PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comercialização de Produtos Agroindustriais
Advertisements

ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq
GEOGRAFIA.
EXPLORAÇÃO FLORESTAL.
SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA – AVES E SUÍNOS
Fundamentos de Economia
Calagem, Adubação e Nutrição da Cultura da Goiabeira William Natale Professor Adjunto Departamento de Solos e Adubos UNIVERSIDADE.
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
Análise de Viabilidade Econômica da Produção de Frutas Secas
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
Planejamento e Controle de Custos na Citricultura
REGIÃO SUDESTE.
Mandioca.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA
DA HORTIFRUTICULTURA NO PARANÁ
Organização política o segmento agropecuário
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Apoio Tecnológico a Agricultores Irrigantes da Região do Circuito das Frutas ORIENTAÇÃO TECNOLÓGICAREALIZAÇÃO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL BENEDITO STORANI.
Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura
Produção Vegetal II: o que aprenderemos nesta disciplina?
Heitor Oliveira de Souza Diretor Administrativo
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
Irrigação Prof. Luciane Costa de Oliveira
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
David McGrath (UFPA) (coordenador) Tereza Ximenes (UFPA)
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
FNO Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
Seminário Avançado - Eletiva A
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
XXVII SEMINÁRIO NACIONAL DE CEBOLA XVIII SEMINÁRIO DE CEBOLA DO MERCOSUL PRODUÇÃO E ESTIMATIVA DE OFERTA DE CEBOLA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
PERSPECTIVAS ATUAIS PARA O CULTIVO, BENEFICIAMENTO, INDUSTRIALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS COM A MAMONA NO ESTADO DA BAHIA SALVADOR, 24 DE MARÇO.
Curso: Engenharia de Produção
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Agricultura portuguesa
CHAMADA MDA/MCT/CNPq/BNB JUNHO/2008
Agronegócio.
Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos Introdução ao Estudo Resultado e Análise das Dimensões Conclusões.
Classificação Climática
CLASSIFICAÇÃO DO POMAR
A região sul do Brasil Aluna: Ana Clara Leonel Pajuaba
Planejamento de Hortas
O lugar pode ser definido, de modo geral, o espaço de nossa vivencia no qual suprimos nossas necessidades básicas e realizamos tarefas do dia a dia, como.
Solo: elemento esquecido
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Cultura Cafeeira e economia brasileira
Fundamentos em Agronomia
Os principais climas e formações vegetais
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
IRRIGAÇÃO.
Desafios da Logística Brasileira
Universidade de Brasília – Campus de Planaltina MANUTENÇÃO COMO ETAPA BÁSICA DOS SERVIÇOS DE AGROURBANIA.
O estudo foi feito com dados de um Projeto com um plantio de 200 mil arvores. Os valores foram corrigidos da data de implantação ate a data de hoje.
Gestão da empresa rural Prof.ª Hélida Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Apodi Apodi-RN 2014.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Agência de Fomento de Alagoas S.A - Desenvolve É uma empresa de economia mista, que tem o Estado como sócio majoritário, é vinculada a Secretaria de Estado.
Tecnologia de Produção de Biomassa Energética
Mecanismos para Convivência com o Semiárido Banco do Nordeste do Brasil Etene Novembro 2012.
IEA - USP 9 de novembro de 2006 Roberto Rodrigues AGROENERGIA: Cana e Alimentos.
AGRONEGÓCIO DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS Silvia van Rooijen.
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
EUA 8º Ano.
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA
PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA
Transcrição da apresentação:

PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA IFSC – CAMPUS LAGES CURSO: TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO UNIDADE CURRICULAR: AGRICULTURA II PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA 2° SEMESTRE 2013 PROFESSOR: Roberto A. Komatsu

Principais problemas da fruticultura José Carlos Fachinello & Jair Costa Nachtigal              A fruticultura é uma atividade com características bastante regionalizadas, o que faz com que, em cada região onde ocorre predominância pelo cultivo de uma ou outra espécie, surjam problemas diferentes dos de outras regiões. Existem, no entanto, problemas principais que são geralmente comuns a todas as espécies e regiões, como, por exemplo:             a) Produção de mudas de qualidade, principalmente no que se refere à falta de controle do material utilizado e fiscalização dos produtores, comerciantes, transportadores, entre outros; Viveirista preocupado com qualidade de muda http://eeskm47.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html

Principais problemas da fruticultura José Carlos Fachinello & Jair Costa Nachtigal            b) A comercialização é uma etapa muito pouco eficiente, ocorrendo muitas perdas das frutas antes de chegarem ao consumidor;        c) Falta de transporte, armazenamento, assistência técnica e linhas de crédito compatíveis;

Principais problemas da fruticultura José Carlos Fachinello & Jair Costa Nachtigal                          d) Falta de informação e organização dos produtores, principalmente dos pequenos produtores;             e) Baixa renda da população no Brasil, o que faz com que o consumo per capita de frutas seja muito baixo, no Brasil; No caso das frutas, em 2002, a média consumida em casa era de 24,49 quilos por pessoa e, em 2008, passou para 28,86 quilos. Há uma correlação positiva entre renda e consumo de fruta. As frutas são consideradas caras dentro do grupo dos alimentos, sendo menos consumidas pelas classes mais baixas. Muitas vezes, um quilo de fruta é comparado com outros produtos mais calóricos e que “sustentam mais”, como um quilo de frango, por exemplo.  Na classe baixa, além da menor ingestão de frutas nos lares, o consumo se concentra em apenas três: banana, laranja e maçã. Na classe média, destacam-se também esses três produtos, mas ganham representatividade ainda o mamão e a tangerina, cujo consumo é muito pequeno na classe baixa.  Fonte: Cepea/Esalq

Principais problemas da fruticultura José Carlos Fachinello & Jair Costa Nachtigal                          f) Plantio muitas vezes em regiões marginais (Figura 1); Figura 1 – Macieira com brotação irregular devido à falta de frio no período de dormência. Foto: José Carlos Fachinello

Principais problemas da fruticultura José Carlos Fachinello & Jair Costa Nachtigal                                     g) Falta de culturas adaptadas às condições locais;

Principais problemas da fruticultura José Carlos Fachinello & Jair Costa Nachtigal                          h) Manejo inadequado do solo e da planta;                   i) Elevados custos de implantação e produção; O pomar requer grandes investimentos no momento da implantação. Os custos envolvem o valor da terra e seu preparo, mudas, insumos, equipamentos, infra-estrutura e mão-de-obra, entre outras, fazendo com que esta atividade tenha um alto investimento inicial.  Deve-se considerar o período de carência da espécie, a vida útil, o mercado e a produtividade do pomar. Com isso é possível realizar uma análise apurada da viabilidade técnica e econômica. Deve-se levar em conta todos os aspectos de ordem técnica e financeira para que o produtor tenha garantia no empreendimento, melhorias na sua condição sócio-econômica e um aproveitamento racional no uso da terra.

Tabela 5 – Custos de implantação e produção de um hectare de  algumas fruteiras. Fonte: INSTITUTO FNP (2007).   Normalmente, as plantas frutíferas só iniciam a produção a partir do segundo ano e alcançam ótimos rendimentos a partir do sexto e sétimo ano de produção.      Os custos de implantação e produção também podem variar de região para região e com a tecnologia utilizada.

Principais problemas da fruticultura José Carlos Fachinello & Jair Costa Nachtigal                          j) Condições climáticas desfavoráveis em muitas regiões produtoras. Região Norte do Paraná A precipitação média anual situa-se ao redor de 1.600 mm, sendo inferior a 100 mm/mês no período entre os meses de junho a setembro e superior a 150 mm/mês no período entre os meses de outubro a fevereiro. Bebedouro, Petrolina-PE A precipitação pluviométrica média do período analisado (1987-2004) foi igual a 520 mm anuais