Portal Único de Comércio Exterior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A TARGET.IT surgiu da iniciativa de profissionais da área com a finalidade de prover soluções e softwares para WEB e integrações entre sistemas. Atuando.
Advertisements

Presidência da República Gabinete de Segurança Institucional Sistema Gestão SAEI Brasília, 11 de agosto de 2005.
BPMO Escritório de Processos
Nota Fiscal Eletrônica
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP – Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público GCEEI – Coordenação-Geral de Estudos.
PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Prof. Angello Reggio Neto
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
SISCOMEX EXPORTAÇÃO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Secretaria de Comércio Exterior Departamento de Operações de Comércio.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR SISCOMEX.
Siscomex Exportação web
Controle Administrativo no Comércio Exterior
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA ENCOMEX.
Procedimentos Aduaneiros na Importação
Gestão de Entidades Filantrópicas Navegação: Use os botões Page Up ou Page Down para voltar ou avançar os slides, ou utilize a barra de rolagem. Para visualizar.
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Siscomex Exportação e a NF-e
1 Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) 27/04/2010.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
24 de agosto de 2009 Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, São Paulo - SP Facilitação de Comércio e Perspectivas do Pós-Crise LYTHA SPÍNDOLA Secretária-Executiva.
Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID
Modernização da Administração Aduaneira Ações, Iniciativas e Projetos
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
Departamento de Operações de Comércio Exterior – DECEX
TRATAMENTO ADMINISTRATIVO DAS IMPORTAÇÕES “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
IMPORTAÇÃO DE INSUMOS LABORATORIAIS Erick Lins Área de Resíduos e Contaminantes em Alimentos Coordenação Geral de Apoio Laboratorial 10/06/2009.
Visão Geral do SISCOMEX
Seminário Aduaneiro Internacional
Projeto Melhorias de Adquirência Portfólio de Projetos 2012/13
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
Processo Eletrônico e-TCERS
Fundamentos do Comércio Exterior
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Pagamento do Imposto
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
ENTIDADES INTERVENIENTES
Processo eletrônico no TCU
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SISCOMEX Profª. Selma Maria da Silva.
_________________________
33º SEMINÁRIO DE OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR Palestra: A SUFRAMA NO PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR Claudenir Lima da Silva Coordenador do Grupo Técnico.
SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX
4 – SIST INFO COMEX.
Controle administrativo no comércio exterior
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
Frederico Pace Drumond
Facilitação de Comércio Exterior
Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos
Departamento de Operações de Comércio Exterior – DECEX 22º Seminário de Operações de Comércio Exterior Brasília-DF, 25 de março de 2014.
Siscomex Importação Web
GESTÃO DE CONTATOS CONTROLE E ENVIO DE MALADIRETA E MAILING ELETRONICO S OLUÇÃO PARA.
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
Apresentação: Eduardo Jesus Coppola Gerenciamento eletrônico de PALESTRAS Kickoff do Projeto.
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
LICENCIAMENTO DE IMPORTAÇÃO
Carlos Biavaschi Degrazia Brasília, DF, 10 de novembro de 2015 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Secretaria de Comércio.
Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia – Uma revolução nas regras de negócios Professora: Larissa Torres.
Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório de Gestão
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Brasília, setembro de 2007.
Sistema de Prestação de Contas
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Secretaria da Fazenda Projeto NF-e. Secretaria da Fazenda ENCAT (NF-e) Modelo Atual Projeto NF-e.
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no Acordo.
1 SISNEP Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisas envolvendo Seres Humanos SISNEP.
INTCEX IMPORTAÇÃO. REGISTRO DE IMPORTADOR As operações de importação somente poderão ser efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas que estiverem inscritas.
Portal Único de Comércio Exterior
Portal Único de Comércio Exterior
Portal Único de Comércio Exterior
Transcrição da apresentação:

Portal Único de Comércio Exterior: novas ferramentas disponibilizadas aos operadores

Portal Único de Comércio Exterior Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no Acordo de Facilitação do Comércio (Bali, 2013); Objetiva alcançar maior transparência e eficiência na atuação dos órgãos governamentais e conferir previsibilidade para os operadores; Entregas graduais e progressivas previstas até 2017.

Pilares do Portal Único de Comércio Exterior

Integração dos intervenientes Cooperação entre governo e setor privado para o planejamento e o desenvolvimento do Portal Único; Coordenação SECEX e RFB, com supervisão da Casa Civil; Interface única do governo com os operadores de comércio exterior e integração dos sistemas informatizados; Uso de arquitetura orientada a serviços (SOA): camada de prestação de serviços.

Pilares do Portal Único de Comércio Exterior

Redesenho de processos Harmonização de dados: interoperabilidade com sistemas de comércio exterior de outros países; Business Process Modeling (BPM): mapas AS IS x TO BE;

Pilares do Portal Único de Comércio Exterior

Tecnologia da informação Os módulos do Portal Único possuem soluções comuns para: Armazenamento de dados; Controles de acesso; Interface gráfica.

Diretrizes gerais Eliminação de redundância na prestação de informações; Apresentação de documentos exigidos pelos órgãos anuentes com o uso de uma ferramenta de anexação eletrônica; Possibilidade de anuências por período, lote ou operação;

Diretrizes gerais Sempre que possível, paralelismo entre os controles governamentais (administrativo e aduaneiro) incidentes sobre uma operação; Aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão de risco; Coordenação de inspeções físicas sobre as cargas entre os órgãos anuentes e o órgão responsável pelo controle aduaneiro (RFB).

Início da mudança Portal SISCOMEX; Visão Integrada de Comércio Exterior; Simuladores de Tratamento Administrativo das Importações e Exportações; Anexação Eletrônica de Documentos;

Portal SISCOMEX Página eletrônica www.siscomex.gov.br ativada em abril/2014; Permite acessar, em um único lugar: Todos os sistemas de comércio exterior; Todas as legislações que dão suporte aos controles exercidos pelos órgãos governamentais; Notícias SISCOMEX Importação/Exportação.

Visão Integrada Sistema lançado em abril/2014; Permite que o importador/exportador ou seu representante legal tenha uma visão conjunta de seus processos registrados no SISCOMEX (LI, DI, RE e DE) com a respectiva situação de cada um perante os órgãos governamentais; Extração de relatórios gerenciais.

Visão Integrada

Simuladores do Tratamento Administrativo das Importações e Exportações Acesso sem a necessidade de cadastro prévio; Integração com às regras aplicáveis aos outros módulos do SISCOMEX: fidelidade e atualização instantânea das informações prestadas; Transparência; Assistentes de preenchimento.

Simuladores do Tratamento Administrativo das Importações e Exportações

Simuladores do Tratamento Administrativo das Importações e Exportações

Anexação Eletrônica de Documentos Entrega, pela Internet, de documentos eletrônicos ou digitalizados vinculados a operações de comércio exterior O acesso ao Anexação de Documentos está na barra de menu do Visão Integrada, são permitidas a anexação nas seguintes extensões: TXT, RTF, DOC, DOCx, ODT, CSV, XLS, XLSx, ODS, PDF, PPT, PPTx, ODP, XML, BMP, PNG e JPG e tamanho máximo de 10MB. São permitidas anexação de arquivos de até 15MB, nos formatos:

Anexação Eletrônica de Documentos O Dossiê é uma pasta eletrônica que conterá os arquivos digitais e será vinculada a uma ou mais operações de comércio exterior. Dossiê de Importação – Vinculado a operações de importação Dossiê de Exportação – Vinculado a operações de exportação Dossiê de Drawback – Vinculado a operações de Drawback - Dossiê: Pasta eletrônica a ser criada pelo usuário que conterá os arquivos digitalizados e será vinculada a uma operação de comércio exterior. - Dossiê de Importação: Pode ser criado por responsáveis legais e representantes legais que possuem habilitação para atuar na importação e podem ser vinculados apenas a processos de importação. - Dossiê de Exportação: Pode ser criado por responsáveis legais e representantes legais que possuem habilitação para atuar exportação e podem ser vinculados apenas a processos de exportação. - Dossiê de Drawback: Pode ser criado por responsáveis legais e representantes legais que possuem habilitação para atuar exportação e apenas podem ser vinculados a Atos Concessórios.

Anexação Eletrônica de Documentos Compartilhamento dos documentos com todos os órgãos de governo interessados Ao anexar algum arquivo no sistema, o usuário poderá definir para quais órgãos governamentais o documento estará disponível para visualização. O usuário será direcionado para Anexar documentos no dossiê criado. Nessa tela são apresentadas as seguintes informações: Número do Dossiê, Tipo de Documento, Palavra-chave, órgãos que podem ter acesso ao documento, inclusão do documento e inclusão do arquivo.

Anexação Eletrônica de Documentos SECEX e RFB já iniciaram o uso da ferramenta em dezembro/2014: SECEX: documentos vinculados a processos de importação, exportação e Drawback; RFB: documentos vinculados ao despacho de importação. Adesão dos órgãos anuentes ao longo de 2015 – ANVISA já opera com piloto; EXPORTAÇÃO   I – REGISTRO DE EXPORTAÇÃO Tipos de documentos: 1 – Alteração de RE averbado fatura comercial conhecimento de embarque comissão de agente 2 – Outros --------------------------------------------- II – DRAWBACK SUSPENSÃO Tags apenas do drawback para todo tipo de documento: NCM preponderante de exportação: campo livre Vencimento: será uma data Módulo: baixa ou concessão 1 - Comprovação de preço: cotações de bolsas internacionais de mercadorias; publicações especializadas; listas de preços de fabricantes; contratos de bens de capital fabricados sob encomenda; faturas pro-forma. 2 – Operações vinculadas ao AC:                 Declaração de Importação; Nota Fiscal de venda no mercado interno, contendo o correspondente Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP): 3 – Processo produtivo: Laudo técnico 4 – Incidentes: certidão expedida pelo corpo de bombeiros local ou pela autoridade competente; e cópia autenticada do relatório expedido pela companhia seguradora. boletim de ocorrência expedido pelo órgão de segurança local; e 5 – Requisições: Prorrogação de AC Recurso administrativo 6 – Outros IMPORTAÇÃO Projeto Anexação – Etapa inicial de implementação Tipos de documentos anexáveis a processos de importação com anuência Decex Anuência da CGIM Ofício ao DECEX, Cotação internacional; Publicação especializada; Lista de preços; Contrato de bem sob encomenda; Estatística oficial; Outros.

Próximas entregas do Portal Único Cadastro de intervenientes – 2015/2016 Novo processo de habilitação para operar no comércio exterior - 2015; Novo fluxo de exportação - 2016; Novo fluxo de importação - 2017 EXPORTAÇÃO   I – REGISTRO DE EXPORTAÇÃO Tipos de documentos: 1 – Alteração de RE averbado fatura comercial conhecimento de embarque comissão de agente 2 – Outros --------------------------------------------- II – DRAWBACK SUSPENSÃO Tags apenas do drawback para todo tipo de documento: NCM preponderante de exportação: campo livre Vencimento: será uma data Módulo: baixa ou concessão 1 - Comprovação de preço: cotações de bolsas internacionais de mercadorias; publicações especializadas; listas de preços de fabricantes; contratos de bens de capital fabricados sob encomenda; faturas pro-forma. 2 – Operações vinculadas ao AC:                 Declaração de Importação; Nota Fiscal de venda no mercado interno, contendo o correspondente Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP): 3 – Processo produtivo: Laudo técnico 4 – Incidentes: certidão expedida pelo corpo de bombeiros local ou pela autoridade competente; e cópia autenticada do relatório expedido pela companhia seguradora. boletim de ocorrência expedido pelo órgão de segurança local; e 5 – Requisições: Prorrogação de AC Recurso administrativo 6 – Outros IMPORTAÇÃO Projeto Anexação – Etapa inicial de implementação Tipos de documentos anexáveis a processos de importação com anuência Decex Anuência da CGIM Ofício ao DECEX, Cotação internacional; Publicação especializada; Lista de preços; Contrato de bem sob encomenda; Estatística oficial; Outros.

OBRIGADO