Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
Advertisements

Interface Humano-Computador
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
Elaboração de questionários e instrumentos de coleta de dados
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB Noções de Engenharia de Software.
Comunicação e Coordenação
Modelos conceituais de interação
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Avaliações analíticas
Introdução à avaliação
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO A interface de software deve ser projetada para atender as necessidades e os desejos do usuário Por que o usuário.
Testes de usabilidade e Estudos de Campo
Roteiro de Pesquisa Roteiro NÃO é questionário
Pesquisa Descritiva Adriana Ferreira Angelane Moraes Catarine Carvalho
Definição e critérios de elaboração
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Diagramas de Sequência e Comunicação
O processo de pesquisa de mercado
5. Como fazer o gerenciamento de software? Objetivo: entender a idéia de gerenciamento aplicada ao processo de desenvolvimento de sotware e obter uma noção.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 12. Estados Objetivo: compreender a notação do diagrama de estados.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
PROJETO DE PESQUISA PROPOSTA OBJETIVO PÚBLICO ALVO OU UNIVERSO
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
Práticas Investigativas
O questionário no desenvolvimento da prática investigativa
2.1. O USO MERCADOLÓGICO DA DISCUSSÃO EM GRUPO c
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
EAD Pesquisa de Marketing Para Decisões
Modelos conceituais de interação
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS

MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
Coletando informações
O trabalho de campo.
Administração de Marketing II Profª. Drª. Louise Lage.
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Elaboração de instrumentos de coletas de dados
Entrevista.
Formas de vencer a resistência potencial a uma Avaliação Geralmente os administradores, gerentes e encarregados de formular políticas vêem a avaliação.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Organização, Sistemas e Métodos
Técnicas de Coleta de Dados
Entrevista. Muito utilizada nos estabelecimentos de saúde, na área clínica Os profisionais de saúde rotineiramente entrevistam seus pacientes/clientes.
Técnicas de Coleta de Dados
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Prática Investigativa 2
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Observação Direta Intensiva e Observação Direta Extensiva
Questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto. Para se elaborar um.
Coleta de dados Entrada no Campo.
Entrevista.
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
PROFESSORA RITA A. ANDRADE
PESQUISA QUALITATIVA MÉTODOS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
Coleta de dados questionário.
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Pesquisa de Mercado Profª. Ms. Rosani Gardin.
Transcrição da apresentação:

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Você costuma fazer perguntas aos usuários sobre a interface antes de entregar o produto? Você faz perguntas a especialistas sobre a interface? Qual é a melhor maneira de fazer perguntas a usuários e especialistas sobre a interface? Como essas perguntas ajudariam a construir melhores programas?

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO ENTREVISTAS Podem ser entendidas como “conversações com um propósito” –Dependem das questões para serem entrevistas –Dependem do tipo de método usado para serem entrevistas Tipos –Não-estruturadas (open-ended) –Estruturadas –Semi-estruturadas –Entrevistas em grupo

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Metas e questões definem os tipos escolhidos –Qual seria o tipo adequado para obter as primeiras impressões do usuário sobre uma nova idéia de design? –Qual seria o tipo adequado para obter retorno do usuário sobre uma características particular do layout? Cuidados para uma entrevista –Evitar perguntas longas –Evitar perguntas compostas –Evitar jargões e linguagens técnicas –Evitar perguntas tendenciosas –Ter cuidado com tendências inconscientes

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Passos –1) Introdução – esclarecer os porquês e assegurar questões éticas –2) Aquecimento – perguntas fáceis e diretas –3) Sessão principal – sequência lógica e progressiva quanto à dificuldade –4) Sessão de descanso – para aliviar a tensão –5) Sessão de encerramento Condução –Comportamento e hábitos adequados –De acordo com a carta de consentimento –Cuidados com o equipamento –Registro exato de como as respostas foram dadas

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Entrevistas não-estruturadas –Perguntas abertas... –mas de acordo com um plano ou uma agenda –Vantagem: geram dados muito ricos –Limites: a análise exige mais tempo e é mais complicada –Pontos principais: Certificar-se do uso de uma agenda ou framework Estar preparado para novas linhas de investigação Cuidar da aceitação do entrevistado Cuidar das questões éticas Cuidado para não colocar idéias Indicar o início e o final de uma entrevista Ordenar logo os dados

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Entrevistas estruturadas –Com perguntas pré-determinadas –Úteis quando as metas são entendidas –Questões podem ser lidas e selecionadas Entrevistas semi-estruturadas –Combina estruturadas e não-estruradas –Para ter consistência é preciso um roteiro básico –Cuidados para não influenciar, mas ao mesmo tempo deve-se sondar e encorajar –O entrevistador inicia com questões pré-planejadas e faz com que o entrevistado estenda a fala: “Que sites você frequenta com mais frequência?”... “Por que?”... (resposta ressalta outro site)... “Por que você citou este?”

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Entrevistas em grupo –Uso de grupos focais (3 a 10 pessoas) –Amostra de um grupo que compartilha características semelhantes –Como seria a formação de grupos de usuários que usam o site do CEFET? –Vantagem: possibilitar que questões diferentes e sensíveis sejam levantadas (assume-se que indivíduos desenvolvem opiniões dentro de um contexto social conversando com outros) –Uma agenda é pré-determinada –Grupos de foco parecem ter validade maior porque o método é estendido e as descobertas parecem confiáveis –Limites: administração da condução e dificuldades de reunião

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO QUESTIONÀRIOS Técnica bem estabelecida de coleta de dados demográficos e de opiniões do usuário Vantagem: grande número de pessoas Elaboração –Inicia com dados demográficos e progride com informações mais específicas

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Recomendações sobre o uso de questionários –Perguntas claras –Em questões que há opinião sempre considerar a opção “não tenho opinião” –Verificar o impacto através da ordem das perguntas –Evitar perguntas múltiplas e complexas –Quando usar escalas, verificar se há variação apropriada e sobreposição –Verificar ordem das escalas Em uma escala de 1 a 5 é normalmente mais intuitivo baixa concordância por 1, mas... Se usar, ter cuidado para não usar 1 para baixa concordância em umas perguntas e alta em outras Cuidados com afirmações positivas e negativas

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Formato das perguntas e respostas –Quadrinhos e escalas. Ex.: –Escalas Likert. Ex.: O emprego das cores está excelente (onde 1 representa concordância total e 5 discordância total): 1⃞ 2⃞ 3⃞ 4⃞ 5⃞ –Escalas de diferencial semântico. Ex.: Atraente _ _ _ _ _ Feio

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Que problemas há no trecho de questionário abaixo? 2. Qual é sua idade em anos? ⃞ 3. Há quanto tempo você usa a Internet? ⃞ < um ano ⃞ 1-3 anos ⃞ 3-5 anos ⃞ > 5 anos 4. Você utiliza a Web para: Compras ⃞ Enviar s ⃞ Chat ⃞ Avisos ⃞ Buscar informações ⃞ Notícias ⃞ 5. Qual é a utilidade da Internet para você? _______________________________

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO REVISÕES DE ESPECIALISTAS (INSPEÇÕES) Para ocasiões nas quais os usuários não estão acessíveis ou trabalhar com eles é muito caro e requer muito tempo se faz avaliações ou revisões de especialistas como avaliações heurísticas e walkthroughs AVALIAÇÕES HEURÍSTICAS –x