Apropriação dos Resultados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Compreendendo os resultados do SAERJ/2011
Advertisements

Projetos de Aprendizagem
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Avaliação de cursos VRAC/CONSULTEG/CPA Direções de faculdade e coordenação de cursos 2008.
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Secretaria da Educação e Cultura
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Avaliação educacional em larga escala
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Avaliação Educacional Externa
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Secretaria Municipal de Educação Núcleo de Avaliação de Políticas Educacionais PROALFA 2010 Resultados 3º ano do Ensino Fundamental RME BETIM.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Avaliação Educacional Externa
Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Avaliação Educacional Externa
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
DESENHO DO.
Oficina de Apropriação de Resultados
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Oficina de Apropriação de Resultados – Sispae 2013
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
Contexto de atuação do CME
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Subsecretaria de Informações e Tecnologias
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Atividade complementar 04 e 05
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
Período de Aplicação - PROVA BRASIL
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014.
Os PCN e o Ensino Médio.
REPLANEJAMENTO 2015.
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Departamento de Educação Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Avaliação Docente: Selma Daltro Discentes: Adriana, Aline, Elisione Fabiana Brandão, Iane.
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO RENDIMENTO ESCOLAR
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
Planejamento de Ensino
Considerações iniciais
Devolutiva dos resultados
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Transcrição da apresentação:

Apropriação dos Resultados SIMAVE Ciclo de Avaliação de 2009 Apropriação dos Resultados Resultados Gerais Análise de Itens

O Simave é composto por três programas de avaliação. ? O que é o Simave? É o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, responsável pelo desenvolvimento de programas de avaliação integrados. O Simave é composto por três programas de avaliação.

O Proalfa, o Proeb e o Paae

Quais os objetivos do Simave/Proeb? Produzir um diagnóstico do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Quais as dimensões de avaliação?

Formulação e Reformulação do Projeto Pedagógico Para que serve esse diagnóstico? Secretaria de Educação e Regionais Subsidiar as instâncias administrativas na tomada de decisão e elaboração de políticas publicas Políticas educacionais voltadas para a qualidade e equidade Escola Subsidiar as propostas de intervenções pedagógicas e administrativas Formulação e Reformulação do Projeto Pedagógico

Qual a aplicabilidade dos resultados? MELHORIA DA EDUCAÇÃO EQUIDADE MICRO DIMENSÃO Prática Pedagógica MACRO DIMENSÃO Políticas Públicas Qual a aplicabilidade dos resultados?

diagnóstico, é possível: Com as informações do diagnóstico, é possível: O acompanhamento, ao longo do tempo, da qualidade da educação ofertada. O monitoramento do desempenho dos alunos. A identificação de fatores intra e extra-escolares que interferem no desempenho dos alunos. Fortalecer as condições necessárias para uma educação mais justa e inclusiva.

Como os resultados chegam às escolas?

O que foi avaliado? Língua Portuguesa Matemática

Língua Portuguesa 5ª Ano do Ensino Fundamental

13 blocos de itens com 13 itens cada Como os testes foram organizados? 13 blocos de itens com 13 itens cada = 169 itens 26 testes diferentes Cada caderno com três blocos de itens, sendo um deles comum com outro caderno

Resultados da Escola Escola à vista...

Ex. de uma escola 5º ano EF Língua Portuguesa

Ex. de uma escola 5º ano EF Língua Portuguesa

Ex. de uma escola 5º ano EF Língua Portuguesa

Resultados do Estado 5º ano EF Língua Portuguesa

Como interpretar os resultados? Escala de Proficiência

8% = 6 1 45% = 35 34% = 25 13% = 9 0% = 0