Crédito Imobiliário e Minha Casa, Minha Vida São Paulo - 20/03/14
Mercado Imobiliário Cenário Caixa Minha Casa, Minha Vida Feirão
Saldo de financiamentos Posição 07/03 O mercado brasileiro cresce de forma acelerada. Fonte: ABECIP
Crédito Imobiliário x PIB Fonte: ABECIP Crescimento substancial nos últimos anos e ainda temos espaço para seguir crescendo.
Crédito Imobiliário x PIB 67% 12% 148% 17% 11% 20%
Endividamento das Famílias tem se ampliado, mas, ao se excluir o crédito imobiliário, verifica-se uma acomodação. Fonte: SUPLA/GECEN (*) dados inferidos a partir das contratações da CAIXA Endividamento das Famílias
7 Em relação a outros países, endividamento das famílias brasileiras ainda está em patamar reduzido O nível de endividamento das famílias brasileiras, em percentual do PIB, em comparação com o PIB per capita está abaixo do nível de endividamento médio para a sua renda. Há espaço para crescer. Em relação a outros países, endividamento das famílias brasileiras ainda é baixo. Endividamento das Famílias
Em relação a outros países, endividamento das famílias brasileiras ainda está em patamar reduzido Endividamento por tipo de crédito
9 Migração de Classes de Renda
as garantias de crédito imobiliário no Brasil fonte: MC Kinsey O crescimento do crédito imobiliário será sustentado por uma demanda de 27 milhões de habitações nos próximos 10 anos, principalmente nas faixas de menor renda. Demanda imobiliária no Brasil 62%
Existe Bolha Imobiliária? - Aumento dos preços - Ociosidade dos imóveis comerciais - Diminuição da demanda - Elevada dívida familiar - Aumento se refere à recomposição dos preços - Imóveis destinados à moradia - Elevado déficit habitacional - Baixa relação crédito x PIB - Imóveis destinados ao MCMV - Relação LTV em torno de 65% - Regras de governança sólidas - Securitização do crédito ainda incipiente - Correspondentes são meros prestadores de serviço
10,00 % 9,00 % 9,72 % 8,80 % 8,53 % Déficit Habitacional
Componentes do Déficit Habitacional
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Contratação Anual Posição 07/03 A CAIXA aplicou mais de R$ 300 BILHÕES em habitação nos últimos 3 anos e celebrou mais de 4,2 MILHÕES de contratos.
Contratação CAIXA Posição 13/03
Contratação CAIXA Posição 13/03
Inadimplência Posição: 31/12/2013 Fonte: CAIXA
MARKET SHARE
LTV Posição: 31/12/2013 Fonte: CAIXA
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MCMV - Modalidades FAIXARENDAINSTRUMENTOSMODALIDADESFONTE 1 Até R$ 1.600,00 Subsídio quase integral + Retorno beneficiário Empresas/FAR Entidades/FDS Mun. até 50 mil hab. Rural Grupo 1 OGU 2 Até R$ 3.275,00 Subsídio + Financiamento com Fundo Garantidor e barateamento do seguro FGTS Rural Grupo 2 OGU + FGTS 3 R$ 3.275,00 até R$ 5.000,00 Financiamento com Fundo Garantidor e barateamento do seguro FGTS Rural Grupo 3 FGTS
Minha Casa, Minha Vida Posição: 28/02/14
Obras e Entregas Posição: 28/02/14
Quadro Contratações Posição: 19/03/14
Propostas FAR em SP ( u.h.)
Município sem contratação
Conjunto de Ações Entrega educativa Apoio e Orientação pós entrega Comunicação institucional com parceiros Canais de divulgação e transparência Pesquisa de percepção dos beneficiários
Acionamentos (mar/2013 a fev/2014) Por meio do Programa De Olho na Qualidade do Minha Casa Minha Vida, a CAIXA realizou mais de 239 mil atendimentos, sendo que aproximadamente 77% referem-se a pedidos de informações e orientações gerais do programa; Os acionamentos sobre possíveis danos físicos no imóvel representaram 2% do total de unidades habitacionais entregues.
Reclamações Mais Incidentes - Brasil
Satisfação dos Beneficiários
Satisfação (Faixa 2) 72% (média) Nota 5 e 4
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Feirão da Casa Própria CAPITALDATA DO EVENTO SÃO PAULO02 a 04/05 FORTALEZA16 a 18/05 CURITIBA16 a 18/05 RECIFE16 a 18/05 RIO DE JANEIRO16 a 18/05 SALVADOR16 a 18/05 BELEM16 a 18/05 BELO HORIZONTE16 a 18/05 BRASILIA16 a 18/05 CAMPINAS23 a 25/05 FLORIANÓPOLIS23 a 25/05 PORTO ALEGRE23 a 25/05 UBERLANDIA23 a 25/05 E diversas Feiras regionais ao longo de Maio e Junho
Novo perfil do comprador Venda especializada Produtos adaptáveis Crédito disponível 24 horas Terceirização dos canais de captação Ciclo de originação Crédito pré aprovado Preços de acordo com cesta de serviços Relacionamento como diferencial Plataformas altamente tecnológias Registro eletrônico Consolidação da portabilidade Diferencial: qualidade do atendimento Entregar o que o cliente espera Proporcionar a melhor experiência
OBRIGADO!!! (61)