NOVAS CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto CNJ SREI Sistemas de Registro Eletrônico Imobiliário
Advertisements

Busca de testamento On-line
NOÇÕES GERAIS DO EXTRAJUDICIAL
CTPS- CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL
FILIAÇÃO E INSCRIÇÃO.
Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Prof. Luciel Henrique de Oliveira Trabalho 6 - Alexsandra Amicucci.
DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CÓDIGO PADRÃO SINTEGRA – INSCRIÇÃO ESTADUAL. EQUIPE Cleverson Ferreira Danielle Angelo Juliana Cintra Karina Cunha Patrícia Santiago.
CPF Equipe: André Fabiano Priscila Rodolfo
FUNDAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS DO PARANÁ - FESP Curso Administração – 4º Ano Prof. Érico Oda CÓDIGO PADRÃO Matricula CEI EQUIPE: ANDRÉ DUCCI FAUSTO STAUB.
Registro Geral - RG.
CERTIDÕES, AVERBAÇÕES E ANOTAÇÕES
PROVIMENTOS Nº 2 e 3 DO CNJ: CERTIDÕES UNIFORMIZADAS
II SEMINÁRIO REGISTRAL CIVIL
ENCONTRO DE TRABALHO REGISTRAL CIVIL - MARCIO RAPHAEL DE ARAUJO SANTOS NIGRO - CURITIBA, MARÇO DE 2010.
V SEMINÁRIO REGISTRAL CIVIL - COMUNICAÇÃO DIGITAL-
CNPJ- CADASTRO PADRÃO Equipe: Luciana Quintino da Silva
Patricia Beatriz Fabris
REGISTROS PÚBLICOS TEMA: REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS
REGISTROS PÚBLICOS AULA 05 TEMA: PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE REGISTRAL DATA: 23/03/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES EQUIPE: ANTONIO IANOWICH FILHO e PÚBLIO.
Selos Eletrônicos Estado do Amazonas.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis 2013
REGISTRO DE IMÓVEIS “repositório de informações e centro para onde convergem todos os elementos referentes à propriedade imobiliária” (Caio Mario da Silva.
GESTÃO DINÂMICA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Juízes-Corregedores: 2 Assessores Correicionais: 12 Motoristas: 2
CADASTRO DO SEGURADO ESPECIAL Brasília, 18 de novembro de 2009 Instituto Nacional do Seguro Social.
© Setembro, 2009 Fonte: Portal da Saúde Programa Nascer Cidadão.
Benefícios.
Corregedoria-Geral da Justiça
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
INVENTÁRIO E PARTILHA EXTRAJUDICIAL (INVENTÁRIO ADMINISTRATIVO)
APRESENTAÇÃO MARINGA Curitiba, 09 de dezembro de 2009 CURITIBA, 25 DE JUNHO DE 2009.
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
Cobrança Registrada / Cobrança Não Registrada
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
CPF (Cadastro de Pessoa Física)
Trabalho de Sistema de Informação Profº Érico Oda.
C.N.A.B. CENTRO NACIONAL DE AUTOMAÇÃO BANCÁRIA.
ORIGEM Com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500, surgiu a primeira correspondência oficial ligada ao País.
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
EQUIPE DAIANE CRISTINA NUNES MAURICIO P. NASCIMENTO SUZANNA K MELLO OLIVEIRA VIVIANE PAULA FEYH.
CÓDIGO PADRÃO INSCRIÇÃO ESTADUAL CURITIBA 2009.
DIREITO CIVIL – FAMÍLIA.  HABILITAÇÃO DE CASAMENTO  VIA INTERNET PROJETO DE LEI DO SENADOR. ALUIZIO MERCADANTE PROPÕE AOS NOIVOS ENVIAREM OS DOCS PARA.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 2- Deveres dos registradores e CNPJ.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2 – Parte Geral do Código de Normas no RCPN Aula 5 – Atendimentos especiais, certidões, documento de.
Inventário e Partilha extrajudiciais Lei /07
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Documentos para matrícula (Resumo) ENSINO TÉCNICO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
EQUIPE ANDRÉ TOCARSKI FERNANDA RODRIGUES HELEN TIENE JOELTON CRISTO
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
EQUIPE AGLAIA P. SANTANA LILIAN L. MORAES LUCIANE M. MARQUES.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
RECIVIL Módulo 6 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
ADOÇÃO SILVIA OZELAME RIGO MOSCHETTA. ADOÇÃO Previsão legislativa Previsão legislativa - arts a 1619 do Código Civil; - arts a 1619 do Código.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5- Registro de Casamento Aula 4- Casamento religioso com efeito civil, casamento em moléstia grave,
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 4 – Registro de Nascimento Aula 4 – Registros especiais de nascimento.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5 - Registro de Casamento Aula 1 - Disposições iniciais, impedimentos e causas suspensivas.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 6 - Registro de Óbito Aula 1 – Competência, prazos e declarantes do óbito.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 4 – Registro de Nascimento Aula 1 - Disposições iniciais, prazos, competências, declarantes e registro.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária.
SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS A prática do atos notariais e o novo Código de Normas da CGJ/SC.
PLANO DE REDUÇÃO DE DEMANDAS ATUAÇÃO CONJUNTA DBENEF E PROCURADORIA TREINAMENTO CONCESSÃO DE PENSÃO POR MORTE CÔNJUGE/COMPANHEIRA.
NÚCLEO IV Luiz Henrique Bonatelli Julho de ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.
DECLARAÇÃO DE NASCIDO VIVO DNV
Transcrição da apresentação:

NOVAS CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL Administração de Sistemas de Informações NOVAS CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL Alunas: Denise da Silva Freitas Luciana Fernandes Bueno Rafaela Faria Divenka Profº: Érico Oda

Origem Certidões de Registro Civil; Registro: Para efeitos legais, um cidadão comparece a um cartório para declarar um nascimento, óbito ou casamento, o resultado será a lavratura de um termo. Certidão: É um documento no qual o Oficial do cartório certifica que o registro encontra-se devidamente lavrado nos livros sob sua responsabilidade.

Tipos de Registros Registro de emancipação; Registro de interdição; Registro de ausência; Registros de inscrição de sentenças de separação; Registro de opção de nacionalidade brasileira; Registro de transcrição de nascimento de brasileiro, ocorrido no exterior; Registro de transcrição de casamento de brasileiro, realizado no exterior; Registro de transcrição de óbito de brasileiro, ocorrido no exterior.

Novas Certidões O Provimento 03, de 17/11/09 do CNJ determinou que a partir de 1º de janeiro de 2010, novos modelos para emissão das Certidões de Nascimento, de Casamento, de Óbito. Os novos modelos de certidões foram desenvolvidos pelos juízes da Corregedoria Nacional de Justiça, vinculada ao Conselho Nacional de Justiça. Com a padronização espera-se, evitar erros, falsificações, fraudes e, ainda, contribuir na redução do sub-registros.

Modelo Antigo TERMO

Modelo Novo

Modelo Novo Nas três Certidões – Nascimento, Casamento e Óbito, os números estão sob o título “MATRÍCULA”, logo abaixo do nome do indivíduo que está sendo registrado; É um número composto por 32 algarismos; A título de exemplo é utilizada imagem da Certidão de Nascimento;

Composição I) Os 6 primeiros números, correspondem ao Código Nacional da Serventia; Deve ser obtido no site do CNJ, pelos Cartórios de Registro Civil. II) O 7º e 8º números, correspondem ao Código do Acervo; “01” para acervo próprio e “02” para os acervos até 31/12/2009. A partir de 01/01/ 2010 utilizarão o código da serventia incorporada e o código de acervo 01;

Composição III) O 9º e 10º números, correspondem ao número relativo ao Serviço de Registro Civil das pessoas naturais; Código 55 é o número relativo ao serviço. IV) O 11º, 12º, 13º e 14º números, correspondem ao Ano do Registro do qual se extrai a certidão; Ano do registro deve conter 04 dígitos.

Composição V) O 15º número da matrícula corresponde ao Tipo do Livro de Registro; 1: Livro A (Nascimento); 2: Livro B (Casamento); 3: Livro B Auxiliar (Casamento Religioso com efeito civil); 4: Livro C (Óbito); 5: Livro C Auxiliar (Natimorto); 6: Livro D (Registro de Proclamas); 7: Livro E (Demais atos relativos ao registro civil ou livro E único); 8: Livro E (Desdobrado para registro especifico das Emancipações); 9: Livro E (Desdobrado para registro especifico das Interdições);

Composição VI) O 16º, 17º, 18º, 19º e 20º números, correspondem ao Número do Livro; Número do livro deve conter cinco dígitos (exemplo: 00234). VII) O 21º, 22º e 23º números,correspondem ao Número da Folha do Registro; Número da folha do registro, com três dígitos.1

Composição VIII) O 24º, 25º, 26º, 27º, 28º, 29º e 30º números, correspondem ao Número do Termo na respectiva folha; Número do termo na respectiva folha em que foi iniciado, com sete dígitos (exemplo 0000053). IX) O 31º e 32º números, correspondem aos dígitos verificadores da matrícula. Formado automaticamente por meio de programa fornecido pelo CNJ.

Sistema de Gerenciamento e Órgão Regulador O Conselho Nacional de Justiça, é o responsável pelo programa “Justiça Aberta”, que elabora o número da serventia este pode ser obtido gratuitamente por meio do seguinte endereço eletrônico: www.cnj.jus.br/corregedoria/ O número de serventia deve ainda ser utilizado para toda e qualquer comunicação junto ao CNJ.

Vantagens e Benefícios Redução do tempo de trabalho, o índice de erros e aumento da agilidade na emissão das certidões; Dificulta a duplicidade de documentos, fraudes, falsificações; Obrigatoriedade do registro do numero da Declaração de Nascido Vivo (DNV) permitirá o cruzamento de dados, identificando as regiões, estados e cidades do Brasil com menor índice de registro de nascimento, bem como ajudará a reduzir o número de crianças (e até de adultos) sem o documento; O tamanho do documento pode variar: pode ser o tradicional ou um menor;

Vantagens e Benefícios

Certidões Antigas X Novas Certidões Nas Certidões antigas não havia um padrão oficial; Existia a necessidade de se manter campos obrigatórios de pai e mãe; Nas certidões novas, haverá um espaço para observações, onde o oficial do cartório poderá fazer anotações sobre a vida da pessoa.

Conclusão A implantação das novas certidões possuem vantagens significativas em comparação as antigas, pois proporcionam maior segurança e controle na emissão das mesmas. A padronização das certidões e a disponibilidade dos dados via internet em todos os cartórios, integra o sistema de registros no Brasil, unificando em um banco de dados todas as informações, tornando o sistema mais confiável. O grande desafio do CNJ é conseguir que todos os cartórios sejam informatizados à ponto de se conseguir pedir a segunda via de um documento em qualquer cartório do pais.

Referências Bibliográficas www.cnj.jus.br/corregedoria, Acesso em: 23/10/2010; www.jusbrasil.com.br, Acesso em: 23/10/2010; www.arpensp.org.br, Acesso em: 20/10/2010; www.certidao.com.br, Acesso em: 20/10/2010; www.novascertidoes.com.br/, Acesso em: 19/10/2010.

NOVAS CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL Dúvidas Obrigada

NOVAS CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL Administração de Sistemas de Informações NOVAS CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL Alunas: Denise da Silva Freitas Luciana Fernandes Bueno Rafaela Faria Divenka Profº: Érico Oda