A DIALÉTICA OBJETIVAÇÃO-APROPRIAÇÃO O significado e o sentido Psicologia Sócio-Histórica II DEPSI-UFPR Profª Melissa Rodrigues de Almeida
Referências bibliográficas DUARTE, Newton. O significado e o sentido. Viver Mente & Cérebro. Coleção Memórias da Pedagogia, n. 2, p. 30-37. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, 2005. DUARTE, Newton. A relação entre objetivação e apropriação. In: _____. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas, SP: Autores Associados, 1993.
Introdução do texto Defende a troika soviética Leontiev, Luria e Vigotski) como base da psicologia sócio-histórica Ressalta que para esses autores as relações entre o pensamento e a linguagem são dependentes da atividade
Unidade de análise da linguagem Para Vigotski O significado da palavra Para Leontiev A relação entre o significado e o sentido Decorre da relação entre motivo e conteúdo da ação na atividade humana
Atividade humana Produção de instrumentos Produção de relações sociais Produção de fala-comunicação OBJETIVAM-SE
Objetivações: Instrumentos Linguagem Relações entre os seres humanos
Têm significados socialmente estabelecidos OBJETIVAÇÃO Processo pelo qual a atividade física ou mental dos seres humanos transfere-se para os produtos dessa atividade É o processo de produção e reprodução da cultura humana, da vida em sociedade. É uma síntese da atividade humana OBJETO MATERIAL Como um utensílio OBJETO NÃO MATERIAL Como uma palavra OBJETOS CULTURAIS Têm significados socialmente estabelecidos FUNÇÃO SOCIAL
Cultura O mundo da cultura é o mundo da riqueza material e intelectual do gênero humano Com o capitalismo: rompimento das barreiras locais, através do mercado mundial e constituição de uma produção social cada vez mais global Contradição entre a universalidade da cultura e o esvaziamento do indivíduo diante dessa riqueza, provocada pela alienação da sociedade de classes Pós-modernismo: Multiculturalismo e relativismo cultural -Defesa do fim das metanarrativas e com a negação da universalidade da cultura. -Acento na existência, convivência e preservação de diferentes culturas para resistir a uma homogeneidade cultural -Cultura como negação da totalidade e da universalidade
APROPRIAÇÃO Processo por meio do qual são reproduzidas no indivíduo as aptidões e funções historicamente formadas na cultura Processo ativo em que o indivíduo precisa realizar uma atividade que reproduza os traços essenciais da atividade acumulada no objeto (na produção ou na utilização) Processo educativo: sempre mediatizado pelas relações entre os seres humanos
Apropriação dos sentidos humanos “(...) os sentidos do homem social são distintos dos do não social. É somente graças à riqueza objetivamente desenvolvida da essência humana que a riqueza da sensibilidade humana subjetiva é em parte cultivada, e é em parte criada, que o ouvido torna-se musical, que o olho percebe a beleza da forma, em resumo, que os sentidos tornam-se capazes de gozo humano, tornam-se sentidos que se confirmam como forças essenciais humanas. Por isso não só os cinco sentidos, como também os chamados sentidos espirituais, os sentidos práticos (vontade, amor, etc), em uma palavra, o sentido humano, a humanidade dos sentidos, constituem-se unicamente mediante o modo de existência de seu objeto, mediante a natureza humanizada. A formação dos cinco sentidos é um trabalho de toda a história universal até nossos dias. (...) A objetivação da essência humana, tanto no seu aspecto teórico como no aspecto prático, é, pois, necessária, tanto para tornar humano o sentido do homem, como para criar o sentido humano correspondente à riqueza plena da essência humana e natural.” (MARX, Manuscritos Econômico-Filosóficos)
OBJETIVAÇÃO E APROPRIAÇÃO UNIDADE DIALÉTICA OBJETIVAÇÃO E APROPRIAÇÃO
RELAÇÃO ENTRE OBJETIVAÇÃO E APROPRIAÇÃO NA ATIVIDADE HUMANA Dinâmica fundamental na formação do gênero humano e dos indivíduos. O homem transforma a natureza para satisfazer suas necessidades, apropria-se dela inserindo-a em sua atividade social, e objetiva-se nessa transformação. Homem precisa conhecer a natureza do objeto - suas características físico-naturais - para poder adequá-lo às suas finalidades A apropriação de um objeto natural pelo homem para fazê-lo instrumento não se realiza independente das condições objetivas desse objeto
Apropriar-se das objetivações resultantes da atividade das gerações passadas: inserir-se na continuidade da história das gerações Relação com a história social: fazer desses resultados órgãos da individualidade A objetivação e a apropriação enquanto processos de reprodução de uma realidade já existente, não se separam de forma absoluta da objetivação e da apropriação enquanto geração do novo. Apropriação de um objeto gera, na atividade e na consciência do homem, novas necessidades e novas forças, faculdades e capacidades HISTÓRIA!
ATIVIDADE HUMANA É SOCIAL Atividade composta de ações
ATIVIDADE COLETIVA DE CAÇA Atividade é composta de várias ações Produção dos instrumentos Acender e preservar o fogo para assar Caçadores que abatem a caça Batedores que espantam para abatedores Qual o motivo da ação do grupo? Qual o conteúdo da ação do grupo?
O que dá sentido à atividade de um indivíduo como o batedor? As relações sociais entre ele e o restante do grupo, que conectam sua ação à atividade do grupo O QUE É A AÇÃO? Processo em que não há relação direta entre motivo e conteúdo da ação A ação só ganha sentido como parte da atividade coletiva
SIGNIFICADO DA AÇÃO SENTIDO DA AÇÃO É o que o indivíduo está fazendo No significado de um objeto ou fenômeno cultural está acumulada experiência histórica de muitas gerações SENTIDO DA AÇÃO É o que liga, na consciência do indivíduo, o conteúdo de sua ação (objeto) ao seu motivo Essas conexões são traduzidas na consciência dos indivíduos, em seus aspectos cognitivos e afetivos
Na sociedade de classes Ruptura entre o significado e o sentido da ação