A Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) A Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) é uma Organização Não Governamental fundada em 1996 por empresários.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
A Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) é uma Organização Não Governamental fundada em 1996 por empresários da Baixada Santista com o objetivo de.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
QUEM SOMOS A Parceiros Voluntários é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, especializada em estimular, captar, qualificar.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
PLANO DE GESTÃO.
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
Visão Missão Influir Fazer Mobilização Programas
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Projeto Transparência Oficina de Mobilização 22 e 23/04/2009 Apoios:
IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA
A Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) é uma Organização Não Governamental fundada em 1996 por empresários da Baixada Santista com o objetivo de.
Planejamento Estratégico
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
2009 – Início das atividades
Fabiano André Vergani
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
1ª Reunião de Diretoria 17 de maio de A Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio grande do Sul - Federasul - é uma entidade de.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Empresa Junior.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Do esforço em conjunto e por uma nova realidade: Pensando e fazendo uma Segurança Cidadã.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
 .
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Poder Judiciário para Jornalistas - A Estrutura, os Princípios Norteadores e as Diferenças de Linguagem Escola Paulista da Magistratura – EPM 22 de abril.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

A Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) A Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) é uma Organização Não Governamental fundada em 1996 por empresários da Baixada Santista com o objetivo de atuar na área da infância e da juventude. A ACMD tem uma identidade e proposta de trabalho diferentes da maioria das organizações deste segmento. ACMD A ACMD procura desenvolver e apoiar projetos sempre em parceria e que possam impactar o maior número possível de crianças e adolescentes. Assim, nosso olhar está voltado para a formação de redes, pois acreditamos na união de esforços para vencer os desafios.

Propósito “Sensibilizar e engajar a sociedade, ampliando o seu nível de consciência, atuando como facilitadores na construção de redes com o poder público, empresas e organizações, criando as condições para garantir e defender os direitos e os deveres da criança e do adolescente”.

Valores Compromisso com a criança e o adolescente Capacidade de viabilização e sustentabilidade de projetos através de parcerias Efetividade da atuação no atacado Agente de transformação social Respeito à diversidade de pessoas, idéias e ações Trabalho em rede Ética Perseverança em encontrar novos caminhos Espiritualidade Firmeza de propósitos Coerência entre discurso e prática

Arquitetura Organizacional da ACMD Processo de transformação interna, focada nos indivíduos e numa nova forma de gestão com o objetivo de pensar na ACMD de Desenvolvida pela CTI – Corporate Transitions International, liderada por Victor Pinedo. Estudos internos, reflexões, pesquisas com parceiros Grupos de valores, tendências políticas, ambientais, tecnológicas e sócio-econômicas Processo do Wholescale com presença de 120 lideranças Início da implantação dos objetivos estratégicos em junho de 2005

Grandes Objetivos Estratégicos – ACMD Ter um centro de capacitação e difusão do conhecimento da questão social e do Terceiro Setor, especialmente na área da Criança e do Adolescente 2.Incentivar o Protagonismo Juvenil 3.Ampliar o nível de consciência da sociedade nas questões relativas à Criança e ao Adolescente 4.Fortalecer a sociedade, capacitando-a em serviço e com metodologia de atuação, para agir de forma autônoma e em rede 5.Influenciar nas decisões sobre as Políticas Públicas 6.Desenvolver Valores Espirituais, Humanos e Universais

7.Ser auto-sustentável financeiramente, mantendo a estrutura da ACMD racionalizada 8.Conhecer, desenvolver e difundir Indicadores Sociais, que relacionem investimento social ao impacto social, além de outros já consagrados cientificamente 9.Ter Sistemas de Comunicação eficazes para informar, estimular e integrar os diversos públicos da ACMD 10.Ser referência regional e nacional nos assuntos relacionados à Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes

Parceria com Apel / AVINA Através da AVINA, em julho de 2006, a ACMD iniciou um novo processo de amadurecimento organizacional. Esse processo foi conduzido pela Consultoria Apel – Gestão de Projetos, através de Aerton Paiva, também líder AVINA. Através de uma metodologia inovadora, a ACMD visitou sua atuação e os seus grandes objetivos estratégicos e deu início a uma nova fase onde a gestão é mais orgânica e sistêmica e as atividades agrupadas em programas.

Mandala ACMD Sensibilizaçãodelideranças Disseminaçãodoconhecimento InfluenciarPolíticasPúblicasComunicação ProtagonismoJuvenilConstruçãoderedes Defesa dos direitos e deveres e deveresAmpliaçãodeconsciência Valores Espirituais e HumanosResponsabilidadeSocioambiental Transformação Social, Ambiental e econômica NÚCLEO: NÚCLEO: Objetivo final da ACMD BRANCO: BRANCO: Como a ACMD faz AMARELO: AMARELO: Concretização da Missão – onde os projetos estão agrupados – ponto de encontro entre o “como” e as “áreas de atuação” CÍRCULOS COLORIDOS: CÍRCULOS COLORIDOS: Áreas de atuação AZUL: AZUL: Parceiros

Programa Conhecimento em suas Mãos: Central de Informações; Cafés da Manhã para Empresas; Seminários; Palestras Comunicação Programa Mãos na Consciência: Vivências de Imersão Módulos Preparatórios Grupos de Estudos Programa Mãos Dadas em Ação: Oficinas Querô Família Legal Atuação Conselhos de Direitos Advocacia Pro Bono Rede Sementeira Pólo Aquático

Coordenação Executiva Diretoria Executiva Assessoria de Imprensa Imprensa Secretaria Conselho Deliberativo Assessoria Jurídica ORGANOGRAMA ACMD

Públicos envolvidos:  Públicos envolvidos: Associados pessoa física: 29 Associados pessoa jurídica: 14 Afiliados pessoa física: 10 Associados prestadores de serviços: 8 Entidades beneficiadas direta e indiretamente: 40 Crianças beneficiadas direta e indiretamente: 12 mil

Programa Mãos na Consciência

 Módulos preparatórios  Vivências de imersão  Grupo de Estudos

Módulos preparatórios Módulos de um dia realizados em Santos com os seguintes objetivos: Para quem ainda não fez a vivência - oportunidade para conhecer temas que são abordados na imersão. Para quem já fez a vivência – oportunidade de aprofundar temas. Para todos – oportunidade de estreitar relacionamentos e ampliar visão de mundo.

Vivências de imersão Tema: “Meio Ambiente, Espiritualidade e Transformações – O Líder do Século XXI” – Fazenda Furquilha – Monte Alegre do Sul Programa de imersão que tem como objetivo o aprimoramento pessoal, através de um estímulo à práticas cada vez mais responsáveis, humanas e solidárias em nosso mundo Palestras com diversos temas como valores humanos, responsabilidade social, consciência, sustentabilidade, até os princípios de diversas culturas e tradições.

Grupo de Estudos Objetivo: proporcionar um ambiente que permita a ampliação do nível de consciência e um aprimoramento que reflita em todas as áreas da vida do indivíduo, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Temas: O Segredo do Segredo – baseado no livro de Rhonda Byrne Meditação – Um Caminho para o Auto-Conhecimento Metodologia: - encontros quinzenais com duração de 2 horas - Grupo bastante informal – construção coletiva de próximos temas

Programa Conhecimento em suas Mãos

 Projeto desenvolvido no GESC - Associação dos MBAs da USP 2001  Prêmio Ashoka - McKinsey Categoria “Idéia Inovadora” Central de Informações: Apoio Institucional: UNICEF Parceira: ABMP - Associação Brasileira dos Magistrados e Promotores da Infância e da Juventude

 Grandes temas que perpassem os três setores: governo, empresas e terceiro setor.  Visa expandir o nível de consciência dos participantes e ampliar seus conhecimentos em diversos assuntos que envolvem as áreas: ambiental, social e econômica.  Em 2006: Tema Redes e Responsabilidade Social  Em 2007: Tema Redes e Sustentabilidade Palestras: Palestras: realizadas em mais de 50 municípios, reunindo mais de 4000 pessoas Seminários

Sensibilizar e engajar empresários e colaboradores das empresas sobre a importância da Responsabilidade Social e da participação social através da realização de um Café da Manhã. Café da Manhã para Empresas Dinâmicas e palestras sobre Valores Humanos e Responsabilidade Social Tour Social Já foi realizado em treze empresas/entidades Parceria com AVINA em 2005

Programa Mãos Dadas em Ação

Atuação junto aos Conselhos de DireitosTrajetória: Atuação junto aos Conselhos de Direitos - Trajetória:  Participação desde antes da fundação da ACMD em 1996  Cargos já ocupados: secretaria; presidência, vice-presidência, coordenação de câmaras setoriais (legislação, projetos, financeira)  Implantação de diversas ferramentas de gestão para facilitar o funcionamento do CMDCA  Fortalecimento do segmento não governamental  Diagnóstico  Elaboração do Plano Municipal  Prioridades  Orçamento Público  Aula MBA de Empreendedorismo Social MBA CEATS USP

Tem o objetivo de disseminar o conceito de Responsabilidade Social Empresarial entre as empresas da Baixada Santista, promover encontros, cafés da manhã, seminários e workshops para sensibilização. Seminários de Responsabilidade Social Almoço com Oded Grajew para empresários Oficinas de Indicadores Ethos Almoço com Dra. Zilda Arns Encontros entre associados Ethos e ACMD Oficina Rede Ethos de Jornalismo Encontro UniEthos e Universidades Parceria Instituto Ethos

Pastoral da Criança Visa apoiar a Pastoral da Criança naquilo que ela faz de melhor: o combate à desnutrição e à mortalidade infantil, focando a mobilização de recursos e apoio à gestão. Além disso, colabora para o cumprimento das Metas do Milênio.

Consultoria na área de gestão e produção de relatório Projeto aprovado no CMDCA de Santos Assinatura de parceria com a Pastoral Nacional para a implantação de núcleos multiuso (projeto piloto e pioneiro nacional a pedido de Dra. Zilda Arns) Vinda da Dra. Zilda para o Seminário de Responsabilidade Social e inauguração do primeiro núcleo Implantação de 30 núcleos Busca de parceiros para implantação de núcleos (Rotary, Prefeituras, entidades, sociedades de melhoramentos, empresas etc)

Assinatura da Parceria em Primeira visita à Curitiba em 2003

Visita à Curitiba - Prestação de Contas 2005 Inauguração do 1º Núcleo em

Assinatura do Protocolo de Intenções – novembro 2005 Visita à Curitiba para prestação de contas final

Vila São Bento Santos Valongo Santos Container Mongaguá

Visa garantir o acompanhamento jurídico das crianças e adolescentes abrigados em instituições de Santos, buscando a reintegração à família biológica ou colocação em família substituta, na forma de guarda, tutela ou adoção. Também atende a população de baixa renda na área do Direito de Família Projeto Família Legal Parceira: UNIMES – Faculdade de Direito – Escritório Experimental  05 ABRIGOS / até 10 ESTAGIÁRIOS / 01 ADVOGADA  Visitas aos abrigos / Reuniões com Ministério Público  Total de crianças nos abrigos: cerca de 130  Abrigamentos (2006 a 2008): 243  Desabrigamentos (2006 a 2008): 261  Atendimentos acumulados: 1134 Números:

Projeto Advocacia “Pro Bono” Sensibilizar o ambiente jurídico sobre a responsabilidade social no Direito, atuando diretamente em entidades do 3° Setor. Parceiro: Instituto Pro Bono/SP Participantes: 33 advogados (divulgado para 105) Advogados e Escritórios cadastrados: 15 Atendimentos completos: 5

Visa a capacitação de organizações de atendimento à criança e ao adolescente de Santos, através de consultoria, encontros e projetos que promovam uma gestão democrático- participativa, planejada, avaliada e integrada. Parceiro: Instituto C&A de Desenvolvimento Social Números: 33 Organizações / 5 mil Crianças e Adolescentes Rede Sementeira

Apoio ao filme e Oficinas Querô A ACMD foi indicada pelo UNICEF para apoiar a produção do filme Querô, produzido pela Gullane Filmes com direção de Carlos Cortez, devido a larga experiência na área da criança e do adolescente. Parceria na implantação de oficinas de cinema e vídeo para adolescentes de baixa renda e risco social da região.

 Telefone/fax: (13)  Endereço: Av. Ana Costa, 255 – 1º andar Cep: – Santos/SP   Site: Contatos: