A pergunta é uma rebelião a resposta, uma adaptação. O conhecimento deve provir muito mais das perguntas do que das respostas. “Conhecimento é uma representação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Para abrir as ciências sociais:
Letramento: um tema em três gêneros
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Paradigma da Gestão do Conhecimento
Epistemologia genética – Jean Piaget
Interação Homem-Máquina
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Curso Ciência, Tecnologia e Sociedade Aula 1 – Crise, novas tecnologias e mudança social Textos Hobsbawn e Castells.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Teorias Pedagógicas Contemporâneas
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Gestão de Arquivos: Mudar é preciso?
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Dimensões da Globalização
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
E o Espírito do Capitalismo
CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE DE COIMBRA
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
O aluno elaborando conceitos
Complexidade e currículo:por uma nova relação
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Teoria Geral de Sistemas
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
A Psicologia ou as Psicologias
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
Sociologia geral Introdução.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Ciência, tecnologia e sociedade
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Capítulo 1 A administração hoje.
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
FILOSOFIA.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Fundamentação teórica da Análise da Informação
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Complexidade, Tecnologia e sua presença no processo de representação da informação. Maria José Vicentini Jorente Dunia Llanes Padron.
BEHAVIORISMO RADICAL Behaviorismo Radical é uma filosofia do Comportamento Humano; Investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Max Weber.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos (Discurso proferido na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra no ano letivo de 1985/86)
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Somos todos seres sociais
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

A pergunta é uma rebelião a resposta, uma adaptação. O conhecimento deve provir muito mais das perguntas do que das respostas. “Conhecimento é uma representação necessariamente finita de uma complexidade presumidamente infinita.”

Complexidade, Tecnologia e sua presença no processo de representação da informação. Maria José Vicentini Jorente Dunia Llanes Padron

PÓS pós-industrialização (BELL, 1974). (meados do século XX - início do século XXI) pós-modernidade (LYOTARD, 1986), - capitalismo multi e transnacional -dissolução das principais narrativas ou meta narrativas do moderno -crise das ideologias -ecletismo representacional

Prefixo “pós”: continuidade Hibridez de formas, gêneros e recortes de estilos de diferentes culturas e cronologias convergidos: complexidade Modernidade disseminação massiva e unidirecional de informação E na Pós modernidade??

Consolidação do documento eletrônico nas interfaces computacionais Rompimento com o tradicional suporte documental e com o desenho (design) da informação praticado durante séculos Transformação dos processos técnicos e criativos de concepção, configuração, armazenamento, utilização e preservação da informação.

Formas hipertextuais de apresentação da informação interferiram nas interações dos indivíduos com a informação. criaram novas cognições e redesenho (reapresentação) da Cultura. as representações modificadas por essa estética veiculada nas Mídias da Web - e usadas como meio de disseminação de informação e de conhecimento de muitos para muitos - criaram novos planos de contato na rede de percepções e na cognição dos agentes.

Convergência das informações -estruturas sistêmicas complexas -novas formas representacionais e de apresentação da informação. Registros informacionais: reorganizados em variados padrões de compreensão.

Complexidade: qualidade do que é complexo - aquilo que encerra muitos elementos ou partes, que pode ser observável sob vários aspectos. A complexidade se expressa como uma inquietude. A ciência tenta definir a complexidade: vale-se da mudança e da relação entre os todos e suas partes. Na Ciência, portanto, a definição de complexidade relaciona-se à mudança das relações entre o todo e suas partes.

Na contemporaneidade escalabilidade das informações somou complexidade sistêmica ao processo comunicacional: muitos elementos ou partes Esta realidade é observável sob vários aspectos.

A complexidade, ao contrário da linearidade cartesiana, respeita as diversas dimensões dos fenômenos estudados. Comporta a incerteza, a falibilidade e a incompletude para responder à crise instalada nas ciências na segunda metade do século XX, principalmente com a pós-modernidade.

Teoria da complexidade Condição e método científico: Warren Weaver (início do século XX) Rearticula a fragmentação das disciplinas científicas pela sua constituição epistemológica durante a prevalência do cartesianismo A conclusão de que a desordem e o acaso estão presentes no universo e incorporados à própria evolução nos leva a aceitar a incerteza.

Do ponto de vista da Teoria da Complexidade: O todo organizado é sempre maior do que a soma das partes, devido ao principio da emergência. A emergência pode ser comprovada a partir de empirismo. A complexidade é reversível ao nível das partes e das interações que se produzem. Podemos, por exemplo, falar de interações entre indivíduos que produzem um todo social, retroagente ao nível individual para formatar os sujeitos de acordo com a linguagem, as dimensões sociais e a cultura.

Complexidade compreende processos de auto organização e de eco organização simultâneos, com constantes trocas de energia com o ambiente Necessidade do estabelecimento de uma ordem singularidades das diversas situações várias formas de ordem ligadas à idéias das interações diversas em ambientes e contextos diversos.

Complexidade na Ciência da Informação

Ciência da Informação como os arquivistas, bibliotecários e museólogos podem ser pós-modernos enquanto custodiadores e preservadores? A teoria da complexidade e suas metodologias podem ser auxiliares na compreensão e na resolução dos conflitos entre a custódia e o a pós-custódia.

Revolução causada pelo computador afeta a natureza da memória coletiva da sociedade (COOK, 2007) Revolução informática exige reorientação pós-moderna dos profissionais da informação Pela primeira vez, a sociedade ocidental não está produzindo, gerenciando e/ou salvando objetos físicos ou artefatos, mas sim tentando compreender e preservar padrões lógicos e virtuais que dão à informação a sua estrutura, o seu conteúdo e o seu contexto e, portanto, o seu significado como uma evidencia de atos e transações. Pela primeira vez não estamos produzindo, gerenciando e salvando coisas ou artefatos físicos, mas tentando compreender e preservar padrões lógicos e virtuais que dão à informação eletrônica sua estrutura, conteúdo e contexto e portanto seu significado como um arquivo ou como evidencia, desviando nossa atenção dos arquivos para o ato de arquivar (COOK, 2007, p. 402).

Novo paradigma pós-custodial: os profissionais da informação necessitam mudar o foco: 1. da informação para a busca do conhecimento e da compreensão; 2. das bases de dados para as bases de conhecimento; para a recontextualização das atividades; 3. do conteúdo para o contexto; 4. do resultado final para a intenção inicial de empoderamento; 5. do artefato (o arquivo, o livro, o objeto museológico) para o processo de criação atrás dele 6. para as ações, programas e funções por trás daqueles processos; 7. dos substantivos para os verbos 8. do texto para o contexto por trás ou através do texto ou da imagem