Os PCN e o Ensino Médio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Laboratório de Ensino de Química 1
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Edital de Credenciamento de Instituições Públicas de Educação Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Sistema Seriado de Avaliação SSA
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Cooperação entre Instituições de Ensino para a Inclusão de Deficientes
Pacto do Ensino Médio e o REM
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
INEP INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Japão, novembro de Sheyla Carvalho Lira Leonardo Kazuo dos Santos.
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
O NOVO ENEM: UM EXAME DIFERENTE. O Enem é um exame: individual; de caráter voluntário; é obrigatório, no caso de pleitear uma vaga em instituição que.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
SOBRE O ENEM 1.
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2014/2015
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Simulado online do MEC preparatório para o ENEM. 1º Simulado Online Nacional Dia 30 de abril e 1º de maio 80 questões (60 históricas e 20 inéditas) Baseado.
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Documentos e Propostas legais
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Base Nacional Comum Curricular: como fica a educação brasileira?
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Os PCN e o Ensino Médio

PCNEM “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio” PREMISSAS UNESCO Aprender a conhecer A educação deve ser geral e ampla, permitindo posterior aprofundamento de áreas específicas do conhecimento. Possibilitando ainda a compreender a complexidade do mundo em que vivemos, podendo assim o educando desenvolver possibilidades pessoais e profissionais que lhe garantam uma vida digna.

PCNEM “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio” PREMISSAS UNESCO Aprender a fazer Estimular o surgimento de novas aptidões no aluno para que eles sejam capazes de desenvolverem suas habilidades permitindo o enfrentamento de situações adversas. Priorizar a prática como uma aplicação da teoria.

PCNEM “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio” PREMISSAS UNESCO Aprender a ser Visa o desenvolvimento pessoal em sua totalidade, fomentando o senso crítico e a capacidade de análise e decisão no educando. PARA TANTO PRECISAMOS DE UM CURRÍCULO EM AÇÃO!

As vigentes Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 3/98, fundamentada no Parecer CNE/CEB nº 15/98), destacam em especial a interdisciplinaridade, assumindo o princípio de que “todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos”, e que “o ensino deve ir além da descrição e constituir nos estudantes a capacidade de analisar, explicar, prever e intervir, objetivos que são mais facilmente alcançáveis se as disciplinas, integradas em áreas de conhecimento, puderem contribuir, cada uma com sua especificidade, para o estudo comum de problemas concretos, ou para o desenvolvimento de projetos de investigação e/ou de ação”. Enfatizam que o currículo deve ter tratamento metodológico que evidencie a interdisciplinaridade e a contextualização.

1ª versão PCN – deliberada pela DCN Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Informática, Artes e Educação Física. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Física, Química, Biologia e Matemática. Ciências Humanas e suas Tecnologias: Filosofia, História, Geografia e Sociologia.

2º versão PCN pela DCN 2013 ENSINO MÉDIO RESOLUÇÃO Nº 02 – 30/01/212

ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO AVALIAÇÃO ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO Ocorre todo ano; Avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica; Utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Democratiza as oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior; SAEB – SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ocorre a cada dois anos; Avalia a Educação Básica brasileira; Oferecer subsídios para a formulação, reformulação de políticas; Oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala MATRIZ SAEB MATRIZ ENEM MATRIZ OC ESTADUAL