Novos Modelos de Empresas – Leopoldo A. Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Advertisements

Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Apresentando.

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
APRESENTAÇÃO ALUNO: IVAIR BAMPI.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Ministério da Educação
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
Estratégia Empresarial
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
NOVA ESCOLA ON-LINE 300 mil UV mês 2 milhões de PV mês
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Educação no contexto do Trabalho
Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa:
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Planejamento Estratégico
NÚMEROS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Promovendo Soluções Sociais
Novos modelos de negócios
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Seja bem-vindo ao Grupo CETEC Educacional S.A.   Prezado aluno ,   É com grande satisfação que informamos que o Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada,
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Gabriel Bastos Machado
Gestão de Consultórios Odontológicos: como administrar sem erros
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
1 Profª. Elisa M. R. Sharland. 2 QUALIDADE EM SERVIÇOS: PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA EM REDE.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Projeto Bazar Dazamiga Renove o seu guarda roupa de forma sustentável
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PALESTRAS 100% ONLINE INSCRIÇÃO GRATUÍTA Seja um palestrante!
Planejamento Estratégico
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Atividade complementar 04 e 05
Uma Escola do Tamanho do Brasil
O que ninguém mais diz ou Money. O site MoneYou busca preencher uma lacuna nas informações de mercado financeiro e da economia no Brasil O que é MoneYou.
Projeto Comunidade de Certificados Indice Índice Introdução 3 Dados do ICSS 5 Projeto 12 Formato de Patrocínio 16 Contatos 20.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
QEdu: aprendizado em foco Ernesto Martins Faria
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
CURSO - LIVRO DIGITAL.
3º Momento Resultados Simare 2014
Programa Soluções Tecnológicas
Universidade Corporativa Procenge
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
ÍCONE CANAL WEBTV – A sua TV na internet – educando sempre.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
ANÁLISE SWOT 1.
BEM VINDOS UNIDADE PINK FAMILY & CONVIDADOS.
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
APRESENTAÇÃO PESQUISA UNIJR Santa Cruz Novos Rumos em parceria com Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul e Prefeitura Municipal.
Transcrição da apresentação:

Novos Modelos de Empresas – Leopoldo A. Oliveira Adilson Santos Andreia Carvalho Arthur Bastos Fernanda Rocha Juliana Pantalena Margareth Bierwagen

A FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA Criada em 1985, é uma das três maiores fundações privadas na área da educação. Missão: contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica do Brasil produzindo publicações, sites, material pedagógico, pesquisas e projetos que auxiliem na capacitação dos professores, gestores e demais responsáveis pelo processo educacional.

A FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA Panorama Brasil Média de 2 milhões de docentes na Educação Básica 52 milhões de alunos Perfil do professor no Brasil: - 81,5% são mulheres - 58% têm até 40 anos - 23% dos professores brasileiros trabalham em mais de uma escola Professores sentem falta de material didático, falta capacitação profissional e as salas de aula estão superlotadas Os professores e a Nova Escola 65% dos professores utilizam a Nova Escola para planejar suas aulas 58% concordam que a Nova Escola contribui para a melhoria da Educação 75% declaram que em algum momento mudaram sua prática em sala de aula por causa de uma reportagem de Nova Escola

Componentes do Ambiente Operacional Clientela Atual: Educadores – Gestores Escolares e Professores dos Ensinos Infantil, Fundamental 1 e 2. 82% desse público é composto por mulheres, 23% trabalha em mais de uma escola com o intuito de aumentar sua renda. Professores de escolas públicas têm necessidade de bons materiais e cursos para capacitação. Dos atuais leitores de Nova Escola, 80% são mulheres, 50% fazem parte da classe B, 50% possuem automóvel, 55% possuem cartão de crédito, 63% têm acesso a internet, 68% têm microcomputadores. Futuro: é imprescindível que a Fundação tenha um contato cada vez maior com sua clientela e respostas mais rápidas para suas questões. É importante que para desenvolver seus materiais, a FVC tenha conhecimento das maiores dúvidas e dificuldades dos professores. Contexto: é um público exigente e formador de opinião. Com os avanços tecnológicos e criação das redes sociais, as respostas precisam se tornar cada vez mais rápidas para suas dúvidas e reclamações. As iniciativas da FVC vão para todo o Brasil, as publicações podem não atenderas necessidades de uma determinada região.

Componentes do Ambiente Operacional Ambiente Social Atual: a missão da Fundação Victor Civita é a mesma desde 1985, contribuir com a melhoria da Educação no Brasil. As escolas públicas brasileiras continuam com a necessidade de bons projetos e materiais para serem utilizados nas salas de aula, Educadores continuam precisando de uma maior valorização. Futuro: a Fundação precisa utilizar o seu conhecimento e a tecnologia que já possui e, através da internet ,promover uma maior troca de experiências entre os Educadores. Estimular a participação e a colaboração dos Educadores nos desenvolvimentos de sues materiais. Dar respostas rápidas para problemas que podem ter ocorrido com algumas de suas iniciativas. Contexto: com avanços tecnológicos e criação de redes sociais, a forma de relacionar sofreu alterações. Conseguir promover a troca de experiências e o compartilhamento de informações, é muito importante e ao mesmo tempo perigoso para uma empresa/ Fundação. Por isso, é importante monitorar e estar atento aos comentários que são feitos para que problemas sejam solucionados e o nome da Fundação seja sempre relacionado a qualidade.

Componentes do Ambiente Operacional Ambiente Tecnológico Atual: a Fundação possui um site com uma boa audiência (média de 4 milhões de page views por mês) , é o segundo site mais utilizado por Educadores para pesquisas (perde do Google). Cursos online para capacitação do Educador, na área de matemática, começaram a ser oferecidos em 2011. Futuro: sempre são feitas pesquisas de avaliação do site com Educadores. Dessa forma, são feitas alterações no formato e nos canais, de tempos em tempos. A criação de aplicativos e matérias diferenciadas com vídeos e interação, se tornam cada vez mais importantes. A Fundação Victor Civita sempre se preocupará com a qualidade e credibilidade do que é divulgado. Contexto: os professores confiam nos conteúdos oferecidos pela Fundação Victor Civita. É importante criar conteúdos atrativos e cheguem no maior número de Educadores possível.

Componentes do Ambiente Operacional Concorrência Atual: a Fundação possui a maior revista de Educação do país, o maior prêmio de valorização do Educador da América Latina, projetos que já viraram políticas públicas, um site com uma ótima audiência. É uma referência para Educadores. Seus principais concorrentes são revistas de Educação, principalmente as que possuem um foco regional. Futuro: continuar e ampliar as suas vendas e parcerias com as Secretarias de Educação do Brasil. Começar a desenvolver matérias/conteúdos de acordo com a necessidade de cada região. Estar na frente de seus concorrentes com inovações tecnológicas. Contexto: cada região do Brasil possui necessidades recursos e necessidades específicas. Uma coisa que se aplica em um lugar, pode não se aplicarem outro. Com os avanços tecnológicos é importante que a Fundação traga cada vez mais novidades no ambiente online, como já foi dito, mais de 60% dos leitores de Nova Escola possuem computador e acesso a internet, isso só tende a aumentar.

Componentes do Ambiente Operacional Ambiente Econômico Atual: a Fundação possui investimentos da Gerdau e do Grupo Abril, o restante da receita venda da venda de publicidade. Em 2009, a través da venda de publicidade, a Fundação passou a conseguir auto sustentar suas iniciativas básicas (revista Nova Esola, Especiais e site). Futuro: trabalhar para conseguir tonar todas as suas iniciativas auto sustentáveis. Caso algum de seus apoiadores decida não entrar com investimentos, é importante que a Fundação tenha condições financeiras de continuar produzindo seus projetos, publicações e pesquisas da mesma forma que sempre foi feito. Contexto: é importante que as iniciativas da Fundação cheguem no maior número de Educadores possível. Por isso, tudo é produzido com preocupação, responsabilidade e qualidade para que o público confie no material que está recebendo. Além disso, é importante que os preços sejam acessíveis, as publicações são vendidas a preço de custo.

Componentes do Ambiente Operacional Ambiente Físico Atual: Dificuldades na captação de recursos públicos e privados para a consecução dos seus objetivos sociais, seja necessidade de aperfeiçoamento das formas de investimentos do particular no terceiro setor, seja falta de clareza das regras aplicáveis e formatos jurídicos necessários para a contratação com o poder público. Futuro: Incerto . Contexto: Está em discussão, novo marco regulatório para o terceiro setor.

Componentes do Ambiente Operacional Ambiente Jurídico Atual: por fazer parte do grupo Abril, a Fundação faz uso da estrutura da Abril, prédio, áreas , gráfica, o que é muito importante. No entanto, perante a todas as unidades do Grupo a Fundação acaba sendo deixada um pouco de lado no que se diz respeito a venda de publicidade, produção e distribuição. Futuro: é importante que a Fundação mostre para todo o Grupo, a importância de suas publicações e que o Grupo passe a colaborar mais com a venda de publicidade e agilidade na distribuição da revista . Contexto: as iniciativas da Fundação estão se tornando cada vez maiores e mais importantes. O número de anunciantes, assinantes e leitores cresce cada dia mais. É importante que o ambiente físico acompanhe esse crescimento.

Componentes do Ambiente Operacional Ambiente Político Atual: Dificuldades na obtenção de financiamento público e privado, especialmente decorrente da falta de instrumentos para o particular e dificuldades relacionadas às questões burocráticas e de critérios de elegibilidade dos escolhidos para o recebimento da verba pública (transparência). Futuro: Novo marco regulatório em análise pelo congresso poderá afetar o repasse de recursos públicos para entidades do terceiro setor. Contexto: O financiamento das atividade da FVC depende basicamente dos seus maiores patrocinadores (Ed. Abril e Gerdau) que se valem dos benefícios fiscais obtidos.

Grau de Impacto x Incerteza

ANÁLISE SWOT Forças Fraquezas Oportunidade Ameaças Forte na área da Educação Publicações reconhecidas pelos professores NOVA ESCOLA é a 2ª maior revista do Brasil Faz parte do Grupo Abril Possui um centro de desenvolvimento de pesquisas Está presente no ambiente tecnológico Fraquezas Poucos funcionários Depende de outras áreas para a venda de publicidade Depende de investimentos externos e vendas de publicidade para se manter ou criar novos projetos Valor de página alto, comparado aos concorrentes Oportunidade Ameaças Dependência de materiais e cursos, por parte dos professores Avanços tecnológicos e a internet cada vez mais presente na vida das pessoas Avanços tecnológicos e possível queda na venda de revistas Concorrência: revistas de educação focadas em determinadas regiões

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PROCESSOS ESSENCIAIS ENVOLVIDOS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Responsável por analisar e desenvolver conteúdos de matérias, projetos e cursos. MARKETING SITE Trabalha a imagem da Fundação Victor Civita Responsável pela divulgação da Fundação e suas iniciativas Busca parcerias Acompanha as vendas das publicações Monitora as redes sociais Faz análise dos concorrentes Faz análise do mercado Responsável por desenvolver matérias que serão publicadas no site adaptar matérias da revista para o meio online Realizar enquetes Acompanhar os comentários dos internautas Acompanhar a audiência do site REDAÇÃO Responsável por desenvolver as matérias que serão publicadas Responsável por definir a matéria de capa ATENDIMENTO AO LEITOR Recebe reclamações e sugestões de pautas para as publicações

PROCESSOS ESSENCIAIS ENVOLVIDOS PUBLICIDADE FINANCEIRO PESQUISAS E PROJETOS Desenvolve projetos para serem comercializados Comercializa cotas de patrocínio dos eventos Comercializa espaços publicitários nas revistas e site Responsável em arrecadar verbas para manter as iniciativas básicas da FVC. Estipula os objetivos de cada área. Controla os investimentos, entradas e saídas de dinheiro. Faz os estudos para viabilizar os projetos Cuida do desenvolvimento e aplicação de cada um dos projetos da Fundação: Cursos online, Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, Semana da Educação e pesquisas que são apresentadas bimestralmente. A Fundação é uma unidade dentro do Grupo Abril. Elas faz uso de estruturas do Grupo: RH, cobrança, faturamento, assinaturas.

Publicidade Marketing Financeiro Site Pesquisa Pedagogia Atendimento Redação

Diagnóstico usando o Modelo VRIO Fator/Recurso Valioso Raro Difícil de Imitar Organizável Baixo preço das publicações Sim sim Qualidade gráfica da revista Qualidade do conteúdo pedagógico Marca Abril Alinhamento pedagógico Atualidade dos conteúdos Site amigável

ESTRUTURA E PROJETO ORGANIZACIONAL ESTRATÉGIA: PORTER Diferenciação: A Fundação foi criada com o objetivo de contribuir com a Educação Básica do Brasil. Todas as suas iniciativas são focadas para um público específico: Educadores. Possui um centro de pesquisas Procura ter um relacionamento cada vez mais próximo com seu público Procura desenvolver projetos/ matérias de acordo com as necessidades do público