BIÓLOGO NO ENSINO Docente: Paulo César Gomes. Departamento de Educação UNESP – Instituto de Biociências / Botucatu - SP
Biólogo no Ensino: EMENTA (Sinopse do Conteúdo): Conhecimento das possibilidades de atuação do biólogo, na área de Educação e em atividades afins. OBJETIVOS: Possibilitar ao biólogo em formação o conhecimento do seu campo de atuação na área da Educação (Ensino) e em atividades afins (atividades educativas em museus, áreas de preservação ambiental, entre outras).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O biólogo como profissional da Educação; A atuação do biólogo no Ensino Fundamental; A atuação do biólogo no Ensino Médio;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A atuação do biólogo em Museus; A atuação do biólogo em Jardins Botânicos e Zoológicos; A atuação do Biólogo em Reservas Ambientais e Parques Nacionais
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Relatório de Visitas e Atividades; Trabalhos escritos; Auto-avaliação.
Técnicas de Ensino Aula expositiva; Seminários; Trabalho de Campo;
Critérios de Avaliação MF = (R + T + A) 3 Relatório de Visitas e Atividades (R) Trabalhos escritos (T) Auto-avaliação (A)
BIBLIOGRAFIA BÁSICA CARRIJO, I. L. M. Do professor “ideal(?)” de ciências ao professor possível. Araraquara – SP: JM Editora, 1999. 122 p. CARVALHO, W. (Org.) Biologia: o professor e a arquitetura do currículo.São Paulo: Articulação Universidade/Escola, 2000. 60 p. PENTEADO, H. D. Meio ambiente e formação de professores. São Paulo: Cortez, 1994. 120 p. SCHNETZLER, R. P., ARAGÃO, R. M. R. de (Org.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba – SP: CAPES/UNIMEP, 2000. 184 p. SONCINI, M. I., CASTILHO JR., M. Biologia. São Paulo: Cortez, 1991. 184 p.