Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
PLANO DE TRABALHO DO PlanejaSUS PARA O ESTADO DA BAHIA
Secretaria de Estado da Saúde
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
OFICINA DE TRABALHO “RIPSA NO SEU ESTADO”
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
“O Perfil dos Conselhos Municipais de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo e Mecanismos de Acompanhamento do Relatório de Gestão Regional”. O TRABALHO.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Programa Telessaúde Brasil
PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SISPACTO SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA (SESAB)
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Foco de Atuação: Atenção Básica
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CURSO MICROPOLÍTICA DA GESTÃO E TRABALHO EM SAÚDE.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Psicologia e Segurança Pública
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Sistema de Apoio a construção do Relatório Anual de Gestão SARG-SUS
Comissão de EJA de Alagoas
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
Atuação dos agentes de Controle Social
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Goiânia, junho de 2013 ♦ Relat ó rio Anual de Gestão - RAG ♦
PORTARIA 2344 de 06 de outubro de 2009 ASPLAN /GASEC.
Encontro Estadual do PMAQ
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
CURSO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E SIOPSwww.cosemsmg.org.br REUNIÃO COSEMS – FEVEREIRO 2010 MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Grupo Aspectos Gerenciais Componentes: Andrea-Deges /MS,Vânia /AC,Carmem /SP, Janete /SC,Maria da Conceição /AM, João /AP,Elizabete /DF.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO SECRETARIA EXECUTIVA DE REGULAÇÃO EM SAÚDE OFICINAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Abril, 2010.
Programa de Capacitação à Distância COSEMS/MG José Maurício Lima Rezende Secretário de Monte Santo de Minas e Presidente do COSEMS/MG.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
O Processo de Planejamento PlanejaSUS - Foi regulamentado pela Portaria nº 3085 de 1/12/2006 Lei 8080 de 19/09/1990 Lei 8142 de 28/12/1990 Atuação continua,
Transcrição da apresentação:

Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia ASPLAN /GASEC

Objetivo Contribuir para a institucionalização da prática de Planejamento nas instâncias gestoras do SUS-Ba, através da qualificação de gestores e técnicos envolvidos no processo de elaboração dos instrumentos de gestão - Plano Plurianual (PPA), Programação Anual de Saúde (PAS) e Relatórios de Gestão (RAG).

Resgate Histórico Processo de Planejamento Estadual Planejamento como dispositivo Rede Planejamento como dispositivo de Educação Permanente

Planejamento como Dispositivo Rede Formação da Rede Estado Âmbito central e âmbito regional Município

Planejamento como dispositivo de Educação Permanente Cursos de Qualificação em Planejamento – Parceria MS/SES/COSEMS/ISC-UFBA - 2007/2008. Seminário sobre Planejamento em Saúde no Estado da Bahia – Agosto - 2009.

Seminário sobre Planejamento em Saúde no Estado da Bahia – Proposta: Socializar o desenvolvimento do processo de Planejamento no Estado; Promover orientações básicas para construção dos instrumentos de planejamento; Divulgar os Cursos de Capacitação em Planejamento nas nove macrorregiões.

Cursos de Capacitação em Planejamento Parceria SESAB / ISC-UFBA/ COSEMS Período: Setembro a Novembro/ 2009 Clientela: Gestores e Técnicos das Secretarias Municipais de Saúde; Local de realização dos Cursos: Municípios-sede das 9 macrorregiões de saúde

Cursos de Capacitação em Planejamento – Objetivos: Identificar e discutir a proposta de institucionalização do planejamento no âmbito do SUS, considerando o contexto histórico e político da construção nos níveis municipal, estadual e nacional; Caracterizar a prática de planejamento em cada município, identificando seus limites e possibilidades;

Cursos de Capacitação em Planejamento – Objetivos: Discutir as características dos documentos básicos a serem elaborados no processo de planejamento municipal: PPA, PAS e RAG; Identificar e fazer uso de métodos, técnicas e instrumentos de gestão, monitoramento e avaliação para implantação de planos e programas de saúde com base o planejamento situacional e programação em saúde;

Cursos de Capacitação em Planejamento A seleção levará em conta os seguintes critérios : a) Formação de nível superior; b) Ser servidor, preferencialmente efetivo das Secretarias Municipais de Saúde; c) Estar atuando na área de Planejamento em Saúde;

Cursos de Capacitação em Planejamento Inscrição: Secretaria Acadêmica da Escola Estadual de Saúde Pública – EESP Período: De 20 de agosto a 15 de setembro de 2009

A inscrição exigirá a entrega dos seguintes documentos: Ficha de inscrição; Declaração do Prefeito/ Secretário solicitando a inscrição; Termo de Compromisso do participante; d) Cédula de Identidade Civil; e) Diploma de Graduação ou Atestado de Conclusão do Curso; f) Carteira de registro no Conselho Profissional; g) Preferencialmente comprovação de vínculo institucional.

Estratégias - Curso de Capacitação em Planejamento O curso ocorrerá na sede das nove macrorregiões de saúde obedecendo a lógica do perfil regional; A pactuação feita com o COSEMS favorecerá a uma interlocução com os Colegiados de Gestão Microrregional; Subsidiar a construção dos instrumentos de gestão pelos municípios;

Conteúdo Programático Reproduz em linhas gerais os objetivos e conteúdo programático do Curso PlanejaSUS desenvolvido pelo ISC/ MS 2007/2008, adequando os conteúdos ao perfil da clientela prevista, enfatizando-se o aprendizado de conceitos, métodos e instrumentos de planejamento, programação e avaliação que possam ser utilizados na elaboração dos Planos Municipais de Saúde e demais instrumentos de gestão do SUS, conforme estabelecido no Pacto de Gestão.

Desdobramentos do Curso de Capacitação em Planejamento Institucionalização do Planejamento - troca de experiências; Consolidação de uma rede de fortalecimento da gestão municipal,regional e estadual; Desenvolvimento de um processo de educação permanente em saúde.

sesab.asplan@saude.ba.gov.br Obrigado! Contatos: Telefones: 3115-4343 3115-4287