Engenho São Jorge dos Erasmos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
Advertisements

Máscaras Africanas.
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
O Aluno a Distância.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria.
Jogos Olímpicos EDUCAÇÃO FÍSICA Módulo – Jogos Olímpicos
Quando falamos em aprender...
MÓDULO: ESPORTE EDUCATIVO
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
IDENTIDADE VIRTUAL.
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
III Encontro de Boas Práticas
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
ELIANE PEREIRA DE BRITO
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Velocidade CIÊNCIAS Módulo – Inércia - Movimento
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS DECIMAIS
PROJETO: PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
ANA MARIA FERNANDES FORTES
PLANO DE AULA O ALFABETO. 1.
EDUCAÇÃO E SAÚDE lll SAÚDE ORAL TAMBÉM SE APRENDE NA ESCOLA
HÁBITOS DE HIGIENE KATIA CRISTINA DA COSTA
A Arte na Literatura de Cordel
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Daniela Santana João Rodrigues Braga
WANDERSON BENIGNO RICARDO BARBOSA Orientador: Prof. Fábio Leão.
PROFª Leila de Souza Ganem
Autora: Luanna Duarte Edição: Site da Educação - SEDUC
Aprendendo com os Animais
Maria Janete Chaves Teixeira
Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
CURSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A DIVERSIDADE – 2ª. ed.
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Cristiane Jonas Francisconi
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
As Reformas Religiosas
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Mistura das Cores Gabriela Ferreira de Sousa Silvana Lessa Silva Goes
Quando foi criado? Foi criado em 2012 na E.E “ Paulo Virgínio” para estimular o estudo de matemática, começamos com 27 alunos e 4 monitores. Justificativa:
GREETINGS PAULA ADRIANA TEIXEIRA DOS SANTOS UME PEDRO II GREETINGS/EJA.
PROFª. Leila de Souza Ganem
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
ADIÇÃO SEM REAGRUPAMENTO PROFª MARIA DENISE PAULO TAVARES
Leitura e Escrita Rosária Politano Lobo UME Pedro II
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET Profª: Jane Mª Ferreira Rodrigues
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Proposta de Atividade Esboço inicial. Recursos Digitais Nesta aula será utilizado um vídeo encontrado no portal do professor.Nesta aula será utilizado.
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
COMO ESTUDAR HISTÓRIA.
Animais conhecer para cuidar
O COLORIDO DAS ARTES.
Professor(es) Apresentador(es):
BENEDITO CALIXTO E PINACOTECA JULIANA RODRIGUES MARTINS (ARTE) UME PEDRO II CONEXÃO DO SABER MÓDULO 'ARTE E REGISTRO HISTÓRICO BENEDICTO CALIXTO'
PROFª Mara Lúcia Benincasa Pereira de Oliveira.
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
“Um país se faz de homens e livros”
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
HISTÓRIA Professoras Selma Medeiros do Nascimento Gomes E Maria Aparecida Galvão Araújo.
Professoras: Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa e Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo HISTÓRIA.
ROSELI STARNINI DE PINHO SUELY BUENO DE TOLEDO PERDIGÃO
LUZ CATALINA RIVEROS RIVERA
CM - Para reflexão A propósito, quem é o cliente?
HISTÓRIA Profªs: Selma Medeiros do nascimento Gomes Maria Aparecida Galvão Araújo Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo.
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
SUSTENTABILIDADE GERTRUDES TORQUATO MENDES UME PEDRO II.
Transcrição da apresentação:

Engenho São Jorge dos Erasmos Luanna Duarte UME Pedro II Ensino Fundamental I – Ciclo I História Módulo – Ruína Engenho São Jorge dos Erasmos

JUSTIFICATIVA Aprendendo História o aluno desenvolve a percepção do hoje, inserido no ontem e ligado ao amanhã. Mostrar a conexão da História do Brasil e do mundo com a nossa cidade, leva o aluno a avançar ainda mais nessa percepção, pois ele compreende que cada fato é único e pode atingir ou gerar outros fatos. Logo, o aluno poderá se perceber importante na sociedade, compreendendo que ele é único também.

Objetivos Compreender sua importância na sociedade; Entender que a História do mundo está totalmente interligada; Perceber sobre o papel fundamental da nossa cidade na construção do Brasil (Porto e exportação); Aprender sobre a escravidão.

Metodologia Aula: trabalho escravo no mundo e no Brasil hoje; Aula: tráfico de africanos e trabalho escravo no Engenho dos Erasmos; Aula: importância do Porto de Santos e a exportação; Visita as Ruínas Engenho de São Jorge dos Erasmos.

Produto Final Confecção de Folder sobre a história e importância do Engenho dos Erasmos.

Módulo Conexão do Saber Ensino Fundamental I – Ciclo I História Módulo – Ruína Engenho São Jorge dos Erasmos www.portal.santos.sp.gov.br/seduc

E-mail: luannaduarte@gmail.com