PERSONALIDADE.

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Transcrição da apresentação:

PERSONALIDADE

OS DEZ TRAÇOS DE PERSONALIDADE DE UM LÍDER

I - Entusiasmo Os líderes simplesmente adoram o que fazem: "Tome a iniciativa e faça o que deseja fazer. Não fique inerte imaginando o que o que acontecerá em seguida", diz David Johnson, da Campbel Soup. "Aproveite o melhor da vida".     

em 1984 a melhor maneira de lidar diretamente com os clientes, II - Inteligência e clareza Michael Dell, por exemplo, enxergou em 1984 a melhor maneira de lidar diretamente com os clientes, montando computadores conforme a necessidade de cada um. Por que todas as outras empresas do ramo não foram planejadas dessa maneira?  

III - Facilidade de comunicação Pessoas como Frank Raines, de Fannie Mae, um dos exemplos de líder, fazem qualquer leigo se sentir um especialista depois de ouvir uma de suas explicações.

IV - Alto nível de energia por semana. Há números ainda mais Eles trabalham, em média 65 Horas por semana. Há números ainda mais impressionantes. Al Zeiem, ex-presidente da Gilette, viajava 250 dias por ano realizando avaliações de desempenho. John Chambers, da Cisco, revisa relatórios sobre clientes 365 dias por ano.   

V - Ego sob controle Veja uma das filosofias de Bob Tillman, da Lowe`s Companies: "Quanto mais você ressaltar uma única pessoa, mais depreciará toda a equipe".

VI - Paz interior Todos são pouco estressados. A explicação? É mais fácil se concentrar e conseguir o que se deseja quando se está calmo. Dispersão demanda energia e mina a motivação

VII - Desafios durante a formação John Chambers e Charles Schwab tinham dislexia quando eram novos, o que dificultava qualquer tipo de aprendizagem. Superar essa dificuldade lhes deu confiança para alcançar metas ambiciosas

VIII - Vida familiar saudável Quarenta e três dos cinquenta líderes de uma pesquisa permaneceram casados com seu primeiro cônjuge. Mas será  que, por trabalharem tanto, acabavam evitando o desgaste nas relações? Citrim defende que a estabilidade em casa é que permite equilíbrio na vida profissional.

IX - Atitude positiva mais rápido aprendia". Um líder procura tirar o melhor de situações difíceis. Michael  Dell aprendeu muito com tentativa e erro. Ele se diz um autodidata na Estruturação de sua empresa: "Quanto mais erros cometia, mais rápido aprendia".

X - Foco Os grandes líderes focam os fatores que geram grandes resultados, mais do que os próprios resultados. A senha é fazer o que é certo de forma correta.   

ESTILOS BÁSICOS DE LIDERANÇA   Simplificadamente, existem três estilos básicos de liderança:

Liderança autocrática – Baseia-se na concepção tradicional de administração. O enfoque é apenas nas tarefas e no controle dos recursos humanos. O líder toma decisões sozinho, de modo imprevisível para o grupo, desconsiderando a opinião dos liderados. É ele quem determina a maneira como as tarefas serão realizadas.

O líder autocrático é centralizador, controlador e não considera os aspectos motivacionais intrínsecos dos liderados. Considera o trabalhador como essencialmente preguiçoso e que deve ser estimulado por incentivos externos (salário, premiações). Fomenta a competição entre os liderados.

Liderança liberal – Neste tipo de liderança, as pessoas têm mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante.

Porém, funciona bem apenas com equipes de alta performance. Também conhecida como laissez faire, este tipo de liderança pode indicar negligência e fraqueza do líder, que deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

Liderança participativa – Também conhecida como consultiva ou democrática, se aproxima do estilo de liderança mais atual. A liderança é voltada para as pessoas, que são valorizadas e participam do processo decisório.

O líder participativo compõe a equipe de trabalho, as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e assistido pelo líder. Com o debate, as tarefas ganham novas perspectivas. Os sucessos e insucessos são compartilhados por todos.

Como são formados os líderes de sucesso? Nascemos líderes ou podemos nos tornar um? A maioria das pessoas, em algum momento, acaba exercendo a liderança, porém o verdadeiro líder tem a liderança como parte de suas atitudes no cotidiano. Este estilo dá suporte aos seus propósitos. Em recente estudo que conduzimos, com mais de 300 presidentes e CEO's, fizemos a seguinte pergunta: "A liderança é uma característica que nasceu com você ou é algo que você desenvolveu ao longo da sua experiência?".

As opiniões ficaram divididas As opiniões ficaram divididas. 40% dos entrevistados disseram que tinham nascido com a habilidade de liderar e desenvolver pessoas, enquanto 60% responderam que a liderança foi adquirida ao longo de sua experiência. "A verdadeira liderança não é algo que possa ser aprendido. Somente pode ser aprimorado quando um indivíduo já tem a habilidade natural para isso. Líderes podem ser treinados para tornarem-se melhores, mas já nascem com a habilidade de liderar", diz Chris Williston, presidente da Independent Association Bankers of Texas.

Perfil de um líder: Portanto, quais são as características de personalidade de um líder? Por meio do teste de personalidade, descobrimos que grandes líderes são: adeptos de uma visão criativa que influenciam outras pessoas habilidosos para construir relações estratégicas que os ajudarão a alcançar suas metas mestres na resolução de problemas e superação de obstáculos arrojados, assumem riscos e tentam novas idéias e abordagens.

Na essência, esses líderes são extremamente perspicazes, assertivos, persuasivos, empáticos e resilientes. Tendo a necessidade de possuir as coisas por completo, são arrojados o suficiente para assumir riscos. São moderadamente sociáveis, demonstrando um nível adequado de ceticismo, sempre motivados por novas idéias. Este é um perfil muito forte. E precisa ser.

Chris Williston pontua: "Lideres são o coração da organização Chris Williston pontua: "Lideres são o coração da organização. Eles são fortes motivadores. Precisam ser incentivadores e não podem ter dias de desânimo. Existem muitas pessoas contando com eles". Com tantas pessoas contando com eles, líderes – mesmo com o seu talento e um forte perfil – precisam continuamente aprimorar suas habilidades, desenvolvendo seus próprios talentos e esforçando-se para serem melhores que nos anos anteriores.

“Gerenciando você mesmo”. Muitas vezes, a dificuldade de encontrar as pessoas certas começa antes mesmo do processo seletivo. Ou seja, inicia-se neste momento. Em regra, para ser um líder efetivo, você primeiro precisa saber gerenciar-se a si mesmo, para então poder fazê-lo com os outros.

Quando conduzimos os grupos e orientamos as discussões sobre o que realmente os motivava, conseguimos respostas muito distintas. Apesar de haver alguns pontos de resposta similares entre as pessoas, cada uma tem um estilo diferente e motivadores únicos. Sabemos que líderes são excelentes em certos aspectos, como criar situações e visualizar a sua concretização, porém não tão bons em outros, como trabalhar com tarefas que exigem detalhes ou mesmo paciência. Quando você olha para aquilo que realmente lhe motiva, pode achar os pontos insatisfatórios e modificá-los.

Explica, no entanto, que líderes normalmente evitam procurar diretamente por feedbacks, especialmente quando este é negativo. Além disso, os subordinados não sabem aproveitar esta chance para fazer uma crítica construtiva sobre seus chefes. De acordo com o contato que Goleman teve com líderes, eles não evitam feedbacks por se acharem infalíveis, mas por acreditarem não poder mudar. Porém, Goleman diz que há evidências de que líderes experientes também podem aprender.

Este processo de auto-avaliação é verdadeiramente o primeiro passo para se tornar um grande líder. Em seu mais novo livro, Primal Leadership, Daniel Goleman fala sobre um segundo passo: obter uma fotografia de como você realmente é, por meio de feedbacks constantes sobre sua performance e comportamento, tanto dos seus subordinados quanto dos seus colegas.

A seguir, algumas sugestões para melhorar suas habilidades de liderança: Busque ativamente por sugestões para melhorar sua performance, tanto de colegas quanto de subordinados, como parte de um processo contínuo de melhoria. Peça feedback sobre suas qualidades, para que esteja sempre consciente de quais são e para ter certeza de estar utilizando-se delas. Adote um orientador pessoal. Identifique potenciais líderes e treine-os para desenvolver suas habilidades de liderança. Enfatize e promova o desenvolvimento das qualidades das outras pessoas.

Lembre-se, Daniel Goleman diz em seu livro, "A maior razão de as pessoas pedirem demissão é a insatisfação com o seu chefe. Pessoas que têm chefes ruins, apresentam 4 vezes mais chance de deixar a companhia do que pessoas que gostam do líder para o qual trabalham."

Liderança é um trabalho em constante evolução Liderança é um trabalho em constante evolução. O que funcionou no ano passado, não necessariamente funcionará no próximo ano. Os verdadeiros líderes reconhecem isso e se adaptam. E ensinam seus funcionários a se adaptarem também. Todos fazemos, em nosso trabalho, tarefas que gostamos e outras das quais não gostamos. Entender as tendências e motivações naturais das pessoas pode ajudar a traçar planos, criar disciplina para você e para os outros no sentido de tratar as deficiências ou achar pessoas para preencher as lacunas. Quanto mais os líderes estão sintonizados consigo próprios e com a sua equipe, mais forte a organização é como um todo.

Pode-se definir que ser líder não é, simplesmente, ter seguidores ou ser chefe e orientar subordinados. Os verdadeiros líderes são exemplos de motivação, influenciam positivamente, direcionam e conquistam resultados por meio das pessoas que acreditam neles. Mas no futuro, com as mudanças do mercado, da sociedade, economia e cultura, qual será o perfil dos grandes líderes?

No Brasil e em grande parte do mundo, o CEO de amanhã é o estagiário de hoje. É o jovem que faz parte da geração Y, da geração da informação rápida e fácil e do mercado competitivo em que falta talento para tanta oportunidade. Diferente do perfil de liderança atual, caracterizada pela verticalização, comando e controle, nos próximos anos do século XXI o cenário tende a mudar.

CHIEF EXECUTIVE OFFICER “CEO” CHIEF EXECUTIVE OFFICER

As redes sociais já começaram a ligar pessoas que transmitem livremente grandes idéias, e a função do líder será, cada vez mais, facilitar a relação entre esses elementos. Haverá uma quebra de mitos e modelos e o surgimento de diferentes padrões de relacionamentos mais democráticos.

Entre as qualidades do líder do futuro, estão o autoconhecimento, a visão de futuro definida, a criatividade, o equilíbrio, a intregridade e a mais importante: o líder do futuro será um excelente coach. Isto significa uma ruptura na forma de liderar, que será através de perguntas, e não de respostas, enxergar o potencial dos seus seguidores e colocar-se em posição de igualdade com eles.

O termo coach vem do esporte, do treinador ou técnico de um determinado time que incentiva e instrui seus jogadores a vencer através do desenvolvimento de suas habilidades e seu poder de iniciativa. O líder-coach cria condições para que seu seguidor aperfeiçoe sua criatividade e atitude através do aprendizado contínuo, tudo isso antes de cobrar resultados.

Bill George, CEO da Medtronic de 1991 a 2001 e professor da Harvard Business School, afirmou em palestra ministrada no World Business Forum Leadership Speaks, que o modelo "mestre-aprendiz" não existe mais e que os profissionais de hoje possuem conhecimento tanto quanto seus chefes. Eles têm opções de carreira e mudam de emprego numa média de seis a oito vezes durante a vida, o que era considerado uma inconstância há algumas décadas. Atualmente é visto como enriquecedor para o currículo.

O professor, e também escritor, define o líder do século XXI em quatro pontos: alinhar, dar poder, servir e colaborar. "A tarefa mais difícil de um CEO é ter um alinhamento em relação à missão e aos valores. Todos precisam conhecer a missão e os valores de sua empresa para tomar as decisões corretas", afirma George. No segundo ponto, ele diz que o segredo da liderança do futuro é dar poder às pessoas e assim formar novos CEOs, diretores e presidentes para gerir uma organização com qualidade. Quanto a servir, Bill George diz que a ideia é reconhecer que seu dever é servir o cliente através de seus colaboradores. Por fim, a colaboração no sentido de unir todos os funcionários no intuito de que eles solucionem os problemas dos clientes.

Enfim, os líderes do futuro já estão no mercado e já é possível reconhecê-los. Eles têm autoconfiança e paixão pelo que fazem sem medo de serem superados.