História do Teatro III INSTITUTO DE ARTES E DESIGN

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
O romantismo I – Contexto Histórico.
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2010/01
Profª: Marina de Oliveira
CURSO DE TEATRO - LICENCIATURA Beckett e o Teatro do Absurdo
Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
TEATRO OFICINA: Alteração das representações do teatro paulista das décadas de 60 e 70 do século XX Aluno: João Eduardo de S. Oliveira Orientador Prof.ª
ARTES CÊNICAS.
Teatro no Brasil.
Elaborado por Prof. Marcelo Rocha Contin
TEATRO DRAMÁTICO.
TEATRO ÉPICO TEATRO ÉPICO.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Cantos Missa 9hs dia 10/05/09.
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Cândido Portinari.
O TEATRO
TEXTO TEATRAL Profª Natália Tiezzi.
Professsora: Aíla Rodrigues
A origem do teatro.
O TEXTO DRAMÁTICO.
EDER.
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
Origem do Teatro Português
SÍMBOLO CULTURAL DO SÉCULO XX SÍMBOLO CULTURAL DO SÉCULO XX MARLENE DIETRICH MARLENE DIETRICH.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ARTES CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Professores: Marina de Oliveira Mauro Nicola Póvoas Semestre: 2011/1 Apontamentos.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Lições para bem viver Autor: GURDJIEFF Música: The sound of silence
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
LÁZARO QUE SÓ RECEBEU MALES, DURANTE A VIDA, AGORA ENCONTRA AQUI CONSOLO.
Eu sou poeta.
Breve História do Teatro
JOÃO é seu nome.
ABORTAMENTO.
História do Teatro III Meyerhold e a biomecânica
Teatro no Brasil.
Comédia Dell’Arte.
Peter Brook.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA.
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Universidade Federal de Pelotas IAD Departamento de Música e Artes Cênicas Teatro - Licenciatura História do Teatro I PLAUTO Dionata - Luana - Lumilan.
Jogo teatral, jogo dramático e drama como método de ensino
Machado de Assis Professora Sarah Medeiros..
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: História.
 .
Michael Chekhov. Michael Chekhov Discípulo de Stanislavski; - Sobrinho de Anton Tchekhov; - Ator, diretor e teórico teatral; - Em sua vida.
TEATRO SIMBOLISTA.
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
BUDISMO.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
Cinema Europeu e Cinema Americano no início do séc. XX Quais as diferenças? Qual influência da 1ª Guerra Mundial?
Naturalismo no teatro Baseia-se na filosofia de que só as leis da natureza são válidas para explicar o mundo e de que o homem está sujeito a um inevitável.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
William Shakespeare.
TEATRO SURREALISTA Cena do filme: Um Cão Andaluz (1928), de Luis Buñuel.
Transcrição da apresentação:

História do Teatro III INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO - LICENCIATURA História do Teatro III Profa. Marina de Oliveira 1° semestre/2010

Os dramaturgos escandinavos: Ibsen e Strindberg

Henrik Ibsen (1828-1906) Nascido na Noruega; filho de comerciante rico que entra em falência quando o dramaturgo tem 7 anos. “Ibsen era um burguês falido, cheio de ressentimentos contra a classe a que pertencera” (CARPEAUX, p. 31). Para Carpeaux, Ibsen configurou-se como o principal dramaturgo do século XIX; sua influência na Europa foi imensa. - Escreveu alguns dramas românticos e, a seguir, dramas modernos, entre os quais Casa de bonecas, Espectros, Um inimigo do povo, O pato selvagem, Rosmersholm, A dama do mar, Hedda Gabler e Quando despertarmos de entre os mortos.

Casa de bonecas (1879) A ideia da peça surgiu de uma notícia de jornal, em que se contava da falsificação de uma letra de câmbio por uma mulher que o marido tratava como boneca, deixando-a na ignorância completa da vida. Censurada por sua perspectiva revolucionária, Casa de bonecas apresenta uma protagonista, Nora, que abandona o marido e os filhos para conquistar a liberdade pessoal.

Montagem russa de Casa de bonecas (Vera Komissarzhevskaya como Nora)

Liv Ullmman como Nora

Tônia Carrero com o ator Rubens de Falco na peça Casa de Bonecas, com direção do filho Cecil Thiré (1971)

Um inimigo do povo (1882) Numa pequena cidade da costa medieval da Noruega, o médico de uma estação termal, Thomas Stockmann, descobre que na fonte de águas minerais, das quais depende o progresso do município, se encontram esgotos venenosos.

O pato selvagem (1884) Hjalmar Ekdal, um poeta frustrado, vive, sem confessar a si próprio, do dinheiro do antigo amante de sua mulher e pai de sua filha. Para Carpeaux “o vencedor da peça é a mentira vital, sem a qual os homens não podem viver”.

August Strindberg (1849-1912) Dramaturgo, romancista e pintor sueco; Suas peças vinculam-se ao naturalismo e ao expressionismo; Escreveu O Pai (1887) e Senhorita Júlia (1888), entre outras peças.

Senhorita Júlia (1888) A ação ocorre em uma noite de festejos. Enquanto a criada Cristina termina seus afazeres, seu noivo João, empregado das terras, vai buscá-la para a festa, mas antes encontra a patroa Júlia, com quem trava um diálogo. Júlia, filha de família abastada, sente-se terrivelmente atraída pelo subalterno. Animados pelo vinho, eles dançam, relembram suas infâncias tão diversas socialmente e falam de seus sonhos íntimos. O criado pobre quer se tornar rico abrindo um hotel, enquanto a condessa deseja manter sua honra, apesar do desejo que sente por seu interlocutor.

Montagem de 1906 de A senhorita Júlia

                                       Miss Julie, Peter Hall Company

O dramaturgo precursor da estética absurda

Alfred Jarry (1873-1907) Dramaturgo, escritor e poeta francês; Autor de Ubu rei (1896) peça considerada precursora do absurdo, que estreia com direção de Lugné-Poe; Jarry tem uma concepção mais radical do que a da estética simbolista, na medida em que propõe uma ruptura com a tradição figurativa. (ex. em Ubu rei, o braço estendido de um soldado transforma-se numa porta e a mão, numa fechadura).

Ubu rei O Pai Ubu, burguês sovina e visionário, se declara ex-rei de Aragon e sonha com o trono da Polônia. Sua mulher, Mãe Ubu, que mantém a ordem da casa com pequenos furtos conjugais, estimula a ambição do marido e o ajuda no aliciamento de mercenários. Após o golpe, Ubu se torna rei da Polônia, ditador e sanguinário. Ubu é considerado o primeiro anti-herói da história do teatro, totalmente mau em todos os sentidos, grotesco e violento. É irônico, cínico, divertido em sua covardia e, acima de tudo, ridículo.

UBU REI - Dir. Dilmar Messias - 1988

Os encenadores: Brahm e Reinhardt

Otto Brahm (1856-1912) Diretor e crítico teatral alemão, vinculado ao naturalismo; Admirava os Meininger; Influenciou Stanislavski, por ser adepto do naturalismo psicológico e do ilusionismo cênico; Foi dirigente do Deutsches Theater, teatro de Berlim (1894). Ligado ao projeto “Palco livre” (1889); Dirigiu o Lessing-Theater (1904); Montou com maestria textos de Ibsen e Hauptmann; Max Reinhardt atuou sob sua direção.

Max Reinhardt (1873-1943) Grande encenador austríaco, conhecido como o “mago da cena”, por suas grandes encenações; Um dos grandes expoentes do impressionismo e do simbolismo, traduzindo em termos cênicos muito do ideário de Appia e Craig; - Ator de Brahm, separou-se do grupo por estar insatisfeito com as limitações naturalistas; a seguir, abandonou a atuação para tornar-se um célebre diretor.

Também foi diretor do Deutsches Theater, em Berlim. - Começou dirigindo pequenos espetáculos de cabaré, construiu e adaptou teatros, manipulando espaços íntimos e gigantescos. Inovou com o palco giratório (1896), além de encenar peças ao ar livre. Também foi diretor do Deutsches Theater, em Berlim. Por ser de origem judaica, fugiu do nazismo em 1937, indo morar nos EUA, onde também dirigiu alguns filmes. Montou peças de Shakespeare, Esquilo, Aristófanes, Molière, Goldoni, Goethe, Schiller, Strindberg, Tchekhov, ....

Imagens de algumas montagens de Reinhardt

Sonho de uma noite de verão

                             "A Midsummer Night's dream", directed by Max Reinhardt at the Deutsches Theater Berlin, 1905. Photo: Sammlung Dr. Böhm

Hamlet

Croqui de Édipo rei

Édipo rei

Fausto

O milagre

Everyman

Everyman

Direção de Reinhardt de um texto de Moliere

Fontes CARPEAUX, Otto Maria. Ensaio sobre Henrik Ibsen. In: IBSEN, Henrik. Seis dramas. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. ROSENFELD, Anatol. Teatro alemão: história e estudos. São Paulo: Brasiliense, 1968. Imagens das encenações de Reinhardt disponíveis em http://library.binghamton.edu/specialcollections/findingaids/reinhardt.pdf