Variáveis Quantitativas Contínuas

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Transcrição da apresentação:

Variáveis Quantitativas Contínuas ESTATÍSTICA Variáveis Quantitativas Contínuas Janeiro 2010

Exemplo: As alturas, em metros, dos jogadores de uma equipa de basquetebol, são as seguintes: 1,80 1,93 1,85 1,98 2,02 2,05 1,94 2,10 1,87 1,79 2,00 1,81 1,83 1,91 1,97 1,88 1,95 2,08 Como organizar os dados numa tabela? 1º Agrupar os dados em classes Como definir as classes? O menor valor é 1,79 e o maior é 2,10 amplitude da amostra = 2,10 – 1,79 = 0,31

Quantas classes devemos considerar? O número de classes, k, a considerar numa amostra de dimensão n é o menor número inteiro tal que , Neste exemplo, n=18 (dimensão da amostra) então, o número de classes a considerar é 5. Amplitude de cada classe? amplitude de cada classe =

Neste exemplo, amplitude da classe = Classes: [1,79 ; 1,86 [ ( inclui todos os valores maiores ou iguais a 1,79 e menores que 1,86) , limite inferior = 1,79 e limite superior = 1,86 [1,86 ; 1,93[ , [1,93 ; 2,00[ , [2,00 ; 2,07 [ , [2,07 ; 2,14 [ Algumas considerações para a organização de dados em classes: Qualquer dado deve pertencer a uma das classes; Cada dado deve pertencer apenas a uma das classes; O limite inferior da 1ª classe deve ser menor ou igual ao menor dos dados; O limite superior da última classe deve ser maior que o maior dos dados; Os limites do intervalo da classe deve ser de fácil leitura.

2º Construir tabela de frequências: