Relações de Gênero e Sexualidades na Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
Ciência que estuda a origem e o desenvolvimento
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Tema da aula: Gênero e Trabalho
cenários e perspectivas.
Teorias Pós-críticas do Currículo
Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada.
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
Denizye Aleksandra Zacharias
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Gênero!!! GÊNERO.
DESIGUALDADE DE GÊNERO
Corpo e Sexualidade : Uma questão de género na Publicidade
Diversidade e questão afro-brasileira
A VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A MASCULINIDADE
CORPO, CULTURA e LINGUAGEM CORPORAL
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
Os processos psicossociais da exclusão
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
GÊNERO.
Centro de Cidadania da Mulher
Gênero: masculinidades
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
Complexidade e currículo:por uma nova relação
DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
O Cotidiano da Escola Silvana De Negri. O filme Apresenta situações vividas no decorrer de um ano letivo, numa escola pública francesa.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
SEXO e GÊNERO primeiras definições Sexo Caracterização
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Profa. Rita de Cassia Fernandes
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
Tendências da Linguagem Publicitária
Laboratório de Aprendizagem
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Cultura Popular Sociologia.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS.
Tema central e eixos temáticos
Educação sexual Tema: Actividades e idades Mais factos sobre Bibliografia Recomendada em “Educação Sexual em Meio Escolar – Linhas Orientadoras”
SITUAÇÕES.
PSICOLOGIA ESCOLAR- REVISÃO
T HE CREATION OF PATRIARCHY Gerda Lerner. C APÍTULO 1 - O RIGENS Modo de interpretação determina os resultados, de acordo com os valores dx cientista.
4° BIMESTRE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO A
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
VALE SONHAR.
RAÍZES A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE
Individual: não ter tido contato com pai biológico ou com outra referência paterna importante; experiências de violência física e/ou psicológica com o.
I DENTIDADE. O QUE DIZEM AS LEIS : Art O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de : IV - Educação infantil, em creche.
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
Filosofia / sociologia.  Discussão atual...  Biologia/genética define completamente ou adequadamente o gênero do indivíduo?
Padrões de controle.
Identidade de Gênero e Orientação Sexual.
GISELE BALDRATI PSICOLOGA CRP 08/03264 SEXUALIDADE na ESCOLA.
Transcrição da apresentação:

Relações de Gênero e Sexualidades na Educação Professor Vinícius de Carvalho

O mundo dividido em dois? Qual a nossa percepção da atividade ligando os pontos e a relação com o vídeo “Acorda, Raimundo, acorda!”? Binarismo de gênero MASCULINO e FEMININO; O que há de errado? Ao que estamos acostumados? Como a escola contribui para reforçar este binarismo de gênero? E a Educação Física?

“É, então, no âmbito da cultura e da história que se definem as identidades sociais (todas elas e não apenas as identidades sexuais e de gênero, mas também as identidades de raça, de nacionalidade, de classe etc). Essas múltiplas e distintas identidades constituem os sujeitos, na medida em que esses são interpelados a partir de diferentes situações, instituições ou agrupamentos sociais. Reconhecer-se numa identidade supõe, pois, responder afirmativamente a uma interpelação e estabelecer um sentido de pertencimento a um grupo social de referência Nada há de simples ou de estável nisso tudo, pois essas múltiplas identidades podem cobrar, ao mesmo tempo, lealdades distintas divergentes ou até contraditórias. Somos sujeitos de muitas identidades. Essas múltiplas identidades podem ser, também, provisoriamente atraentes e depois nos parecerem descartáveis; elas podem ser, então rejeitadas e abandonadas. Somos sujeitos de identidades transitórias e contingentes. Portanto, as identidades sexuais e de gênero (como todas as identidades sociais) têm o caráter fragmentado, instável, histórico e plural, afirmado pelos teóricos e teóricas culturais.”(LOURO,2000, p.09)

Pensemos... O que é normal? Corpo normal / sexo normal / roupa normal / cabelo normal / desejo normal ... Cultural x natural Hegemônico – normatizador – padrão - imposto; SEMPRE ACEITAR? Dispositivos de controle.

Realidades escolares – Atividade + Documentário “The Secret Project”

A sexualidade e o gênero na escola: Pressupostos sobre a conformação das famílias; Papéis e comportamentos de homens e mulheres; Textos dos manuais e práticas pedagógicas; Inscrições e pichações nos banheiros e carteiras; Olhares curiosos e insinuantes; Bilhetes apaixonados e recadinhos maliciosos; Brincadeiras, piadas e apelidos estigmatizadores. Meninos “delicados” x garotas “atiradas”. (GDE, 2009)

“Mesmo que existam regras, que se tracem planos e sejam criadas estratégias e técnicas, haverá aqueles e aquelas que rompem as regras e transgridem os arranjos. A imprevisibilidade é inerente ao percurso.” (LOURO, 2013, p.16)

Ideologia de Gênero? Não está presente nas Teorias de Gênero; Confusão = ideais religiosos = propagação de uma AMEAÇA eminente às crianças; Família ou FAMÍLIAS? Tradicional x Realidade; A cultura no “TODO BIOLÓGICO” da criança (problemático); Gênero – mulheres – dominância – feminismo;

Ideologia de Gênero? Gênero sexo. Como ser? Biologia – Sociedade – Cultura; Enfrentamento de instituições = problema; Identidade de gênero? 2006 (MEC, SECAD, INEP): Erradicação de TODAS as formas de preconceito na Instituição Escolar. (FURLAN, 2011)

Dominante x Dominado Os discursos hegemônicos e suas consequências; Aluno não como sujeito, mas como objeto; Gênero e esporte, gênero e mídia, gênero e saúde, gênero e estética ... A Educação Física como forma de desconstrução de hegemonias corporais / estéticas / sexuais / de gênero ... Situar-se no “meio da balança”. (NEIRA; NUNES. 2009)

O masculino e o feminino A superioridade masculina em jogo; Homem feminino e mulher masculina, é possível? A diversidade e as diferenças existentes na sala de aula; As possibilidades de vivências na Educação Física e a desconstrução de preconceitos; Tolerância? (ideal de superioridade)

Mergulhando um pouco mais...

Quanto de masculino e quanto de feminino há em você?

Sugestões de filmes: Billy Elliot (Inglaterra, 2000); Desejo Proibido (EUA, 2000); Kinsey – Vamos falar de sexo (EUA, 2004); Medo de quê? (Brasil, 2005); Meninos não choram (EUA, 1999); Minha vida em cor-de-rosa (Bélgica, 1971); Sexo sem vergonha (Brasil, 1991); Transamérica (EUA, 2005); Vera (Brasil, 1987); X-salada e Pão com Ovo (Brasil, 2005); XXY (Argentina, 2007); Mulan (EUA, 1998); O espanta tubarões (EUA, 2004).

Gratidão. Professor Vinícius de Carvalho Contato: viniciusptrainer@hotmail.com