Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro com professores
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Inclusão Pedagógica e Tecnológica
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Introdução Educação, trabalho e cidadania Formação do trabalhador
I Seminário ABED de Educação a Distância
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
GESTÃO ESCOLAR HOJE: a cultura tecnológica no espaço escolar Profª. Fabíola da Conceição Lima UemaNet Setembro/2008.
Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Carolline Botelho Beatriz Nunes
  Ana Carolina Castelli da Silva
TC F3A O ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO DISCIPLINA REGULAR DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
Fundação Roberto Marinho
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Conceitos de Educação a Distância
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
MARIA APARECIDA TRARBACH
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURRICULO +.
Gestão da Tecnologia da Informação
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Cadastro Nacional de tutores, conteudistas e instrutores internos
Portfólios da Prática Pedagógica
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000 Formação contínua de professores à distância.
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
PROGESTÃO.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Pedagogia Específica. A educação online exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico... Esse tipo de comunidade comtempla três Critérios.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Concepção e gestão de projetos e processos educativos a distância – Abordagens pedagógicas O paradoxo da Educação a Distância Carlos Otávio Fiúza Moreira.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Formação continuada ANO 2015
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL 4o Seminário Nacional ABED de Educação a Distância “Apoio ao Aluno para Sucesso da Aprendizagem” Mesa Redonda: Processos de aprendizagem a distância: concepção, suportes pedagógicos e tecnológicos Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL Profª Jucimara Roesler - UNISUL Prof Anderson Luiz Barbosa – NEAD – UNISAL Brasília – abril 2006

Concepção Premissas Características e especificidades Implicações Pedagógicas Gestão da aprendizagem e do ensino a distância Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia

Premissas Aprendizagem a distância Autônoma Independente Pessoal Não linear Em rede Imagens mentais Diálogos externos e internos Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia

Características e especificidades Autônoma: o participante constrói o processo de aprendizagem Independente: os recursos pedagógicos e tecnológicos orientam a aprendizagem, mas o processo de tomada de decisão é do participantes Pessoal: cada participante define o caminho que quer percorrer e constrói o próprio processo da aprendizagem Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia

Características e especificidades continuação Não linear: os suportes e recursos tecnológicos possibilitam uma visão mais sistêmica do conhecimento e uma construção não linear do processo de aprendizagem Em rede: os suportes e recursos tecnológicos permitem a troca de informações e a construção do conhecimento em rede Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia

Características e especificidades continuação Imagens mentais: se a aprendizagem se processa a partir de imagens mentais, nos processos a distância e com os recursos tecnológicos o participante têm ricos estímulos digitais Diálogos internos e externos: o participante realiza o diálogo interno e externo com mediação tecnológica e com possibilidade de registros Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia

Implicações Pedagógicas Definição do projeto da atividade que será realizada na modalidade a distância: Revisão dos objetivos Nova concepção para definição dos conteúdos Nova visão para escolha dos recursos metodológicos aliados aos recursos tecnológicos Uso efetivo dos recursos comunicacionais Nova concepção de avaliação: processo e conceito de auto avaliação Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia

Implicações Pedagógicas Construção de novos saberes teóricos vinculados à didática e á prática da modalidade a distância Construção de novos saberes teóricos relacionados á aprendizagem do participantes como adulto e em situação virtual Formação de professores Formação de alunos Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia

Gestão do Ensino e da Aprendizagem Definição efetiva de dois processos diferentes: o processo da aprendizagem realizada exclusivamente pelo aluno o processo do ensino construído previamente pelo professor Identificação de papéis Conhecimento dos processos Conhecimento dos recursos disponíveis para a gestão efetiva do ensino Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia

Muito Obrigada! www.nead.unisal.br ritamaria@st.unisal.br Contato NEAD - Núcleo de Educação a Distância www.nead.unisal.br UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo www.unisal.br Profa Rita Maria Lino Tarcia ritamaria@st.unisal.br Abril 2006 Rita Maria Lino Tarcia