O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS
O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais aspectos que devem ser considerados na avaliação dos softwaes para o uso no ambiente educacional. Expor alternativas para aquisição de softwaes educacionais.
O QUE VEM A SER UM SOFTWARE EDUCACIONAL ? Programa desenvolvido especificamente para finalidades educativas, entre eles o Ortografando, que atende uma necessidade especifica da disciplina. Existem outros softwares que não foram desenvolvidos com a finalidade educativa, mas podem ser utilizados, como editores de texto e planilha eletronica.
C ARACTERISTICAS DOS S OFTWARES Tutoriais: São conceitos e instruções para realizar uma tarefa específica; Ex: Exercitação: possibilitam atividades interativas por meio de respostas as questões apresentadas pelo professor; Ex: FUNNELS, programa que possibilita exercitar as quatro operações matemáticas. Investigação: São programas que evitam informações incorretas e mal elaboradas agilizando a localização de informações mais adequadas e seguras. Ex: Enciclopédias
Simulação: permite visualizar digitalmente situações adversas. Ele exige uma maior habilidade por parte dos professores quanto à análise dos possíveis acontecimentos. Ex: simuladores de voo. Jogos: São indicados para atividades de lazer e diversão, onde muitos desses jogos podem ser utilizados para educação. Ex: Ensinar movimentos por meio de softwares de corrida de automóveis. Abertos: São de livre produção e que dependem da criatividade do usuário. Ex: Editor de textos e programas gráficos.
Editores de texto: apresentam variados recursos para elaboração de texto, enriquecendo a produção de trabalhos e ajudando no desenvolvimento das habilidades linguísticas. Ex: Word Banco de dados: é utilizado para arquivar informações e se necessário ser relacionado a diversos tipos de analises e ordenações. Ex: Tabela de informações, que possibilita comparações. Planilha eletrônica: são utilizadas para realização de cálculos de maneira rápida, a partir dos dados informados, possibilitando a elaboração de gráficos. Ex: Excel
S OFTWARES GRÁFICOS São utilizados para elaboração de desenhos e produções artísticas, com ele o aluno pode criar seus próprios desenhos exercitando sua criatividade e imaginação. Também podem ser utilizados para trabalhos de datas comemorativas, como dia das mães. EX: Banners e convites.
S OFTWARES DE AUTORIA Os softwares de autoria, além da facilidade de manuseio que eles possuem, o professor pode montar rapidamente uma aula dentro do roteiro e enfoque que ele aborda na disciplina que leciona ou o projeto do qual participa. Ex: Visual Class.
S OFTWARES DE APRESENTAÇÃO São programas utilizados para elaborar apresentações de palestras e aulas. Os softwares de apresentação são bem aceitos pelos alunos, pois podem exibir trabalhos em forma de apresentação no próprio computador. Ex: Power Point
S OFTWARES DE PROGRAMAÇÃO Permitem a criação de outros programas, ou seja, de rotinas executáveis. Esse softwares são excelentes para estimular raciocínio lógico. Ex: Delphi para o ensino médio e Logo para o ensino fundamental.
D ESENVOLVIMENTO DE AULAS COM O COMPUTADOR A elaboração de projetos ou planos de aula dará ao professor maior segurança em relação às atividades e procedimentos que devem ser adotados antes da realização da prática das aulas. Sugerimos que seja utilizado um modelo padrão em cada escola, conforme as definições prévias que atendem ás necessidades.
A LTERNATIVAS DE SOFTWARES PARA AS ESCOLAS As escolas se deparam com o problema do alto custo para a aquisição dos softwares e, quando é efetuado o cálculo do seu custo multiplicado pelo número de máquinas, torna-se mais complexa á aquisição de disponibilizar a quantidade de softwares para utilização nos ambientes de informática. Uma das formas que as escola estão encontrando para ter maior variedade de softwares nos laboratórios é a aquisição de sharewares, que são programas demonstrativos, disponibilizando apenas parte de suas opções.