CUSTO TOTAL/CUSTEIOS LOGÍSTICOS

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Transcrição da apresentação:

CUSTO TOTAL/CUSTEIOS LOGÍSTICOS LOGÍSTICA SEMANA 8 LOGÍSTICA (CLIENTES E CUSTOS) CUSTO TOTAL/CUSTEIOS LOGÍSTICOS

SERVIÇOS LOGÍSTICOS ORIENTADOS REVISÃO AULA ANTERIOR LOGÍSTICA SERVIÇOS LOGÍSTICOS ORIENTADOS PARA OS SERVIÇOS

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NO SISTEMA LOGÍSTICO Serviço é um bem de valor econômico que difere dos objetos materiais pela sua alta perecibilidade. Uma diária de hotel não utilizada perece a cada 24 horas. Um assento em uma viagem de ponte aérea não utilizada perece nos intervalos entre seus vôos para um mesmo lugar. SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NO SISTEMA LOGÍSTICO

ESTÁGIOS DA INOVAÇÃO Estabelecer o que se quer fazer (agenda). Fazer a combinação das oportunidades tecnológicas do mercado com os problemas identificados na organização. Ajustar e adequar o nível de complexidade segundo essas percepções. Informar. Criar rotina. CONTATO PESSOAL ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS, BUSCANDO-SE ESTABELECER CONFIANÇA.

NÍVEL DE SERVIÇOS Anteriormente as indústrias produziam e “empurravam” seus produtos ao mercado. Hoje quem “puxa” a cadeia produtiva e consequentemente a cadeia logística é o cliente. O FOCO ESTÁ EM UM DOS PRINCIPAIS CONCEITOS DA LOGÍSTICA: O NÍVEL DE SERVIÇO.

NÍVEL DE SERVIÇOS O sucesso ou o fracasso de qualquer organização será determinado pelo nível de valor dos serviços que ela oferece para o cliente e seus dois principais e fortes objetivos são:

NÍVEL DE SERVIÇOS Quatro elementos são importantes nesse processo de busca de melhoria do nível de serviço ao cliente. QUALIDADE CUSTO SERVIÇOS TEMPO Todos esses quatro elementos requerem um programa contínuo de melhoria, inovação e investimentos para garantir a continuidade da vantagem competitiva.

VALOR DOS SERVIÇOS É a logística que cuida de fazer com que os clientes possam prontamente se aproximar dos serviços que desejam. O sincronismo perfeito entre as capacidades do fornecedor em prestar o serviço e as necessidades do cliente de ser atendido é muito custoso. Quais são esses custos? MANUTENÇÃO ESTOQUES CUSTOS OPERACIONAIS MANUTENÇÃO DESCARTE

CUSTOS LOGÍSTICOS Os CUSTOS LOGÍSTICOS, são os custos de planejar, implementar e controlar todo o inventário de entrada (inbound), em processo e de saída (outbound), desde o ponto de origem até o ponto de consumo.

CTL = CI + CL + CPPI + CA + CT ANÁLISE DO CUSTO TOTAL O gerenciamento logístico é útil para identificar os problemas surgidos em diferentes níveis operacionais.Os processos básicos de Logística apresentam de forma agrupada as atividades necessárias para alcançar o objetivo maior, que é poder fornecer o produto adequado no momento desejado e no tempo certo (JIT). Essas atividades podem ser expressas na seguinte equação: CTL = CI + CL + CPPI + CA + CT CTL = Custo total das atividades de logística CI = Custo de Inventário CL = Custo do Lote CPPI = Custo de Processamento de Pedidos e Informação CA = Custo de Armazenagem CT = Custo de Transporte

LEAD TIME (CONCEITO) “Lead Time é um espaço ou intervalo de tempo requerido para realizar um processo ou uma série de operações”. No contexto logístico, Lead Time é o tempo entre o reconhecimento da necessidade até o recebimento do material.

TIPOS DE LEAD TIME LEAD TIME DE COMPRA: é o tempo entre a identificação da necessidade até o recebimento do material. LEAD TIME DE PRODUÇÃO: é o tempo entre a chegada do material no centro de trabalho até a entrega do mesmo no almoxarifado de produto acabado. LEAD TIME DE SEPARAÇÃO: é o tempo entre o recebimento da ordem de separação até a entrega dos materiais no centro de trabalho. LEAD TIME OU CICLO DE DESENVOLVIMENTO: é o tempo entre a identificação da necessidade até o início da produção de um novo produto.

CROSS DOCKING Nas entregas em grandes centros urbano, devido as imposições de restrições a circulação de veículos de grande porte, impedindo-os de efetuar as entregas são utilizados grandes veículos que descarregam seus produtos em determinados armazéns. A diferença entre o MODELO TRADICIONAL e o CROSS DOCKING é que no modelo tradicional as mercadorias chegavam e eram armazenadas até solicitadas pelos clientes, a produção era realizada para estoque e empurrada para o cliente. No cross docking as mercadorias chegam (just in time) na medida em que o cliente já as solicitou ou está em vias de as solicitar, pelo que são imediatamente processadas e enviadas, eliminando assim a necessidade de armazenagem.

OBJETIVOS DO CROSS DOCKING Redução de estoques. Redução do tempo para as operações de movimentação dos materiais dentro das próprias zonas de armazenagem ou dos centros de distribuição. Redução dos períodos de tempo desde a recepção dos pedidos do cliente até à entrega (REDUÇÃO DO “LEAD TIME”). Redução de custos, melhorias em termos de eficiência e eficácia da gestão de todo o processo logístico.

MILK RUN DE SUPRIMENTO O modelo MILK RUN (MR) ou rota do leite surgiu como alternativa para a concentração ou consolidação de um volume adequado de materiais, possibilitando a redução de custos com estoques e transporte que impacta diretamente no custo do produto final. O MR permite às indústrias manter seu nível de estoque muito baixo, ou seja, quase zero. Constitui-se numa estratégia que envolve um transportador que coleta a produção de vários fornecedores e os entrega de uma só vez.

MILK RUN DE SUPRIMENTO No sistema MR, a montadora está encarregada de coletar as peças diretamente nas empresas fornecedoras ou contratar terceiros, cujos custos de transporte ficam a cargo da própria montadora. O principal objetivo do MR é reduzir custos logísticos de abastecimento por meio de economias de escala e racionalização das rotas, bem como aumentar a confiabilidade do processo. A lógica desse modelo é ter um sistema de suprimento com roteiros e horários definidos para as coletas de materiais junto aos fornecedores, cujo processo é ilustrado na figura.

OUTSOURCING OUTSOURCING é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal: ”OUT” = “FORA” e “SOURCE” OU “SOURCING” = “FONTE”. Ou seja, está relacionado com a utilização estratégica de fontes externas de mão de obra de uma empresa. Basicamente, falar em outsourcing significa falar em “TERCEIRIZAÇÃO”, termo mais conhecido no Brasil. É a ação tomada pelo gestor de uma empresa em obter mão de obra de uma fonte externa à organização.

OUTSOURCING Esta ideia está relacionada com o conceito de subcontratação de serviços, geralmente relacionada às atividades meio de uma empresa, e nunca à sua atividade fim. Isso quer dizer que uma empresa pode terceirizar algumas atividades de seu processo produtivo, por exemplo, mas nunca o procedimento que dará origem ao seu produto final. O outsourcing está ligado também à ideia de parceria de negócios, onde uma empresa contrata outra para auxiliá-la em seus processos, atuando como uma parceira durante o seu processo produtivo.

VANTAGENS OUTSOURCING Reduzir os gastos com determinadas atividades. Aproveitar o conhecimento (know-how) que a empresa contratada possui em determinados serviços. Agilizar alguns processos e facilitar a gestão da empresa. Reduzir o seu custo e aumentando a lucratividade da empresa. Transferir parte da responsabilidade da empresa para terceiros.

DESVANTAGENS OUTSOURCING Não atendimento dos objetivos estabelecidos, sejam com relação ao desempenho das equipes contratadas ou à redução de custos desejada. Perda de controle do gestor em alguns procedimentos, reduzindo assim a segurança que tem em suas atividades internas. Aumento da dependência da empresa de parceiros externos, o que pode trazer problemas com relação a prazos e qualidade de materiais utilizados. A empresa contratada não possui todo o know-how esperado, fazendo com que a contratação seja desfeita.

ATIVIDADES Síntese: Planejar a produção, calculando os respectivos custos, é algo que permite visualizar se estes estão elevados, pensando-se instrumentos logísticos para reduzi-los, quando for o caso. Atividade Complementar: Pesquisar o sítio: http://hermes.ucs.br/ccea/dece/jmrocha/EconomiaI/CustosdeProducao.pdf Na Próxima Semana: Conversaremos sobre as atividades vitais para a obtenção de suprimentos, com vistas a dinamizar o fluxo logístico.