Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS

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Transcrição da apresentação:

Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS Núcleo de apoio as pessoas com Necessidades Educacionais Especiais NAPNE - CAMPUS SERTÃO – IFRS Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS

INSTITUCIONALIZAÇÃO O NAPNE do Campus Sertão foi institucionalizado através da Portaria nº 133, de 14 de abril de 2009. Atualmente tem 12 integrantes, sendo 7 técnicos administrativos e 5 professores.

ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Um aluno com Transtorno de Aprendizagem (Dislexia) no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio: AÇÕES: - Contato permanente com o aluno e com a família para mapear as reais dificuldades; - Exposição do caso para o grande grupo de professores, a psicopedagoga do aluno realizou uma palestra na escola; - Contato individual com os professores da turma, especialmente com os professores das matérias que o aluno relata mais dificuldade.

ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS AÇÕES: - Indicação, aos professores, de técnicas simples que podem estar reduzindo as dificuldades dos alunos. RESULTADOS: - Alguns professores já realizaram adaptação de provas. - Conseguimos estabelecer uma relação produtiva com o aluno e a família. O aluno nos procura quando tem dificuldades. A família nos liga, realizamos uma reunião após o primeiro Conselho de Classe. - O aluno foi, no primeiro Conselho de Classe, “Destaque” da turma.

ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DIFICULTADORES E RESULTADOS A SEREM PERSEGUIDOS: - Percebemos que o aluno apresenta baixa confiança em sua capacidade, pensa que vai mal nas avaliações e acaba indo bem.

ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Um aluno com Prótese no Curso Superior de Agronomia. Para este aluno não está sendo necessário ações específicas, pois, até o momento, ele consegue desenvolver todas as atividades inerentes ao curso.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO NAPNE EM 2010 Além das ações específicas inerentes a aprendizagem do aluno com Dislexia, que em nosso entendimento, deve ser o principal objetivo do NAPNE neste momento, desenvolvemos as seguintes atividades: Reuniões mensais do grupo; O Campus foi sede da Olimpíada regional das Apaes (ação de extensão); O Campus iniciará a construção do Centro de Equoterapia (ação de extensão); Encaminhamento, aos Coordenadores dos cursos de Formação de Professores, de memorando informando a obrigatoriedade da disciplina de LIBRAS para o reconhecimento dos Cursos.

DIFICULDADES ENCONTRADAS Estava planejado para o ano de 2010 a realização de palestras mensais sobre a temática inclusão escolar, porém, com o processo de expansão, em que outras atividades passaram a fazer parte da rotina do Campus (reuniões de grupos de pesquisa, ensino e extensão após as reuniões pedagógicas) tornou-se difícil encaixar essas palestras em horários que não atrapalhem as aulas e que estejam dentro do horário de trabalho dos professores; Diferentes conceitos e/ou entendimentos acerca do que é a inclusão escolar e quem são os sujeitos desse processo.

DIFICULDADES ENCONTRADAS Ainda não temos uma sala específica para o NAPNE, dificultando a criação de uma identidade; Os integrantes do NAPNE não têm, institucionalizado, carga horária para se dedicarem ao NAPNE (planejamento, reuniões, e demais atividades), estão ligados a diversos setores e dedicam apenas o tempo que “sobra”, quando sobra, ao NAPNE; Diferentes conceitos e/ou entendimentos acerca do que é a inclusão escolar e quem são os sujeitos desse processo.

OBRIGADO! Fabiane Vanessa Breitenbach Educadora Especial e Mestranda em Educação – UFSM Técnico em Assuntos Educacionais Coordenação Geral de Ensino Presidente do NAPNE – CAMPUS SERTÃO