Mediação e Propaganda IRRF 2005. IRRF/2005 MEDIAÇÃO: COMISSÕES E CORRETAGENS PAGAS À PJ (ART. 53 DA LEI 7.450/85 E ART. 651-I DO RIR/99 ) PROPAGANDA:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
Advertisements

IRPJ LUCRO PRESUMIDO.
Tributos X x Nívea Cordeiro 2009.
ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA UMA ABORDAGEM PRÁTICA
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
Tributação São isentos do IR os ganhos líquidos auferidos por
Folha de Pagamento Ocorrências da Folha de Pagamento 1- Rendimentos
PODER JUDICIÁRIO DE SANTA CATARINA
TRIBUTOS E DOCUMENTOS FISCAIS
IMPOSTO SOBRE RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA
Mar.2011 Normas-Padrão Implementação dos ajustes Lei /10 - Artigo 19.
ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE SOCIAL → Decreto nº 3.048: arts. 216 à 218; → Arrecadação e recolhimento: estão.
Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza Pessoa Física
MUTÚO ONEROSO SÓCIO PESSOA FÍSICA COM SUA EMPRESA USO INTERNO.
Antecipação do Imposto nas Entradas Interestaduais
Participação nos Lucros e Resultados P.L.R Base Legal – Lei 10101/00 NP
APROVE CONSULTORIAS LTDA. Não Cumulatividade da Cofins Lei de
RETENÇÕES SERVIÇOS AUTÔNOMOS
Provisões 3- PROVISÃO PARA IR
DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO INSTRUÇÃO EVARLEY DOS SANTOS PEREIRA
SIMPLES Federal Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (SIMPLES) Regime tributário.
ICMS Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações.
CURSO DE PRÁTICA FISCAL (1)
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
DECLARAÇÃO DE DÉBITOS E CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS FEDERAIS
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO TRIBUTO
SIMPLES NACIONAL PROIBIÇÃO E ALÍQUOTAS PROF. Vilma Maria de Lima.
APS APS 01 e 02 – entrega HOJE.
SIMPLES Federal Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (SIMPLES) Regime tributário.
ENCARGOS SOCIAIS Consideramos Descontos os encargos sociais incidentes sobre a remuneração do funcionário. Para o cálculo dos descontos, é necessário se.
LUCRO PRESUMIDO Conceito e Base Legal
TRIBUTAÇÃO DAS EMPRESAS.
Planejamento Contábil Tributário
DIPJ Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado,
MBA- EXECUTIVO GESTÃO TRIBUTÁRIA Disciplina: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO MODULO III Prof.: Evandro B. de Oliveira
IRPJ Lucro Real.
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
RETENÇÕES NA FONTE Apresentação: EDUARDO MACHADO FELIPE TERRA
Contabilidade Tributária
FORMAS DE TRIBUTAÇÃO DO IR E CSLL
IRPJ e CSLL Lucro Presumido
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
ECF – Escrituração Contábil Fiscal
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
CÁLCULOS TRABALHISTAS
IMPOSTO DE RENDAS DAS PESSOAS JURÍDICAS
SIMPLES NACIONAL ICMS CRÉDITOS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
Cálculos Fiscais - ICMS
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Histórico Competência Contribuintes Fato Gerador Base de Cálculo
Integrantes Elaine Constantino Fábio Rosa Lidiane Araújo
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: Geraldo Antônio Moreira de Oliveira.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA IMPOSTO SOBRE A RENDA DA PESSOA JURÍDICA Aula V
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Imposto sobre a Renda e Proventos de qualquer Natureza 2ª. AULA 1.
SIMPLES. CF/1988 / SIMPLES “Art. 146 – Cabe à lei complementar: [...] III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente.
Auditoria Taxa Registro de Comércio Imposto de Renda Pessoa Jurídica Imposto Sobre Operações Financeiras Contribuição Social sobre o Lucro Alunas: Adriana.
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, IV da CF/88  Arts. 46 seguintes do CTN  Decreto 7.212/2010 e Decreto.
Secretaria da Receita Federal TRIBUTAÇÃO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA Sistema Atual e Perspectivas Brasília, Dezembro de 2004.
MANUAL PARA DECLARAÇÃO 2016 DO IMPOSTO DE RENDA DO IMPOSTO DE RENDA.
Constituição e Tributação das Empresas. Estrutura Organizacional 1. Empresa Individual  Empresário - quem exerce profissionalmente atividade econômica.
Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários Roberto Quiroga Mosquera Tributos Federais (DEF0512)
TRIBUTAÇÃO NAS OPERAÇÕES DO MERCADO FINANCEIRO
IOF – Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, e sobre operações relativas a Títulos e Valores Mobiliários.
Prof. Manuel Perez Prof. Msc. Manuel PEREZ Martinez 3. LUCRO PRESUMIDO 2009.
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS Juros sobre o Capital Próprio Reorganização Societária IRPJ 2013.
Transcrição da apresentação:

Mediação e Propaganda IRRF 2005

IRRF/2005 MEDIAÇÃO: COMISSÕES E CORRETAGENS PAGAS À PJ (ART. 53 DA LEI 7.450/85 E ART. 651-I DO RIR/99 ) PROPAGANDA: SERVIÇOS DE PROPAGANDA PRESTADOS POR PJ (ART. 53 DA LEI 7.450/85 E ART II DO RIR/99)

COMISSÕES E CORRETAGENS PAGAS À PJ – FATO GERADOR Importâncias pagas ou creditadas por PJ a outras PJ a título de comissões, corretagens, ou qualquer outra remuneração pela representação comercial ou pela mediação na realização de negócios civis e comerciais.

COMISSÕES E CORRETAGENS PAGAS À PJ – FATO GERADOR É vedado às PJ optantes pelo Simples exercer atividades de representação comercial ou mediação na realização de negócios civis e comerciais, exceto as empresas que se dediquem exclusivamente à atividade de agência de viagem e turismo.

COMISSÕES E CORRETAGENS PAGAS À PJ – ALÍQUOTA / BC 1,5% (UM INTEIRO E CINCO DÉCIMOS POR CENTO) DO VALOR DO RENDIMENTO

COMISSÕES E CORRETAGENS PAGAS À PJ ISENÇÃO/NÃO-INCIDÊNCIA 1) 1)BENEFICIÁRIO FOR PJ IMUNE OU ISENTA; 2) 2)BENEFICIÁRIO FOR PJ OPTANTE DO SIMPLES, QUE SE DEDIQUE EXCLUSIVAMENTE À ATIVIDADE DE AGÊNCIA DE VIAGEM E TURISMO.

COMISSÕES E CORRETAGENS REGIME DE TRIBUTAÇÃO O IMPOSTO RETIDO SERÁ DEDUZIDO DO APURADO NO ENCERRAMENTO DO PERÍODO DE APURAÇÃO TRIMESTRAL OU ANUAL

COMISSÕES E CORRETAGENS RESPONSABILIDADE/RECOLHIMENTO O RECOLHIMENTO CABE À FONTE PAGADORA, EXCETO NOS CASOS DE: A) A)COLOCAÇÃO/NEGOCIAÇÃO TÍTULOS DE RENDA FIXA; B) OPERAÇÕES EM BOLSA DE VALORES E DE MERCADORIAS; C) DISTRIBUIÇÃO DE EMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS; D) OPERAÇÕES DE CÂMBIO; E) VENDAS DE PASSAGENS, EXCURSÕES OU VIAGENS; F) ADMINISTRAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO; G)DISTRIBUIÇÃO DE REFEIÇÕES (SISTEMA DE REFEIÇÃO-CONVÊNCIO); H) ADMINSTRAÇÃO DE CONVÊNIOS.

COMISSÕES E CORRETAGENS OBSERVAÇÕES   Os rendimentos e o respectivo IRRF devem ser informados na DIRF da fonte pagadora.   As PJ beneficiárias devem fornecer às fontes pagadoras até 31/01 de cada ano, documento comprobatório com indicação dos rendimentos e dos respectivos IRRF recolhido, relativos ao AC anterior.   O prazo de recolhimento do IRRF é o terceiro dia útil da semana subsequente à da ocorrência do fato gerador (CÓ.DARF 8045).

PROPAGANDA E PUBLICIDADE FATO GERADOR Importâncias pagas ou creditadas por PJ a outras PJ pela prestação de serviços de propaganda e publicidade

PROPAGANDA E PUBLICIDADE ALÍQUOTA/BASE DE CÁLCULO 1,5% do valor do rendimento Observação: Excluem-se da base de cálculo as importâncias diretamente pagas ou repassadas pelas agências de propaganda a empresas de rádio, televisão, publicidade ao ar livre (out- door), cinema, jornais e revistas, bem como os descontos por antecipação de pagamento.

PROPAGANDA E PUBLICIDADE ISENÇÃO E NÃO-INCIDÊNCIA Não incidirá o imposto quando o beneficiário dos rendimentos for pessoa jurídica imune ou isenta. Não incidirá o imposto quando o beneficiário for microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples, cuja atividade seja veículo de comunicação.

PROPAGANDA E PUBLICIDADE REGIME DE TRIBUTAÇÃO O imposto retido será deduzido do apurado no encerramento do período de apuração trimestral ou anual.

PROPAGANDA E PUBLICIDADE RESPONSABILIDADE/RECOLHIMENTO O imposto deverá ser recolhido pelas agências de propaganda, por ordem e conta do anunciante. O anunciante e a agência de propaganda são solidariamente responsáveis pela comprovação da efetiva realização dos serviços. A agência de propaganda recolherá o imposto englobando todas as importâncias relativas a um mesmo período de apuração, devendo informar, ainda, o valor do imposto na DCTF.

PROPAGANDA E PUBLICIDADE RESPONSABILIDADE/RECOLHIMENTO A agência de propaganda deverá fornecer ao anunciante, até 31 de janeiro de cada ano, documento comprobatório com indicação do valor do rendimento e do imposto de renda recolhido, relativo ao ano-calendário anterior. As informações prestadas pela agência de propaganda deverão ser discriminadas na DIRF anual do anunciante.

PROPAGANDA E PUBLICIDADE RESPONSABILIDADE/RECOLHIMENTO Os rendimentos e o respectivo imposto de renda na fonte devem ser informados na DIRF do anunciante que tenha pago à agência de propaganda importâncias relativas a prestação de serviços de propaganda e publicidade. PRAZO RECOLHIMENTO: Até o terceiro dia útil da semana subseqüente à de ocorrência dos fatos geradores (Cód. DARF 8045)

Mediação e Propaganda (fim) IRRF 2005