PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Elisa Maria de Assis
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Escolhendo o nosso Futuro
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Conceitos e Gerações de EAD
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA? José Manuel Moran
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
E-books e o futuro do conteúdo em EAD
FORMAÇÃO CONTINUADA II
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Introdução à Educação à distância
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Capacitação de Professores Daniela Lopes Soluções Pearson.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Laboratório de Ensino a Distância
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  espaço estratégico nas políticas públicas para o ensino superior;  destaque para a.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Papel do Tutor em EAD.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Como Utilizar a Internet na Educação
" Resultados do uso de e-learning em Instituições de Educação Superior" Elisa Wolynec
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
O QUE ESTAMOS ENSINANDO NAS UNIVERSIDADES PARA OS ATUAIS E FUTUROS PROFISSIONAIS. ESMERALDA RIZZO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE SÃO PAULO, 27 DE.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Conheça a competição O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição educacional entre estudantes universitários brasileiros, realizada pelo Sebrae,
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE José Manuel Moran e-mail jmmoran@usp.br www.eca.usp.br/prof/moran

A EAD desafia a educação presencial Planejamento mais detalhado, visível, executado e avaliado Trabalhar em equipe Equilíbrio entre atividades individuais e grupais Combinação de tempos, espaços, atividades presenciais e virtuais Flexibilidade curricular

O impacto da EAD na educação presencial Os vinte por cento a distância: uma primeira etapa Implantação de algumas soluções de EAD no presencial A progressiva flexibilização do currículo

A gestão integrada de diferentes espaços/tempos de aprendizagem Sala de aula como ponto de partida e de chegada Ambientes presenciais conectados: pesquisa, simulações, ambientação tecnológica Ambientes virtuais interconectados: leituras, pesquisa, projetos, comunicação, publicação Ambientes culturais, profissionais, inclusivos e experimentais integrados ao projeto pedagógico

Caminhos da educação on-line no Ensino Superior Criar a cultura da educação on-line em professores, alunos e nas instituições Começar com algumas disciplinas semi-presenciais e avançar para propostas curriculares flexíveis Experimentar em cada área de conhecimento e em cada instituição qual é o ponto de equilíbrio entre o presencial e o virtual Experimentar o ponto de equilíbrio de cada curso a distância (gestão do virtual e do presencial)

A progressiva integração de sistemas presenciais e a distância O melhor do presencial e do virtual O melhor do individual e do grupal Do on-line e do off-line Do texto, som e imagem O melhor de cada mídia integrado em um conjunto equilibrado de atividades de aprendizagem

Tendências na educação Menos horas em sala de aula presencial e mais atividades diferenciadas e integradas em diferentes espaços e tempos Espaços e tempos ricos, variados e renovados de aprendizagem Menos escrita e mais conversa juntos virtualmente Muitos tipos de cursos, aulas, orientações, projetos, assessorias, serviços

Tendências na educação Revalorização dos poucos momentos presenciais Menor poder dos organismos reguladores Intercâmbio maior de organizações acadêmicas e corporativas, nacionais e estrangeiras Reorganização, por ociosidade, de muitos campi presenciais

Dificuldades para a mudança rápida na educação Cultura educacional burocrática, cartorial, autoritária Professores e alunos reproduzem modelos tradicionais Sociedade brasileira muito desigual no acesso, formação, oportunidades A dificuldade de aprender de forma integrada, profunda, ética, humanizadora

José Manuel Moran www.eca.usp.br/prof/moran jmmoran@usp.br