COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
É importante para o Bradesco
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
SEMINÁRIO BRASIL SEM MISÉRIA INCLUSÃO PRODUTIVA URBANA
Organizar um novo clube
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Workshop Brasil – India Tecnologia Social Conhecimento, Aprendizado e Prática Rio de Janeiro 04 e 05 de maio 2007 Catia Araujo Jourdan
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
“Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Reconhecida como a mais sólida empresa de representação do Brasil, o Grupo Pereira de Souza vem ampliando sua rede de relacionamento com o mercado publicitário.
MicroCrédito para tornar a Comunidade mais saudável
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Plano de Negócio Elber Sales.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA
Cadastramento Proposta Nova
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Agência Nacional de Saúde Suplementar
INFORMATIVO ASSOCIAÇÃO COSTUMES ARTES - É uma instituição de economia solidaria que faz inclusão social, possibilitando o aumento da renda, resgatando.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Pilares de sustentação d Projeto CDL Gestão:
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
Finanças Solidárias e Desenvolvimento Rural Sustentável
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Produto Domus Refinanciamento DOMUS
Atuação dos agentes de Controle Social
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Escritório de Projetos
CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DOS BANCOS COMUNITÁRIOS
FUNDOS ROTATIVOS SOLIDÁRIOS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 110, CEP: FONE: /
CIRCUITO CÂMERA COTIDIANA CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE MULTIPLICADORES - julho/agosto 2013 A cada ano, uma equipe de 15 Multiplicadores passa por um curso.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
PONTOS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 512, CEP: FONE: /
FINANÇAS SOLIDÁRIAS: Una Bandera Prioritária. Qual o “Problema”? - O Sistema Financeiro não é Solidário - Lógica privada: Mercado e Lucro - “Bancarização”
Patrimônio (30/11/15): R$ ,30 Patrimônio Médio (12 meses): R$ ,03 Como Investir Aplicação: D+1 Resgate: D+4 Horário Limite: 14h00 Valor.
Mercado Financeiro e Investimentos
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
1 6ª etapa: 15 e 16 de agosto de 2009 Diocese de Caxias do Sul E ESCOLA DE FORMAÇÃO FÉ, POLÍTICA E TRABALHO.
Cadastro de Empresa. OBJETIVO: Cadastrar os dados da empresa que adquiriu o sistema. As empresas cadastradas no sistema, a partir desta tela, terão influência,
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA.
ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DE LAGOA DE DENTRO RUA DO COMÉRCIO, Nº 703, CENTRO, CEP: , LAGOA DE DENTRO, PARAÍBA. SITE:
Economia Solidária: Outra economia acontece
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA.
PONTOS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 512, CEP: FONE: /
Apresentação. | A Maior Estrutura de Educação Financeira do País NÚMEROS Corpo docente com 68 instrutores.
QUEM SOMOS  Entidade Representativa dos Gestores da CAIXA.  23 anos – criada em  25 Mil Gestores.  31 Associações.  Entidade Representativa.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
São serviços financeiros e bancários gerenciados pela comunidade, fazendo com que estes serviços além de mais acessíveis sejam um instrumento de organização.
Transcrição da apresentação:

COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO? INSTITUTO PALMAS DE DESENVOLVIMENTO E SOCIOECONOMIA SOLIDÁRIA Av. Val Paraíso, 698, Conjunto Palmeira – Fortaleza-Ce – CEP 60470-440 bancopalmas@uol.com.br / 55 85 3459-4848– CNPJ 05705438/0001-99 COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO? Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 110, CEP: 58050-705 FONE: 8854-8148 / 8602-3591 / 8886-6277 SITE: www.cpcc.webnode.com.br E-MAIL: cpcc.org.br@gmail.com

Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: 01- Ainda não existe no Brasil um marco regulatório próprio para os Bancos Comunitários e as finanças solidárias. Nesta ausência, os Bancos Comunitários devem ficar atentos para algumas normas vigentes:

Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: Para operar Crédito Produtivo, com uma carteira própria, a entidade Gestora do Banco Comunitário deve ter o título de OSCIP de Microcrédito, ou estar conveniada com uma entidade que já possua esse título. (Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado-PNMPO/ LEI Nº 11.110, DE 25 DE ABRIL DE 2005).

Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: Os Bancos comunitários que não tenham título de OSCIP, só devem operar crédito produtivo com juros no valor máximo de 1% ao mês (Lei da Usura de 07 de abril de 1933). Alguns bancos comunitários operam crédito produtivo em parceria com os bancos públicos (CAIXA, BB, BANDES, BASA e outros). Nesse caso o próprio banco público esclarece quanto às normas a serem seguidas.

Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: b) A Emissão de Moedas Sociais Locais Circulantes, própria dos Bancos Comunitários, deve ter por princípio as seguintes orientações: ser lastreada em moeda nacional (real), ser indexada ao real, permitir o câmbio (moeda social x real x moeda social), ter circulação restrita o território de atuação do Banco Comunitário (não mais que 60.000 hab.), ser de livre aceitação pelos moradores e comércio local. E mais: não deve ser cobrado juros para empréstimo em moeda social, na frente da moeda deve ter o nome e endereço da entidade gestora do banco, no verso da moeda deve ter um texto explicativo de que se trata de um “bônus” que promove o desenvolvimento local e de uso exclusivo para troca de produtos e serviços na comunidade.

Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: c) Migrosseguros só podem ser vendidos se tiverem registro na SUSEP, portanto o Banco Comunitário só pode vender microsseguro em parceria com uma seguradora e uma corretora autorizada.

Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: d) O Banco Comunitário pode atuar, também, como Correspondente Bancário. Para isso deve procurar uma agência mais próxima da CAIXA ou Banco do Brasil. O próprio banco (CAIXA ou BB) dará as orientações necessárias de como proceder para ter acesso ao correspondente e capacita o Banco Comunitário nos serviços que irão ser oferecidos à população.

Ele é autônomo e se organiza de forma autogestionária. Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: 2) Todo Banco Comunitário deve ter como Entidade Gestora uma organização da sociedade civil, que responde legalmente pelo Banco Comunitário. Ele é autônomo e se organiza de forma autogestionária. Ou seja, não existe Banco Comunitário que seja filial de outro, portanto, todo Banco Comunitário é responsável direto por suas ações.

Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: 3) A rigor, para um Banco Comunitário funcionar ele não precisa estar filiado a Rede Brasileira de Bancos Comunitários. Contudo, é recomendável que esta filiação seja feita para que o banco tenha todo o amparo legal, reconhecimento governamental e a articulação institucional que hoje a Rede Brasileira oferece.

Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: Para se filiar a Rede Brasileira de Bancos Comunitários, a entidade Gestora do Banco Comunitário deve fazer a solicitação a uma das organizações credenciadas: INSTITUTO PALMAS, NESOL-USP, ATELIÊ DE IDEIAS, ITES/UFBA e CAPITAL SOCIAL. Ou ainda, entrar em contato com qualquer Banco Comunitário filiado a Rede para ter outras informações quanto ao processo de credenciamento na região.

Estas oficinas acontecem na sede do Banco Palmas em Fortaleza-CE. Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: 4) O Instituto Palmas oferece oficinas de capacitação para quem deseja ser multiplicador na metodologia de Bancos Comunitários, tanto para líderes sociais como para gestores públicos. Estas oficinas acontecem na sede do Banco Palmas em Fortaleza-CE. Os custos para essa formação estão em: http://www.inovacaoparainclusao.com/kit-2---treinamento-na-sede.html.

Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: Após a oficina os multiplicadores, em princípio, estarão capacitados para criarem novos bancos comunitários, obviamente, seguindo o termo de referência dos Bancos Comunitários. O Termo de Referência está disponível em: http://www.inovacaoparainclusao.com/termo-de-referecircncia-dos-bancos-comunitaacuterios-de-desenvolvimento.html.

O interessado por este serviço deve adquirir o Kit Banco Comunitário. Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: 5) O Instituto Palmas também atua oferecendo assessoria para implantar Bancos Comunitários em municípios de todo Brasil. O interessado por este serviço deve adquirir o Kit Banco Comunitário. Todas as informações sobre o Kit – incluindo orçamento – estão disponíveis em: http://www.inovacaoparainclusao.com/kit-banco-comunitaacuterio---orccedilamento.html.

Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: 6) Para implantação do KIT Banco Comunitário o Instituto Palmas necessita de três meses de atuação no município, tempo necessário para inauguração do banco. Após a inauguração, permanece por mais 9 meses fazendo acompanhamento para consolidar as ações do banco.

Implantação do Correspondente Bancário da Caixa ou BB. Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: 7) O Kit Banco Comunitário criado pelo Instituto Palmas contém: Fundo de crédito inicial de R$ 30.000,00. Implantação do Correspondente Bancário da Caixa ou BB. Microseguros de vida adaptado a comunidade local.

Implantação de um sistema de moeda social. Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: Implantação de um sistema de moeda social. Implantação de um software de gestão. E mais: regularização documental da entidade gestora adaptada à operação dos serviços do banco, estudo da produção e do consumo local e treinamento das equipes locais para as atividades do banco.

Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: 8) Os Bancos Comunitários implantados pelo Instituto Palmas estarão automaticamente filiados ao Sistema Palmas de Bancos Comunitários e a Rede Brasileira de Bancos Comunitários.

Aspectos importantes a serem observados para quem deseja implantar um Banco Comunitário em um bairro/ município: 9) Cada Banco Comunitário atende em média 2 mil famílias/mês, no primeiro ano de funcionamento.

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO http://www.cpcc.webnode.com.br Fone: (83) 8602-3591 8854-8148 8886-6277

INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS http://www.prac.ufpb.br/copac/incubes/ Fone: (83) 3216-7654