RESOLUÇÃO – 505 ANEEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Elétrica A PIPI PSPS CICI CSCS RESOLUÇÃO – 505 ANEEL Prof. Aloísio de.

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RESOLUÇÃO – 505 ANEEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Elétrica A PIPI PSPS CICI CSCS RESOLUÇÃO – 505 ANEEL Prof. Aloísio de Oliveira Outubro/2007

RESOLUÇÃO – 505 ANEEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Elétrica CLASSIFICAÇÃO DA TENSÃO DE ATENDIMENTO Classificação da Tensão de Atendimento(TA) Faixa de variação da Tensão de Leitura (TL) em relação à Tensão Contratada (TC) Adequada 0,93 TC ≤ TL ≤ 1,05 TC Precária 0,90 TC ≤ TL < 0,93 TC Crítica TL 1,05 TC

RESOLUÇÃO – 505 ANEEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Elétrica INÍCIO ENTRADA DA RECLAMAÇÃO  AGÊNCIA  AGÊNCIA VIRTUAL  OUVIDORIA / ANEEL  OPERAÇÃO – entrada informal Reg. : Programa 1ª Medição TURMA: Realiza medição instantânea Agência ? Reg. : Cadastra reclamação no GST S N Envia carta ao cliente informando:  Data da medição  Valor a ser cobrado  Data da entrega resultado medição. Legenda: Cadastro da Etapa no GST pela Regional

RESOLUÇÃO – 505 ANEEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Elétrica Reclamação Procedente? N Solução Imediata ? TURMA: Instala Medição de UM dia Reg. : Descarrega e Analisa o resultado da medição TURMA: Instala Medição de SETE dias Reg. : Descarrega e Analisa o resultado da medição Resultado Procedent e? Reg. : Envia carta ao Cliente comunicando improcedência da reclamação e da cobrança na fatura (CORREIO). Prazo <=30 dias FIM Tensão Normalizada? Reg. : Envia carta ao Cliente informando normalização (CORREIO) Prazo <=30 dias FIM S N S N N S Reg.: Finaliza no GST Medição 7 dias? Avisa cobrança. N S Cliente: Assina documento de visita, constatando a improcedência da reclamação. Prazo <=30 dias S

RESOLUÇÃO – 505 ANEEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Elétrica Reg. : Envia carta ao Cliente comunicando a procedência da reclamação (CORREIO) Prazo <=30 dias TURMA: Instala medição de SETE dias Reg.: Descarrega e Analisa o resultado da medição Tensão Normaliza da Reg. : Envia carta ao Cliente informando a normalização (CORREIO) FIM S N Reg. : Programa 2ª Medição MANUT/ PROJ: SOLUÇÃO DA VTF O Órgão responsável pela solução cadastra os custos no SAP Reg. : Envia pedido de Solução  MANUTENÇÃO  PROJETO MANUT/ PROJ: Encaminham Resposta à Regional, informando a data da solução. TURMA: Medição Instantânea (No máx dia seguinte ao término dos prazos ) DRP <= 90 dias (2007) DRC<= 15 dias (2007) Tensão Normaliza da TURMA: Informa a situação à Regional Reg. : Envia solicitação de novo atendimento S N DBO: Finaliza no GST

RESOLUÇÃO – 505 ANEEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Elétrica FIM

RESOLUÇÃO – 505 ANEEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Elétrica

RESOLUÇÃO – 505 ANEEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Elétrica Art. 16. Quando de medições de tensão por reclamação e/ou amostrais o valor do indicador DRP superar o valor de DRPM, este definido conforme art. 24 desta Resolução, a concessionária deverá adotar providências para regularizar a tensão de atendimento, observando, no máximo, os seguintes prazos: I- 180 (cento e oitenta) dias até 31 de dezembro de 2004; II- 120 (cento e vinte) dias a partir de janeiro de 2005;e III- 90 (noventa) dias a partir de janeiro de Parágrafo único. Os prazos referidos no “caput” deste artigo terão seu início a partir da data da comunicação do resultado da medição ao consumidor, nos casos de medições oriundas de reclamação e, a partir do término da leitura, nos casos de medições amostrais. CLASSIFICAÇÃO DOS PRAZOS PARA REGULARIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE TENSÃO (i) Precário

RESOLUÇÃO – 505 ANEEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Elétrica Art. 17. Quando de medições de tensão por reclamação e/ou amostrais for constatada a existência de DRC superior ao DRCM, este definido no parágrafo único do art. 24 desta Resolução, a concessionária deverá adotar providências para regularizar a tensão de atendimento, observando, no máximo, os seguintes prazos: I-45 (quarenta e cinco) dias até 31 de dezembro de 2004; II-30 (trinta) dias a partir de janeiro de 2005 até dezembro de 2006; e III-15 (quinze) dias a partir de janeiro de Parágrafo único. Os prazos referidos no “caput” deste artigo terão seu início a partir da data da comunicação do resultado da medição ao consumidor, nos casos de medições oriundas de reclamação e, a partir do término da leitura, nos casos de medições amostrais. CLASSIFICAÇÃO DOS PRAZOS PARA REGULARIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE TENSÃO (ii) Crítico

RESOLUÇÃO – 505 ANEEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Elétrica Art. 20. A partir de 1º de janeiro de 2005, expirados os prazos estabelecidos nos arts. 16, 17 e 18 desta Resolução e detectada a não regularização dos níveis de tensão para os casos de medição por reclamação, será calculada uma compensação a quem tiver sido submetido ao serviço inadequado e àqueles atendidos pelo mesmo ponto de entrega, de acordo com a fórmula a seguir: DA COMPENSAÇÃO PELO SERVIÇO INADEQUADO onde: k1 = 1; k2 = 4, para unidades consumidoras atendidas em Baixa Tensão; k2 = 2, para unidades consumidoras atendidas em Média Tensão; k2 = 1, para unidades consumidoras atendidas em Alta Tensão; DRP = valor % do DRP, apurado na última medição; DRPM = valor % do DRPM; DRC = valor % do DRC, apurado na última medição; DRCM = valor % do DRCM; k3 = valor líquido da fatura de energia elétrica ou do encargo de uso do sistema de distribuição, referente ao mês de apuração. DRP = Duração Relativa da Transgressão de Tensão Precária DRPM = Duração Relativa da Transgressão Máxima de Tensão Precária DRC = Duração Relativa da Transgressão de Tensão Crítica DRCM = Duração Relativa da Transgressão Máxima de Tensão Crítica

RESOLUÇÃO – 505 ANEEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Elétrica § 3º Até a publicação dos valores da parcela correspondente ao uso do sistema de distribuição, discriminados das tarifas de fornecimento, o valor do coeficiente “k3” deverá ser calculado considerando o valor líquido da fatura de energia elétrica referente ao mês da apuração, no caso de consumidores cativos. § 4º Após a publicação dos valores da parcela correspondente ao uso do sistema de distribuição, discriminados das tarifas de fornecimento, o valor do coeficiente “k3” deverá ser calculado considerando os encargos de uso do sistema de distribuição referentes ao mês da apuração, tanto para consumidores cativos como para consumidores livres. § 6º O valor da compensação a consumidor cativo deverá ser creditado na fatura de energia elétrica do mês subseqüente ao término dos prazos de regularização estabelecidos nos arts. 16 e 17 desta Resolução. DA COMPENSAÇÃO PELO SERVIÇO INADEQUADO

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