Eugenio García ARTech Workflow: moda, re-branding, ou necessidade real?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Sistemas de Informações Gerenciais
Habilitando Processos “People-Ready” através do Business Process Management (BPM) Este modelo é um esboço de uma apresentação comum a respeito de uma parte.
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Engenharia de Software
UML Visões – Parte 2.
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
Processos de Software Introdução
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
IDÉIAS QUE USAM O PENSAMENTO SISTÊMICO
BPM(Gerenciamento de processos de negócios)
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Tipo de Trabalho: Estágio Supervisionado Após a criação do pacote com a versão 3.1 do jBPM, surgiu.
BPMO Escritório de Processos
Automação de Processos
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
RUP - Cap. 2 – Os 4 P’s (Pessoas, Projeto, Produto e Processo)
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Fundamentos de Engenharia de SW
Automação de Processos
Aluno: Lucas Bucci da Silveira Orientador: Carlos Roberto Lopes
Enterprise Architecture Validation Edgar Nunes Diogo LopesGrupo 1 Francisco Santos.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
iColabora Solução web para gestão de processos de negócios
Introdução a Programação
Tecnologia em Gestão do Conhecimento
Nova solução CRM da Riosoft
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Gildo de Almeida Leonel
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Análise e Projeto de Sistemas
FACULDADE DOS GUARARAPES
Desenvolvimento Rápido de Aplicação (RAD)
Gerenciamento de conteúdo e automação de processos de trabalho com o novo 2007 Microsoft Office system.
O que há de novo no GXflow Eugenio García GXflow Project Manager
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Modelagem de Processos de Negócio
Professora Cláudia Abreu Paes
O que é BPM? O que é GeneXus BPM suíte? Gerardo Pizarro Eugenio Garcia
Linguagem de Modelagem Unificada
Sistemas de Informações Geográficas: História e Definições
1 Planeamento:PSI > gera PDI,PDS,PDSI, Redesenho da organização com os SI Redesenho da organização através do planeamento e desenvolvimento dos SI Planeamento.
Shark: um engine de workflow estensível baseado na especificação WfMC.
Sistemas de Informação Prof Paulo Germano. Sistemas de Informação Um sistema de informação é um conjunto de componentes relacionados que recebe, trata,
Gestão do Conhecimento e da Informação
Gestão da Qualidade de Projeto
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Memória de Aula 1 Prof Alfredo Senger
Engenharia de Software
Disciplina: Inteligência Artificial
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Evolução da Tecnologia da Informação
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Mapeamento e Padronização de Processos
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

Eugenio García ARTech Workflow: moda, re-branding, ou necessidade real?

História ●A idéia de automatizar os processos de negócios através de Tecnologías da Informação data de 1968: ●"Think about [a] modern data processing [system]. [It] represents a perceptible process, that is [..] connected with the business process and accompanies - or even controls - this process during various segments." * * Fuente: Nordsieck, F.: Betriebsorganisation. Lehre und Technik. 2nd revised and enhanced edition, Stuttgart ●A idéia de automatizar os processos de negócios através de Tecnologías da Informação data de 1968: ●"Think about [a] modern data processing [system]. [It] represents a perceptible process, that is [..] connected with the business process and accompanies - or even controls - this process during various segments." * * Fuente: Nordsieck, F.: Betriebsorganisation. Lehre und Technik. 2nd revised and enhanced edition, Stuttgart 1972.

História ●A investigação na automatização dos processos se torna importante entre 1975 e 1985 ●O foco da investigação era “reduzir a complexidade na interface dos sistemas dos usuários, controlar o fluxo da informação e melhorar a eficiência dos processos”* * Fuente: Ellis, C. A.; Nutt, G. J.: Office Information Systems and Computer Science. In: ACM Computing Surveys, 12 (1980) 1, pp ●A investigação na automatização dos processos se torna importante entre 1975 e 1985 ●O foco da investigação era “reduzir a complexidade na interface dos sistemas dos usuários, controlar o fluxo da informação e melhorar a eficiência dos processos”* * Fuente: Ellis, C. A.; Nutt, G. J.: Office Information Systems and Computer Science. In: ACM Computing Surveys, 12 (1980) 1, pp

Contexto do problema ●Não existe um foco nos processos de negócio ●O conhecimento dos processos pertence às pessoas ●Os processos são ineficientes ●Não existem ferramentas de seguimiento e de controle ●A lógica dos processos está embebida na lógica das aplicações ●As aplicações são mais rígidas e difíceis de manter ●Não existe um foco nos processos de negócio ●O conhecimento dos processos pertence às pessoas ●Os processos são ineficientes ●Não existem ferramentas de seguimiento e de controle ●A lógica dos processos está embebida na lógica das aplicações ●As aplicações são mais rígidas e difíceis de manter

Como definimos um processo de empresa? ●“É um conjunto de um ou mais procedimentos ou atividades diretamente ligadas, que coletivamente realizam um objetivo do negócio, normalmente dentro do contesto de uma estrutura organizacional que define papéis funcionais e relações entre os mesmos.” WFMC (Workflow Management Coalition) ●“É um conjunto de um ou mais procedimentos ou atividades diretamente ligadas, que coletivamente realizam um objetivo do negócio, normalmente dentro do contesto de uma estrutura organizacional que define papéis funcionais e relações entre os mesmos.” WFMC (Workflow Management Coalition)

Como definimos Workflow? ●” É a automatização dos processos que usamos todos os dias para levar a cabo nosso negócio. Uma aplicação de Workflow torna automática a seqüência de ações, atividades, ou tarefas usadas para executar o processo, incluindo o acompanhamento do estado de cada instância do processo, bem como as ferramentas para manejar o próprio processo” Marshak, 1994 ●” É a automatização dos processos que usamos todos os dias para levar a cabo nosso negócio. Uma aplicação de Workflow torna automática a seqüência de ações, atividades, ou tarefas usadas para executar o processo, incluindo o acompanhamento do estado de cada instância do processo, bem como as ferramentas para manejar o próprio processo” Marshak, 1994

Processo de Empresa (o que se entende que vai acontecer) Workflow Management Systems (controla os aspectos automatizáveis dos processos de empresa) Definição do Processo (uma representação do que se entende que vai acontecer) É administrado por É definido em um Instância do Processo (uma representação do que atualmente está ocorrendo) Work Items (tarefas designadas a um participante do Workflow) Aplicações Invocadas (ferramentas/aplicações usadas para suportar uma atividade) Atividades manuais (não são administradas como parte do sistema de Workflow) Atividades Atividades automatizadas Instâncias de Atividades Inclui uma ou mais ó As quais podem ser Durante a ejecução são representadas por y/ó As quais incluem Usado para criar e administrar vía Composto por Conceitos de Workflow

Ciclo de vida Modelagem Desenvolvimento Execução Avaliação Workflow Management System Build time: definição de processos Run time: controle de processos e interação de atividades

GXflow: componentes Motor de Workflow Inbox Administração e auditoria Knowledge Base GeneXus Process Modeler GXPM Metadados de Workflow Base de dados operativa Aplicações GXplorer Estatísticas Data Warehouse

Modelagem do processo ●Linguagem natural para modelar os processos ●Estandarização (UML) ●Visão clara do processo ●Melhor entendimento do Negócio ●Melhora a documentação dos sistemas ●Linguagem natural para modelar os processos ●Estandarização (UML) ●Visão clara do processo ●Melhor entendimento do Negócio ●Melhora a documentação dos sistemas GeneXus Process Modeler Modelagem

Desenvolvimento: Menos programação ●Eliminamos o manejo da gestão dos processos de nossos programas ●Mapeamento das tarefas de forma autom á tica, seguindo as regras dos processos de neg ó cio ●Simplifica mudanças nos processos ( Menor custo e menos tempo) ●Subprocessos – Simplifica o desenho. ●Eliminamos o manejo da gestão dos processos de nossos programas ●Mapeamento das tarefas de forma autom á tica, seguindo as regras dos processos de neg ó cio ●Simplifica mudanças nos processos ( Menor custo e menos tempo) ●Subprocessos – Simplifica o desenho. Desenvolvimento

Desenvolvimento: GeneXus ●Integração com GeneXus ●Criar objetos desde o GXPM ●Tipo de dados Workflow ●Evolução tecnológica ●Multiplataforma ●Integração com GeneXus ●Criar objetos desde o GXPM ●Tipo de dados Workflow ●Evolução tecnológica ●Multiplataforma Desenvolvimento

Desenvolvimento: Interface de programação ●WFMC Asociación Workflow Management Coalition ●Esta interface é desenhada através das Workflow APIs (WAPI). ●Conjunto de funções que permitem acessar e modificar dados de workflow, e disparar funções do motor de workflow. ●WFMC Asociación Workflow Management Coalition ●Esta interface é desenhada através das Workflow APIs (WAPI). ●Conjunto de funções que permitem acessar e modificar dados de workflow, e disparar funções do motor de workflow. Desenvolvimento

Execução: Inbox Bandeja de entrada 1. Tomar uma tarefa 2. Executá-la 3. Dá-la por finalizada 4. Gerar uma nova tarefa Programa GeneXus Determinar tarefa sucesora Motor de Worklow Execução

Avaliação: Processos mais eficientes ●Informação estatística ●Acompanhamento de todos os passos ●Deadlines ●Redesignação de tarefas ●Informação estatística ●Acompanhamento de todos os passos ●Deadlines ●Redesignação de tarefas GXplorer Estatísticas Data Warehouse Avaliação

Conclusão ●O uso de tecnologia de Workflow nos ajuda a: ●Ter uma linguagem natural para modelar os processos ●Separar a lógica de controle do fluxo de nossas aplicações ●Programar menos, nos concentramos em desenvolver o que devem resolver nossas aplicações ●Obter uma aplicação mais flexível e preparada para as mudanças ●Avaliar a eficiência dos processos ●O uso de tecnologia de Workflow nos ajuda a: ●Ter uma linguagem natural para modelar os processos ●Separar a lógica de controle do fluxo de nossas aplicações ●Programar menos, nos concentramos em desenvolver o que devem resolver nossas aplicações ●Obter uma aplicação mais flexível e preparada para as mudanças ●Avaliar a eficiência dos processos

A forma mais fácil de desenhar, otimizar e documentar os processos do seu negócio Muito obrigado