Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all © World Energy Council 2009 A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO MUNDO Norberto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Advertisements

Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
0 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ADENE – Agência para a Energia Maio de 2010.
Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores
Nova Tecnologia: E- Flex
BIOMASSA Energia alternativa.
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento.
Módulo 5: Meio Ambiente e os Usos Finais de Energia
Maria Olívia de Souza Ramos
Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas
Repensando a Logística
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
O PAPEL DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS EMPRESARIAIS
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
Redes elétricas inteligentes - como desenvolver uma infraestrutura para o século 21 Greenpeace projeta mensagens a favor de uma revolução energética, baseada.
Reunião CTPIn - Março Agenda O que é o BNDES FEP? Principais Objetivos do Estudo Setores Modelo de Equilíbrio Geral Alumínio Cimento Siderurgia.
INFORMATIVO IRANI ESPECIAL
André Oliveira.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
O Transporte e as Mudanças Climáticas no Estado do Rio de Janeiro
Perspectivas Globais da energia solar
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Combustões completas e incompletas
Panorama Mundial da Eficiência Energética
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Biocombustíveis Enquadramento Legal BENTO DE MORAIS SARMENTO.
ENERGIA, TRABALHO, POTÊNCIA
TEMOS TODO GÁS.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
Estimativa de Emissão de GEE do Setor de Transporte Rodoviário.
Treinamento do SINERCOM
Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. Desenvolvimento econômico Processo de mudança social que pode conduzir à satisfação das necessidades humanas,
A Solução de Pigou P = CMg privado + CMg social Concorrência perfeita:
Norberto de Franco Medeiros
Eficiência energética e energia renovável
BIODIESEL.
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Energy Storage for Sustainable Development
TERCEIRO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA LATINO- AMERICANA. Geopolítica e Geonegócios da energia no terceiro milênio. Prerrogativas e.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Os diferentes níveis de desenvolvimento
POTENCIAL A SER EXPLORADO
Energia Eólica Junho / 2015.
Introdução à Macroeconomia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
Economia Verde ECONOMIA VERDE 1.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Produção e Crescimento
10 de maio 2015 Região Energética Maraú Conceito / 10 de maio 2015.
ITH. Quem somos  2500 profissionais  70 anos de experiência  Atuação no setor de energia – Indústria do petróleo – Indústria química – Indústria de.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Energia Mundial. Desenvolvido por: As ferramentas de última geração de Interativo Climático ajudam as pessoas a ver o que funciona para resolver os maiores.
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 1º semestre de 2008 Superintendência de Abastecimento Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2008.
Slide 1 / 22 2/6/2016 PEA2200 Aula 8: Eficiência Energética e Uso Racional de Energia PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Aula 4 – Eficiência.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC A Política Industrial para o Setor Automotivo Brasília – 23 de novembro de 2011.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all © World Energy Council 2009 A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO MUNDO Norberto Medeiros, Presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Mundial da Energia

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA? Redução do uso de energia para um determinado serviço Mudanças tecnológicas e fatores não-técnicos Energia usada para produzir uma unidade de PIB (Produto Interno Bruto) As reduções do uso de energia não são consideradas eficiência energética

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all UMA GAMA DE OPORTUNIDADES Mudança de comportamento, escolhas individuais Tecnologias eficientes e de baixo custo Muitas oportunidades no Setor Residencial 70% nos países em desenvolvimento Transferência de tecnologia, capacidade de desenvolvimento

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all TENDÊNCIAS DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all TENDÊNCIAS DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA A indústria impulsiona o desenvolvimento nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) Tendências de conversão na indústria devido a globalização Movimento comercial no Setor de Transporte Aumento rápido e contínuo do uso de energia nas residências A intensidade de energia no Setor de Serviços está aumentando

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all TENDÊNCIAS DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Triplicar os níveis de intensidade energética nas regiões do mundo O aumento do PIB com menos energia resulta em enorme quantidade de conservação de energia a nível mundial Em regiões menos desenvolvidas, a intensidade de energia está reduzindo, moderadamente, se excluirmos a biomassa Aproximadamente 20% do desenvolvimento em eficiência energética de uso final é contrabalançado pelo aumento de perdas na conversão A eficiência energética na geração de energia térmica está melhorando, lentamente, a nível mundial.

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all TENDÊNCIAS DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA As intensidades finais de energia estão, de modo geral, convergindo e reduzindo com o desenvolvimento econômico As mudanças na estrutura econômica também influenciam as intensidades finais de energia: o Setor de Serviços requer seis vezes menos produção de energia por unidade de valor agregado do que a indústria Existem muitas disparidades no Setor de Transporte entre as regiões, com referência a tendências da intensidade de energia Alguns sinais interessantes em alguns países da OCDE, com a estabilização do uso de energia no Setor de Transporte

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all TENDÊNCIAS DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA O consumo de energia per capita nas residências está aumentando e apresenta diversas tendências Um quinto da população mundial corresponde a cerca de 60% das emissões de dióxido de carbono no mundo As emissões de dióxido de carbono provenientes da combustão de energia dobraram desde 1990, em países não OCDE Ásia Geralmente, as emissões de dióxido de carbono aumentam em ritmo mais devagar do que a produção

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all TENDÊNCIAS DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Emissões de dióxido de carbono per capita

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all Europa Total do suprimento de energia primária da Europa 81,1 Exajoules Total de energia final50,2 Exajoules As medidas anteriores já estão ultrapassadas 20% de redução do potencial de demanda de energia até 2020 Um bom exemplo para o mundo com 25% do potencial de conservação de energia

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all O que a Europa está fazendo? Sistema de Aquecimento e Resfriamento Recuperação de calor residual Parcerias Público Privadas O aumento de 6% no uso de Sistema de Aquecimento = - 9,3% de dióxido de carbono Produção Combinada de Calor e Eletricidade Usina de cogeração de energia na Bélgica abastece residências 60 usinas de Produção Combinada de Calor e Eletricidade para o Setor de Papel e Celulose

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all O que a Europa está fazendo? Resíduos Urbanos para Produzir Energia O forno de Cimento da Usina Cuneo do Grupo Buzzi Unicem da Itália 20% de energia proveniente de resíduos urbanos toneladas de dióxido de carbono por ano Pneus de Baixa Resistência a Rolagem Os pneus consomem 20% da energia utilizada para mover um carro Introdução da silica em % dos pneus de automóveis no mercado de reposição da Europa

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all O que a Europa está fazendo? Treinamento em Auto Escolas Redução do consumo de combustível de até 25% para cada motorista, após o treinamento 10% a longo prazo Potencial de redução de 50Mt de dióxido de carbono até 2010 Unidades Avançadas de Vidro Isolante 1m 2 de vidro duplo isolante = +25 k de CO 2 A reposição de 1m 2 de vidro simples de isolamento por vidro duplo de isolamento = -91 k de CO 2 por ano Recuperação de CO 2 em menos de quatro meses

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all O que a Europa está fazendo? Motores Eficientes 65% da energia no Setor Industrial da União Europeia 90% pode ser reduzido apenas ajustando a velocidade do motor 10% equipado com unidade de velocidade variável Iluminação 14% da eletricidade na União Europeia 2/3 baseados em tecnologia antiga, menos eficiente

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all Instrumentos de Política para Eficiência Energética de Veículos Pedágio Rotulagem de veículos pelo consumo de combustível e emissões de dióxido de carbono Reciclagem de veículos Biocombustíveis Medidas Fiscais em Veículos - Imposto sobre a compra de veículos - Taxa de registro de veículos - Imposto de combustíveis

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all Impostos Anuais sobre Carros

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all Índice de imposto de gasolina em relação ao imposto de renda para litros por PIB per capita

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all Países da União Europeia com rigorosas obrigações referentes a Eficiência Energética PAÍSEMPRESACLIENTES ELEGÍVEIS META ESTABELECIDA POR:ADMINISTRADOR Bélgica-Região Flamenca (Flandes) uma das regiões que compõem a Bélgica junto com a Valônia e a Região de Bruxelas Distribuidores de Energia Setor Residencial, Indústria e Serviços sem intensidade de energia Governo da Região Flamenca França Todos os Fornecedores de Energia Todos exceto Esquema de Comércio de Emissões da União Europeia Governo Itália Distribuidores de Gás e Energia Todos inclusive o Setor de Transporte Governo Regulador (AEEG) Autorità per l´energia e il Gas Reino Unido Distribuidores de Gás e Energia Apenas ResidencialGovernoRegulador (Ofgem) Irlanda Empresa Estatal de Energia da Irlanda (ESB) Todos exceto o Setor de Transporte ReguladorRegulador (CER) Dinamarca Distribuidores de Eletricidade, Gás e Aquecimento Todos exceto o Setor de Transporte Governo Autoridade de Energia da Dinamarca

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all Detalhes das Atuais Obrigações de Eficiência Energética da União Europeia PAÍS META DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIAQUANTIDADE TAXA DE DESCONTOCUSTO (M€/ANO)PENALIDADECOMÉRCIO Bélgica-Região Flamenca (Flandes) uma das regiões que compõem a Bélgica junto com a Valônia e a Região de Bruxelas Energia Primária Anual 0,58TWh por anonão se aplica25,8 10Euros/MWh desperdiçado + multa desqualificado para subsídio Não França Energia Fornecida Constantemente 54TWh em 3 anos4%200 20Euros/MWh desperdiçado Sim Itália Energia Primária Acumulada 33,7TWh no 5º ano0%90 Relacionada a inconformidade Sim Reino Unido Energia Fornecida Constantemente Preço do Carbono3,5%570 Relacionada a quantidade desperdiçada Somente entre Fornecedores Irlanda Energia Fornecida Constantemente 0,24TWh anual0%3 Provável redução de subsídio não se aplica Dinamarca Energia Fornecida Constantemente 0,12TWh por ano6%20 não se aplica

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all Conclusões e Recomendações Incentivos fiscais Estrutura institucional estável Pacotes de medidas Parcerias Público Privadas Regulamentação aplicada adequadamente Setor Público deve dar o exemplo Certificação e teste

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all Conclusões e Recomendações Envolvimento dos países em desenvolvimento Abarcar todas as áreas com potencial para conservação de energia Necessidades diferentes dos países sob medida Coordenação internacional Integrar a eficiência energética em todas as políticas Avaliação através de indicadores

Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all Conselho Mundial da Energia O Conselho Mundial da Energia proporciona um fórum único para a discussão e troca de experiências entre diversos países e acionistas facilitando, assim, a introdução e o planejamento das políticas e medidas de eficiência energética