PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE José Manuel Moran e-mail jmmoran@usp.br www.eca.usp.br/prof/moran
A EAD desafia a educação presencial Planejamento mais detalhado, visível, executado e avaliado Trabalhar em equipe Equilíbrio entre atividades individuais e grupais Combinação de tempos, espaços, atividades presenciais e virtuais Flexibilidade curricular
O impacto da EAD na educação presencial Os vinte por cento a distância: uma primeira etapa Implantação de algumas soluções de EAD no presencial A progressiva flexibilização do currículo
A gestão integrada de diferentes espaços/tempos de aprendizagem Sala de aula como ponto de partida e de chegada Ambientes presenciais conectados: pesquisa, simulações, ambientação tecnológica Ambientes virtuais interconectados: leituras, pesquisa, projetos, comunicação, publicação Ambientes culturais, profissionais, inclusivos e experimentais integrados ao projeto pedagógico
Caminhos da educação on-line no Ensino Superior Criar a cultura da educação on-line em professores, alunos e nas instituições Começar com algumas disciplinas semi-presenciais e avançar para propostas curriculares flexíveis Experimentar em cada área de conhecimento e em cada instituição qual é o ponto de equilíbrio entre o presencial e o virtual Experimentar o ponto de equilíbrio de cada curso a distância (gestão do virtual e do presencial)
A progressiva integração de sistemas presenciais e a distância O melhor do presencial e do virtual O melhor do individual e do grupal Do on-line e do off-line Do texto, som e imagem O melhor de cada mídia integrado em um conjunto equilibrado de atividades de aprendizagem
Tendências na educação Menos horas em sala de aula presencial e mais atividades diferenciadas e integradas em diferentes espaços e tempos Espaços e tempos ricos, variados e renovados de aprendizagem Menos escrita e mais conversa juntos virtualmente Muitos tipos de cursos, aulas, orientações, projetos, assessorias, serviços
Tendências na educação Revalorização dos poucos momentos presenciais Menor poder dos organismos reguladores Intercâmbio maior de organizações acadêmicas e corporativas, nacionais e estrangeiras Reorganização, por ociosidade, de muitos campi presenciais
Dificuldades para a mudança rápida na educação Cultura educacional burocrática, cartorial, autoritária Professores e alunos reproduzem modelos tradicionais Sociedade brasileira muito desigual no acesso, formação, oportunidades A dificuldade de aprender de forma integrada, profunda, ética, humanizadora
José Manuel Moran www.eca.usp.br/prof/moran jmmoran@usp.br