3. A ocorrência de problemas álcool-relacionados

Idealmente o processo de formação das políticas deveria se inscrever num círculo que começasse pela obtenção de dados, a implementação de estratégias baseadas em evidências e avaliação sistemática.

Medidas Propostas que Não Afetam o Mercado da Bebida e que Contam com Apoios Relevantes idade mínima para o consumo campanhas de esclarecimento público programas escolares educacionais limites de concentração máxima de álcool para dirigir (diminuir para pessoas acima de 25 anos, zerar para os de 18 a 25)

Medidas Propostas que Afetam o Mercado das Bebidas Alcoólicas aumento da taxação (inclusive de forma diferenciada para fermentados e destilados) diminuição da acessibilidade ( licenças para pontos de venda, horários de venda, etc.) proibição de publicidade e patrocínios de eventos esportivos e artísticos- culturais

Principais Protagonistas na Arena Interesses Comerciais Mídia Comunidade Científica Interesse Público de Grupos e ONGs Opinião Pública Governos Coalizações

Contribuição Pessoal: nossos desafios Reconhecer que os determinantes na arena são, como sempre, estritamente econômicos Geração de dados econômicos, por ex., atualizando a contribuição de Bertolote. Articulação com interesses econômicos contrariados, por ex., seguradoras de saúde, de automóveis, etc. Elaboração de uma agenda mínima, sem grandes conflitos