“PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PARA SERVIDOR PÚBLICO”

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Transcrição da apresentação:

“PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PARA SERVIDOR PÚBLICO” Jaime Mariz de Faria Júnior Porto Velho, 27/08/2015

Sumário Demografia: ameaça invisível Cenário Previdenciário Brasileiro Comparações Previdenciárias Internacionais Exaustão do Modelo de Financiam. dos RPPS Regime Previdência Complementar Brasileiro Funpresp e PrevFederação Conclusões

I. Demografia: ameaça invisível

Imprecisão das projeções de longevidade Expectativa de vida ao nascer – Homens (Reino Unido) Universal no quiere decir igual para todos. Se puede también dar menos a los más ricos a través del sistema impositivo. Caso Canadiense: 15% claw-back + impuesto sobre la renta. La indexación de las pensiones no-contributivas tiene que ligarse al salario medio si se quiere evitar que aumente la pobreza relativa. Canadá, Chile ligan la pensión universal/restringida a la inflación, Holanda, Dinamarca y Islandia al salario medio. Nueva Zelanda a combinación salario e inflación. Hay que tener cuidado al aumentar la edad de eligibilidad de la pensión universal ya que la esperanza de vida de los mas pobres no aumenta mucho. Fonte: OCDE/Shaw (2007).

Expectativa de vida feminina Expectativa de vida em anos Ano Fonte: Suplementary material Oeppen and Vaupel - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Expectativa de vida ao nascer – 1952 – 2007 (ambos os sexos) Fonte: Cassio M Turra – UFMG – Adult mortality in Brazil: trends and research questions.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Riscos e Tendências da Longevidade Número de sobreviventes, Inglaterra e País de Gales - 1850-2009 Sexo Masculino Fonte: Human Mortality Database - Steven Haberman – Longevity trends, quantification, and forecasting – 20 de maio de 2015.

Incerteza acerca dos avanços na Medicina Universal no quiere decir igual para todos. Se puede también dar menos a los más ricos a través del sistema impositivo. Caso Canadiense: 15% claw-back + impuesto sobre la renta. La indexación de las pensiones no-contributivas tiene que ligarse al salario medio si se quiere evitar que aumente la pobreza relativa. Canadá, Chile ligan la pensión universal/restringida a la inflación, Holanda, Dinamarca y Islandia al salario medio. Nueva Zelanda a combinación salario e inflación. Hay que tener cuidado al aumentar la edad de eligibilidad de la pensión universal ya que la esperanza de vida de los mas pobres no aumenta mucho. 23 Fonte: OCDE/ Source: RMS (2010) “Longevity Risk”.

Mudanças de expectativa acerca do Idoso Mulher em torno de 63 anos em 1514 Mulher em torno de 63 anos em 2015

Fonte: IBGE. Elaboração: COANC/SPPC.

Expectativa de vida ao nascer – BRICS (1980 - 2012) *Dado calculado. Fonte: http://hdrstats.undp.org/en/indicators/69206.html e IBGE. Em 32 anos, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer cresceu 12,1 anos.

AMÉRICA LATINA (Estudo CEPAL) 2010: 100 jovens - 36 idosos 2050: 100 jovens - 150 idosos BRASIL: envelhecimento crescente Em 1950, havia 2,6 milhões de idosos; Hoje, são 23,5 milhões de idosos; Em 2050, estimativa de 65 milhões de idosos.

Participação na População Total em % do total ano Fonte: IBGE. Elaboração: SPS/MPS.

Incerteza acerca dos avanços na Medicina Universal no quiere decir igual para todos. Se puede también dar menos a los más ricos a través del sistema impositivo. Caso Canadiense: 15% claw-back + impuesto sobre la renta. La indexación de las pensiones no-contributivas tiene que ligarse al salario medio si se quiere evitar que aumente la pobreza relativa. Canadá, Chile ligan la pensión universal/restringida a la inflación, Holanda, Dinamarca y Islandia al salario medio. Nueva Zelanda a combinación salario e inflación. Hay que tener cuidado al aumentar la edad de eligibilidad de la pensión universal ya que la esperanza de vida de los mas pobres no aumenta mucho. 29 Fonte: OCDE/ Source: RMS (2010) “Longevity Risk”.

Mudanças de expectativa acerca do Idoso Mulher em torno de 63 anos em 1514 Mulher em torno de 63 anos em 2015

Declínio da Taxa de Fecundidade

Evolução da População Brasileira - 2000 a 2060 Fonte: IBGE. Elaboração: SPS/MPS.

Comparação das estruturas demográficas Brasil - 1980, 2010, 2030 e 2060 Fonte: IBGE. Projeções demográficas de 2008 e 2013. Elaboração: SPPS/MPS.

II. Cenário Previdenciário Brasileiro

Relatório Resumido da Execução Orçamentária da União (jan - dez 2014) FUNÇÃO DOTAÇÃO (R$ Bilhões) Assistência Social 70,9 Previdência Social (RGPS+RPPS) 495,6 Saúde 100,3 Educação 102,4 Saneamento 3,4 Fonte: SIAFI – STN.

Obrigatório Facultativo Repartição Simples Capitalização 12,75% PIB Beneficiários: 32,1 milhões União Assistidos: 939 mil* População: 3,25 milhões Déficit total: R$ 56,7 Bilhões Resultados Previdenciários: Patrimônio: R$ 704,17 bilhões Urbana: R$ 25,3 bilhões (+) União: R$ 66,8 bilhões   Estados e DF: R$ 43,2 bilhões 12,75% PIB Municípios: R$ 2,20 bilhões (+) Fontes: RGPS: Resultado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) - Dezembro 2014 RPPS: Relatório Resumido da Execução Orçamentária – Ministério da Fazenda RPC: Relatórios Report Service *Boletim Estatístico de Pessoal e Informações Organizacionais (SEGEP/MP)

Expressivo crescimento de pensões com longa duração DURAÇÃO DA PENSÃO Expressivo crescimento de pensões com longa duração

O gasto previdenciário pode se estender por décadas! As fórmulas de cálculo das pensões por morte no Brasil são extremamente liberais: ...Além disso, nenhum país da amostra repõe 100% das pensões... O gasto previdenciário pode se estender por décadas!

Pensão por Morte: duração MP n° 664/2014 - Lei nº 13.135/2015 Pensão por Morte: duração Idade de referência (em anos)* Expectativa de Sobrevida (anos) Duração Pensão (anos) 44 ou mais** Até 35 vitalício 39/43 – 41/43 Entre 35 e 40 (35,8 e 37,6) 15 (20) 33/38 – 30/40 Entre 40 e 45 (38,5 e 47,6) 12 (15) 28/32 – 27/29 Entre 45 e 50 (48,5 e 50,4) 9 (10) 22/27 - 21/26 Entre 50 e 55 (51,3 e 55,8) 6 (6) >=21 – menor de 21 maior 56 – maior que 55 3 (3) * Com base na atual projeção do IBGE de expectativa de sobrevida ** Hoje, 86,7% das pensões concedidas estão nesta condição

Pensão por Morte: duração MP n° 664/2014 - Lei nº 13.135/2015 Pensão por Morte: duração O direito à percepção de cada cota individual cessará: Em 4 meses, se o óbito ocorrer sem que o segurado tenha vertido 18 contribuições mensais ou se o casamento ou a união estável tiverem sido iniciados em menos de 2 anos antes do óbito do segurado; Em 3 anos, para cônjuge com menos de 21 anos de idade; Em 6 anos, para cônjuge entre 21 e 26 anos de idade; Em 10 anos, para cônjuge entre 27 e 29 anos de idade; Em 15 anos, para cônjuge entre 30 e 40 anos de idade; Em 20 anos, para cônjuge entre 41 e 43 anos de idade; Vitalícia, para cônjuge com 44 ou + anos de idade.

Regra 85/95 - Comparação do valor da aposentadoria* Fonte: Boletim Legislativo n.º 31, de 2015 Sitio: http://www12.senado.gov.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/boletins-legislativos/bol31 * Valores até o teto do INSS

MP 676/2015 - Regra 85/95 Progressiva O fator previdenciário não será aplicado quando o resultado soma de idade + tempo de contribuição for maior ou igual a:   Mulher Homem até dez/16 85 95 de jan/17 a dez/18 86 96 de jan/19 a dez/19 87 97 de jan/20 a dez/20 88 98 de jan/21 a dez/21 89 99 de jan/22 em diante 90 100

Número de ativos por idoso*** (a/b) Redução da razão de dependência: A população em idade ativa cairá de 9,3 para 2,3 por idoso. ANO 15 a 64 anos (a) 65 anos ou mais (b) Número de ativos por idoso*** (a/b) 2000 111.619.073 9.722.209 11,5 2013 137.630.976 14.870.086 9,3 2020** 147.780.044 19.982.307 7,4 2030** 153.881.479 29.988.493 5,1 2040** 152.595.175 40.116.919 3,8 2050** 143.233.775 51.264.724 2,8 2060** 131.429.536 58.411.600 2,3 Fonte: IBGE. * Razão de dependência é a relação entre a população em idade ativa (15-64) e a população inativa de 65 anos ou mais; ** Projeções; *** Idosos de 65 anos ou mais

III. Comparações Previdenciárias Internacionais

Gasto Previdenciário X População Idosa

As despesas com pensões por morte no Brasil estão fora do padrão médio internacional

Considerando somente os gastos com pensões País Gasto com pensão (%PIB) Taxa de dependência da população idosa (%) Brasil 3,00% 10,40% México 0,30% 9,70% EUA 0,80% 19,20% Grécia 2,10% 27,70% Itália 2,60% 31,00% Fonte: The World Bank.

Comparação internacional – setor público Brasil 2011 3,9%

Idade Mínima de Aposentadoria (atuais ou em transição) 25 20 AUT BEL CAN 15 CHL (60F) EST FIN HUN Brasil JPN 10 KOR LUX Most countries are at or will reach 65. A smaller number going beyond or already there (ISL, NOR, USA). Others have firm govt proposals to go beyond 65: Spain, Netherlands, Ireland, New Zealand. Only a few below 65, and Estonia and Slovenia recently proposed to go to 65. MEX AUS DEU NLD GRC NZE 5 POL (60F) ISL PRT ISR (64F) SWE NOR CZE FRA CHE (64F) ESP IRL DNK SVK SVN (61F) TUR USA GBR ITA 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 Normal retirement age, years Fonte: OECD Pensions Outlook

Idade Mínima para Aposentadoria na América do Sul HOMEM MULHER Argentina 65 60-65 Bolívia 55 50 Chile 60 Colômbia 62 57 Equador 40 anos de Contribuições Guiana Paraguai Peru Uruguai 55-60 Venezuela Most countries are at or will reach 65. A smaller number going beyond or already there (ISL, NOR, USA). Others have firm govt proposals to go beyond 65: Spain, Netherlands, Ireland, New Zealand. Only a few below 65, and Estonia and Slovenia recently proposed to go to 65. Fonte: Boletim |Legislativo n. 31, de 2015.

Idade Mínima para Aposentadoria - G20 HOMEM MULHER Alemanha 65-67 Austrália 65 Canadá Estados Unidos 66 México Itália 62-66 Índia 55 Indonésia Rússia 60 Turquia 58 Most countries are at or will reach 65. A smaller number going beyond or already there (ISL, NOR, USA). Others have firm govt proposals to go beyond 65: Spain, Netherlands, Ireland, New Zealand. Only a few below 65, and Estonia and Slovenia recently proposed to go to 65. Fonte: Boletim |Legislativo n. 31, de 2015

“O Brasil está ficando velho antes de ficar rico “O Brasil está ficando velho antes de ficar rico. Os gastos previdenciários superam os de nações desenvolvidas. Se o sistema não passar por reformas, nossos filhos e netos pagarão uma gravíssima conta.” Maílson da Nóbrega – Veja - edição de 07.09.2011 “ ... embora o Brasil seja um país jovem, gasta em benefícios previdenciários como um país velho e extravagante ... . Atualmente, o Brasil possui apenas 11 pessoas acima de 65 anos para cada 100 entre 15 e 64 anos. A proporção na Grécia é de 29 para 100, porém, o Brasil já gasta 11,3% do PIB em Benefícios, não muito menos do que os 11,9% gasto na Grécia.” The Economist – edição 28.09.2013

“O Brasil é um país jovem (ainda), que gasta (em previdência) como um país rico, paga tributos como um país socialista e tem déficit previdenciário como de terceiro mundo.” Heinz Rudolph – Banco Mundial

IV. Exaustão do Modelo Atual de Financiamento dos RPPS

CF 88 “Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo”. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)

= Servidores Públicos Civis e Militares União 1.055.417 939.275 Ente Ativos Inativos e Pensionistas Total Relação Ativo/Beneficiário União 1.055.417 939.275 1.994.692 1.12 Civis 695.021 643.082 1.338.103 1.08 Militares 360.396 296.193 656.589 1.21 Estados* 2.667.714 1.809.718 4.477.432 1,47 Municípios* 2.594.299 636.990 3.231.289 4,07 6.317.430 3.385.983 9.703.413 1,86 Fonte: União: Boletim Estatístico de Pessoal e Informações Organizacionais (SEGEP/MP) Dezembro 2014 Estados e Municípios*: Site do MPS/Prev.do Serv. Público/Estatísticas/2013 O ideal desta relação é 4 para 1 =

Ano 2014 – Valores R$ Bilhões Sistema de Previdência Social Brasileiro Ente Federação Ano 2014 – Valores R$ Bilhões Receitas Despesas Resultado Previdenciário União (civis e militares) 29,2 96,0 (66,8) Civis 26,9 64,2 (37,3) Militares 2,3 31,8 (29,5) Estados e Distrito Federal* 42,7 85,9 (43,2) Capitais* 7,8 11,3 (3,5) Demais Municípios com RPPS* 17,1 11,4 5,7 Total 96,8 204,6 (107,8) Fonte: União: Relatório Resumido da Execução Orçamentária Dez 2014 (site STN). Estados e Municípios: Anuário Estatístico da Previdência Social – MPS 2013 (*Dados de 2013).

RESULTADO OPERACIONAL DA UNIÃO Pessoal Civil e Militar Valores em R$ bilhões   2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Resultado Previdenciário (32,5) (32,3) (35,1) (37,4) (42,2) (47,0) (51,2) (54,5) (57,6) (62,4) (66,8) Contribuições Previdenciárias 7,9 11,4 13,3 15,2 16,4 20,2 22,7 24,6 25,0 26,7 29,2 Contribuições Patronais 4,1 6,1 7,1 8,3 11,0 12,2 13,5 14,4 16,0 Contribuições Civis e Militares 3,8 5,3 6,2 7,0 8,1 9,2 10,4 11,3 11,5 12,3 13,2 Civis 2,8 4,2 4,9 5,6 6,6 7,6 8,6 9,3 9,5 10,2 10,9 Ativos 8,2 Inativos e Pensionistas 0,3 1,0 1,2 1,4 1,6 1,8 2,1 2,3 2,4 2,5 2,7 Militares 1,1 1,3 1,5 1,7 1,9 2,0 Despesas Inativos e Pensionistas 40,4 43,7 48,4 52,6 58,7 67,2 73,9 79,1 82,5 89,1 96,0 27,4 29,5 32,1 34,9 38,6 46,6 52,5 57,2 59,2 61,0 Outros 13,0 - 14,3 16,3 17,6 20,0 20,6 21,4 22,0 23,3 28,9 3,0 31,8 3,2 Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/352657/RROdez2014+%28Corre%C3%A7%C3%A3o+2%29.pdf/3c9ae8f9-193a-40b8-9b00-75c03509f9a4 (RREO Dezembro 2014) RESULTADO OPERACIONAL DA UNIÃO - PIB 1,70% 1,50% 1,40% 1,30% 1,32%

RPPS da UNIÃO, ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS Déficit Atuarial R$ 3,7 trilhões (84% do PIB brasileiro) Déficit Financeiro da União em 2014 R$ 107,8 bilhões

Déficit Previdenciário X Receita Corrente Situação dos Estados: Déficit Previdenciário X Receita Corrente UF 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 TOTAL RCL2013 %RCL2013 AC 0,0 -142,4 -260,8 -291,4 -328,5 -361,9 -393,8 -1.778,8 3.700,4 0,00% AL -643,7 -948,0 -1.000,9 -1.050,4 -1.098,9 -1.139,9 -1.182,3 -1.207,9 -8.271,9 5.465,3 -11,78% AM -622,1 -940,8 -1.019,7 -1.120,5 -1.207,5 -1.291,2 -1.370,5 -1.469,6 -9.041,9 10.329,8 -6,02% AP 3.535,1 BA -1.500,3 -2.625,8 -2.769,0 -2.839,1 -2.856,8 -2.943,9 -2.994,6 -3.018,2 -21.547,7 23.080,6 -6,50% CE -1.001,8 -1.470,3 -1.831,7 -2.198,3 -2.515,2 -2.822,4 -3.006,9 -3.182,3 -18.029,0 13.379,9 -7,49% DF -116,6 -2.756,5 -2.669,7 -2.817,2 -3.022,0 -3.102,8 -3.268,8 -3.424,1 -21.177,8 15.811,9 -0,74% ES -1.271,6 -828,7 -825,3 -821,6 -816,5 -812,8 -814,8 -822,7 -7.014,0 10.561,1 -12,04% GO -1.027,9 -1.848,5 -2.004,8 -2.105,7 -2.205,7 -2.289,6 -2.415,8 -2.568,4 -16.466,4 15.269,9 -6,73% MA -461,1 -456,4 -441,5 -426,0 -409,8 -392,5 -374,7 -356,5 -3.318,5 9.145,6 -5,04% MG -7.754,7 -5.547,8 -9.037,7 -9.254,6 -9.693,3 -9.862,1 -9.982,8 -9.943,2 -71.076,1 43.141,3 -17,98% MS -657,5 -429,7 -585,6 -788,5 -873,0 -939,2 -1.007,0 -1.066,8 -6.347,4 7.178,0 -9,16% MT -372,7 -591,4 -626,5 -669,7 -727,1 -786,1 -852,0 -920,4 -5.545,9 9.702,7 -3,84% PA -1.748,9 -2.121,5 -2.278,2 -2.363,0 -2.454,6 -2.548,2 -2.633,3 -2.705,5 -18.853,2 13.336,6 -13,11% Fonte: DRAA/MPS. Em R$ milhões 31/12/2013

Déficit Previdenciário X Receita Corrente Situação dos Estados: Déficit Previdenciário X Receita Corrente UF 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 TOTAL RCL2013 %RCL2013 PB -740,1 -1.211,9 -1.375,1 -1.456,0 -1.545,2 -1.631,1 -1.711,8 -1.779,5 -11.450,7 7.073,3 -10,46% PE -1.292,7 -2.073,9 -1.949,4 -2.048,9 -2.206,7 -2.258,6 -2.377,1 -2.454,2 -16.661,5 17.174,0 -7,53% PI -462,2 -530,6 -798,6 -1.124,8 -1.195,1 -1.227,6 -1.255,7 -1.289,0. 7.742,5 5.785,0 -7,99% PR -2.869,0 -3.088,9 -3.424,4 -3.820,0 -4.121,8 -4.336,5 -4.540,6 -4.747,5 -30.948,7 25.397,7 -11,30% RJ 0,0 47.064,2 0,00% RN -919,0 -1.054,2 -1.203,0 -1.377,9 -1.551,3 -1.705,7 -2.186,8 -2.331,8 -14.229,5 7.275,8 -12,60% RO -240,2 -495,2 -548,9 -1.284,3 4.851,9 RR 2.403,8 RS -6.521,5 -5.707,0 -5.739,5 -5.943,0 -6.075,9 -6.235,1 -6.387,9 -6.522,1 -49.132,0 26.387,9 -24,71% SC -2.309,3 -3.309,0 -3.470,8 -3.624,4 -3.791,2 -3.939,8 -4.084,4 -4.208,8 -28.737,7 15.893,0 -14,53% SE -605,0 -500,9 -633,8 -822,1 -950,6 -996,5 -1.045,8 -1.091,2 -6.645,8 5.524,3 -10,95% SP -13.111,2 -14.153,5 -15.719,5 -17.403,9 -19.020,5 -20.569,8 -22.052,1 -23.467,8 -145.498,4 129.472,6 -10,13% TO -15,3 -23,9 -64,9 -107,7 -191,7 -403,5 5.323,4 Total -45.865,9 -53.033,4 -60.114,2 -64.601,7 -68.824,3 -72.601,1 -76.320,0 -79.534,3 -520.894,9 483.265,0 -9,49% EM R$ MILHÕES 31/12/2013 Fonte: DRAA /MPS.

Lei de Responsabilidade Fiscal- LRF Art. 19, § 1º, IV, “c”) – “Na verificação do atendimento dos limites definidos na LRF, não serão computadas as despesas com inativos custeadas por recursos provenientes das receitas diretamente arrecadadas por fundo vinculado a tal finalidade, inclusive o produto da alienação de bens, direitos e ativos, bem como seu superávit financeiro”.

Limite Prudencial da LRF

CONSEQUÊNCIAS DA EXAUSTÃO DO MODELO ATUAL Comprometimento crescente frente à LRF – Limite Prudencial; Impossibilidade de realização de investimentos em áreas prioritárias para a sociedade, em especial: saúde, educação e segurança; Impossibilidade dos Entes Federados adotarem políticas de desenvolvimento mais robustas; Impossibilidade de manter o equilíbrio financeiro e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS.

V. Regime de Previdência Complementar Brasileiro

GOVERNANÇA DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Conselho Nacional de Previdência Complementar CNPC (Regulação) Câmara de Recursos da Previdência Complementar CRPC (Instância recursal) Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC (Supervisão e Fiscalização) Secretaria de Políticas de Previdência Complementar SPPC/MPS (Formulação de política)

Cenário Atual Fonte: PREVIC/DITEC e DIACE. ¹ Posição preliminar de Dez/2014, em fechamento.

Rentabilidade Acumulada X TMA

Ranking Investimentos Fundos de Pensão PIB Fonte: Pension Markets in Focus 2014 http://www.oecd.org/finance/private-pensions/globalpensionstatistics.htm

VI. Funpresp e PrevFederação

Fundamentação Legal Art. 5º e 202 da Constituição Federal Emenda Constitucional nº 20, de 1998 Lei Complementar nº 109, de 2001 Lei Complementar nº 108, de 2001 Emenda Constitucional nº 41, de 2003 Lei 12.618, de 2012 (Funpresp)

Art. 40 da Constituição Federal de 1988: “§ 14 - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, desde que instituam regime de previdência complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, poderão fixar, para o valor das aposentadorias e pensões a serem concedidas pelo regime de que trata este artigo, o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201”. (Emenda Constitucional nº 20/ 1998) “§ 15. O regime de previdência complementar de que trata o § 14 será instituído por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, observado o disposto no art. 202 e seus parágrafos, no que couber, por intermédio de entidades fechadas de previdência complementar, de natureza pública, que oferecerão aos respectivos participantes planos de benefícios somente na modalidade de contribuição definida”. (Emenda Constitucional nº 41/2003)

Modelagem dos Planos CF/88 Legislação Previdenciária Lei nº 12.618/12 Estatutos das Entidades Regulamentos dos Planos Exemplos: Plano CD Limite Paritário Exemplo: Carência mínima de 60 meses e exigência da cessação do vínculo empregatício para elegibilidade à Aposentadoria Programada (LC 108/2001) Exemplos: Custeio Patronal de 8,5% FCBE Exemplo: Itens obrigatórios Resol. 08/04 c/alterações

Apenas um único voto contrário do senador Randolfe Rodrigues PL 1992/2007 - VOTOS Câmara dos Deputados 28/02/2012 Favoráveis: 318 Contra: 134 Abstenções: 2 Senado 28/03/2012 Apenas um único voto contrário do senador Randolfe Rodrigues

FUNPRESP-EXE FUNPRESP-JUD EXECUTIVO PODER JUDICIÁRIO MPU LEGISLATIVO TCU Entidade Fechada de Previdência Complementar- EFPC; Observará a LC n.º 108/2001; Natureza pública: Fundação; Licitação e Concurso Público; Princípios da Publicidade, Eficiência e Economicidade; Fiscalização a cargo da Previc.

Funpresp - Cronologia Lei nº 12.618, de 30 de abril de 2012, marco legal da previdência complementar do servidor público da União; Decreto n.º 7.808, de 20/09/2012, cria a Funpresp-Exe vinculada ao MPOG; 22/10/2012 – Aprovação do Estatuto (Portaria Previc nº 604); 04/02/2013 – Início do funcionamento da Funpresp-Exe com a aprovação do Plano do Poder Executivo; 07/05/2013 – Aprovação do Plano do Poder Legislativo; 14/10/2013 – Funpresp-Jud entra em funcionamento. 76

Comparativo: Regimes Atual e Futuro ATUAL/UNIÃO FUTURO RESPONSÁVEL RPPS RPPS + FUNPRESP MODALIDADE DOS BENEFÍCIOS BD BD (RPPS e FUNPRESP Risco) + CD (FUNPRESP Prog.) REGIME FINANCEIRO Repartição Simples Repartição Simples (RPPS) + Capitalização (FUNPRESP) CONTRIBUIÇÃO SERVIDORES 11% Ativos e 11% Inativos (parcela que excede o teto do RGPS*) 11% Ativos (até o teto do RGPS) + Alíquota escolhida (parcela que excede o teto do RGPS) CONTRIBUIÇÃO UNIÃO 22% + Déficit RPPS 22% (até o teto do RGPS) + Déficit RPPS + até 8,5% (parcela que excede o teto do RGPS) * Exceto Inválidos, que contribuem sobre a parcela que ultrapassa o dobro do teto do RGPS

Salários x Benefícios (RPPS + Funpresp + Fundo de Sobrevivência) 8.500 FUNPRESP PLANO CD Renda da Fase Ativa FUNDO DE SOBREVIVENCIA 3.916 RPPS PLANO BD - vitalício 60 65 IDADE

Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários (FCBE) I - morte do participante; II - invalidez do participante; III - aposentadoria especial e de professores da educação infantil, ensino fundamental e médio; IV - aposentadoria voluntária das mulheres; e V - sobrevivência do assistido.

Impacto no Resultado Primário Impacto no Resultado Primário* (comparação entre o regime atual e o novo regime em % do PIB) 2012 2014 2016 2018 2020 2024 2026 2028 2030 2032 2034 2036 2038 2040 2042 2048 2050 2052 2054 2056 2058 2060 2062 2064 2066 2068 2070 0,20% 0,10% 0,00% -0,10% -0,20% -0,30% -0,40% -0,50% * A estimativa do custo de transição considera a diferença entre despesa da União com a implantação do FUNPRESP e a despesa da União caso fosse mantido o sistema atual.

Regras de Transição Posse em data anterior Início das Operações de cada FUNPRESP Posse em data anterior Posse em data igual ou posterior Regras do RPPS inalteradas Adesão voluntária à FUNPRESP Adesão à FUNPRESP Não adesão à FUNPRESP FUNPRESP: Benefício Complementar Benefício Especial (RPPS): Proporcional ao “Direito Acumulado” Cobertura RPPS: Até o Teto RGPS D d

Premissas das Simulações Tábua de mortalidade AT 2000 Taxa de juros Inflação + 5%

35 anos (exemplo: entrada: 30 / aposent.: 65) SIMULAÇÕES: SALÁRIO R$10.000 Tempo de Acumulação: 35 anos (exemplo: entrada: 30 / aposent.: 65) Contrib. Servidor: 8,5% 11% Comparação Benefícios Brutos: Benef. RPPS + Funpresp R$ 9.773 R$ 10.907 Benef. Regime Atual R$ 11.380 R$ 11.380 % do Benefício Atual 86% 96% Comparação Benefícios Líquidos de I.R.: Benef. RPPS + Funpresp* R$ 8.907 R$ 9.927 Benef. Regime Atual R$ 9.007 R$ 9.007 % do Benefício Atual 99% 110% * Funpresp considerando Regime Regressivo de I.R.

40 anos (exemplo: entr.: 25 / apos.: 65) SIMULAÇÕES: SALÁRIO R$10.000 Tempo de Acumulação: 40 anos (exemplo: entr.: 25 / apos.: 65) Contrib. Servidor: 8,5% 11% Comparação Benefícios Brutos: Benef. RPPS + Funpresp R$ 11.899 R$ 13.444 Benef. Regime Atual R$ 11.723 R$ 11.723 % do Benefício Atual 102% 115% Comparação Benefícios Líquidos de I.R.: Benef. RPPS + Funpresp* R$ 10.820 R$ 12.210 Benef. Regime Atual R$ 9.256 R$ 9.256 % do Benefício Atual 117% 132% * Funpresp considerando Regime Regressivo de I.R.

30 anos (exemplo: entr.: 35 / apos.: 65) SIMULAÇÕES: SALÁRIO R$10.000 Tempo de Acumulação: 30 anos (exemplo: entr.: 35 / apos.: 65) Contrib. Servidor: 8,5% 11% Comparação Benefícios Brutos: Benef. RPPS + Funpresp R$ 8.134 R$ 8.951 Benef. Regime Atual R$ 11.049 R$ 11.049 % do Benefício Atual 74% 81% Comparação Benefícios Líquidos de I.R.: Benef. RPPS + Funpresp* R$ 7.432 R$ 8.166 Benef. Regime Atual R$ 8.767 R$ 8.767 % do Benefício Atual 85% 93% * Funpresp considerando Regime Regressivo de I.R.

Organização Funpresp-Exe Consellho Deliberativo – 6 membros (paritário) 3 indicados pelos Patrocinadores (Poder Executivo e Poder Legislativo) 3 eleitos pelos participantes Conselho Fiscal – 4 membros (paritário) 2 indicados pelos patrocinadores (Poder Executivo, MP e TCU) 2 eleitos pelos participantes Diretoria Executiva - 4 membros Escolhidos pelo Conselho Deliberativo Comitês de Assessoramento Conselho Deliberativo (auditoria-1 e técnico-3); Diretoria Executiva (investimento e risco-1); e Gestor (1 por Planos) – 6 membros

Estrutura Organizacional

Disposições Gerais Requisitos para posse dos dirigentes: I – comprovada experiência no exercício de atividade na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria; II – não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado; III – não ter sofrido penalidade administrativa por infração da legislação da seguridade social, inclusive da previdência complementar ou como servidor público; e IV – ter formação de nível superior. Remuneração : Diretoria Executiva - mercado – limite 39 Constituição Federal; Colegiados - Média 10% remuneração da Diretoria Executiva; e Mandato – 4 anos (CD com recondução e CF sem recondução). Administração provisória Mandato – 2 anos;

Modalidade: CD - Contribuição Definida Plano de Benefícios Modalidade: CD - Contribuição Definida (i) Benefícios Programados: aposentadoria por tempo de contribuição; (ii) Benefícios não-Programados (riscos atuariais): aposentadoria por invalidez; pensão por morte; e cobertura de riscos de sobrevivência; (iii) Benefícios Extraordinários: aposentadoria de servidor em atividade risco/deficiência/saúde (30a); aposentadoria de servidores do magistério (25a/M e 30a/H); e aposentadoria das servidoras mulheres (30a). (iv) Institutos: Auto patrocínio; benefício proporcional diferido; portabilidade; e resgate.

Plano de Benefícios Patrocinadores Participantes São patrocinadores do Plano a União, suas autarquias e fundações, no âmbito do Poder Executivo Federal, o Ministério Público Federal, o Poder Legislativo e TCU. Participantes Participante Ativo Normal: o servidor público titular de cargo efetivo da União ou de suas fundações e autarquias, que aderir ao Plano e se encontrar nas seguintes situações: esteja submetido ao limite máximo do RGPS; e possua base de contribuição superior ao limite máximo. Participante Ativo Alternativo – abaixo do limite RGPS s/ contrapartida Participante Autopatrocinado Participante Vinculado : BPD – benefício proporcional diferido Assistidos/Beneficiários

Plano de Custeio – Entidade e Plano I – 03 níveis de Contribuições Básicas: (i) Escolha do Participante (ii) Contribuição Paritária do Patrocinador: 1ª) 8,5%; 2ª) 8,0%; e 3ª) 7,5%. Destinação: 1º) PGA (Plano de Gestão Administrativa); 2º) Conta Coletiva do FCBE; e 3º) Conta individual do Participante – RAP (Reserva acumulada do partic.)

Plano de Custeio – Entidade e Plano II -Contribuições Alternativa/Facultativa: Alternativa: para os que permanecerem no regime antigo (i) Sem contrapartida do Patrocinador (ii) Obrigatório e mensal (iii) Umas das alíquotas: a) 8,5%, b) 8,0% ou c) 7,5% do Salário de Contribuição (excedente RGPS) Destinação: RAS (Reserva Acumulada Suplementar) + PGA (Plano de Gestão Administrativa) Facultativa: para uma contribuição adicional (ii) Periódica ou Esporádica (iii) Facultativa: máxima de 7,5% do SC (excedente RGPS) Destinação: RAS (Reserva Acumulada Suplementar) + PGA

Fundos de Servidores Públicos (Maio/2015) EFPC Nº Participantes Capital (em milhões) % Adesão SP PREVCOM 17.000 275 65 FUNPRESP-EXE 14.000 160 33 FUNPRESP-JUD 2.178 48 RJPREV 1.300 12 60 PREVES 773 25 PREVCOM-MG Em fase final de instalação.

PROJEÇÃO DE PATRIMÔNIO FUNPRESP * Cenários variando a hipótese de ingressos de novos servidores públicos.

Poupança do RPPS corresponde à 3,0% PrevFederação Déficit Atuarial do RPPS: R$ 3,7 trilhões Poupança do RPPS (Estados + Municípios): R$ 170 bilhões Poupança do RPPS corresponde à 3,0% do déficit atuarial. PrevFederação: - Reduzir a despesa pública; - Aumentar a cobertura previdenciária; - Aumentar a poupança interna.

Percentual de servidores com salários acima do teto do RGPS Considerando os três poderes da União, Estados e Capitais, o Brasil possui 4.740.036 servidores, dos quais 1.311.320 recebem acima do teto do RGPS * Fonte: MPS/RPPS (quantidade de servidores) e percentuais extraídos da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2008-2009

Previdência Complementar do Servidor Público Em Funcionamento Entidade em criação Lei Aprovada Projeto de Lei na Assembléia Em Estudos

Custos Administrativo

Alternativas CRIAR ENTIDADE * Estatuto *Diretoria *Conselhos Deliberativo e Fiscal *Pessoal *Sistemas *Contabilidade *Atuário *Financeiro * Auditoria CRIAR PLANO Regulamento Avaliação e Nota Técnica Atuarial ADESÃO A PLANO Patrocinador Participante

Maiores Fundos de Pensão – 2010 US$ milhão 1 Government Pension Investment Japan 1.072.429 2 Government Pension Norway 370.985 3 ABP Netherlands 314.969 4 California Public Employees 254.627 5 National Pension Korea 231.966 6 Federal Retirement Thrift 223.338 7 California State Teachers 176.270 8 New York State Common 164.363 9 Local Government Officials Japan 144.447 10 Florida State Board 142.519 11 General Motors U.S. 133.835 12 New York City Retirement U.S. 130.328 Fonte: Relatório de Atividades PREVIC, out/2010. Dez/2010. 100 100

VII. Conclusões

Conclusões Sinalização inequívoca de que o governo acredita na Previdência Complementar Fechada e pretende fortalecê-la O regime de Previdência Complementar para os novos servidores públicos poderá ser mais vantajoso; A médio prazo, os fundos de pensão dos servidores públicos estarão entre os maiores do país; Incremento a Poupança Interna; Aumento dos recursos investidos no mercado de capitais; Diminuição, a médio prazo, do déficit previdenciário brasileiro.

Obrigado! Jaime Mariz de Faria Júnior Secretário de Políticas de Previdência Complementar jaime.mariz@previdência.gov.br (61) 2021.5320