A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Registro de Estudo de Caso.
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
As funções da avaliação são potencialmente
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Avaliação Mediadora.
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Ajude – me!!.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Observação da sala de aula
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
O COMPUTADOR CHEGA À ESCOLA
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
em sistemas escolares e não escolares
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Diretora Educação Infantil: Rosângela Vanzella Fernandes.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
AVALIAR PARA PROMOVER: AS SETAS DO CAMINHO
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Equipe responsável pela produção
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Avaliação na Educação Infantil: algumas práticas
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
Por que o jornal na escola?
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
CONSTRUINDO A AUTO-AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
Conscientização sobre a importância do SARESP
Crítica à concepção de currículo cristalizado
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
O T EXTO NÃO É PRETEXTO. M ARISA L AJOLO O texto não é pretexto para nada. Ou melhor, não deve ser. - Texto – ponto de encontro entre dois sujeitos:
Formação continuada 4º Encontro
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL AULA 3

AVALIAÇÃO APROVAÇÃO Ação de aprovar; consentimento, autorização: dar sua aprovação. / Louvor, aplauso: digno de aprovação. / Direito Homologação. (DICIONÁRIO AURÉLIO)

REPROVAÇÃO s.f. Ato ou efeito de reprovar: reprovação de candidatos. / Censura, repreensão: este ato mereceu reprovação geral. / Desprezo: ficou marcado com o estigma da reprovação. / Teologia Julgamento segundo o qual um pecador é excluído da salvação eterna. (DICIONÁRIO AURÉLIO)

“... A arte de avaliar consiste em começar avaliando primeiro, a si mesmo...”

Avaliar com Eficácia e Eficiência Tem de assumir outro papel no processo da intervenção pedagógica A construção do conhecimento é um processo interior do sujeito da aprendizagem, estimulado por condições exteriores criadas pelo professor Cabe a este o papel de catalisador do processo da aprendizagem Avaliar a aprendizagem tem sido amplo Se tivermos que elaborar provas, que sejam bem-feitas atingindo seu real objetivo, que é verificar se houve aprendizagem significativa de conteúdos relevantes 5

Como Avaliar ? Indicadores quantitativos → medida numérica Indicadores qualitativos → não são facilmente mensuráveis, mesmo assim, são perceptíveis. Combinação dos dois Indicadores: nota de exercícios, provas, relatórios, projetos, pesquisas, redações,... 6

“Diz que geralmente os professores se utilizam da avaliação para verificar o rendimento dos alunos, classificando-os como bons, ruins, aprovados e reprovados. Na avaliação com função simplesmente classificatória, todos os instrumentos são utilizados para aprovar ou reprovar o aluno, revelando um lado ruim da escola, a exclusão”. (Jussara hoffmann)

O educador deve ter, portanto, um conhecimento mais aprofundado da realidade na qual vai atuar para que o seu trabalho seja dinâmico, criativo, inovador. Assim, colabora para um sistema de avaliação mais justo que não exclua o aluno do processo de ensino-aprendizagem, mas o inclua, ativo e participante dos momentos de transformação da sociedade.

Ensinar requer o mesmo cuidado que se tem com a vida Ensinar requer o mesmo cuidado que se tem com a vida. Mas educar não é tarefa para todos, e sim para aqueles que reconhecem essa finalidade existencial e trata o ofício com a consciência de responsabilidade que a vida deve ter. Anísio Teixeira

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Tipos de avaliação utilizados freqüentemente na Educação Infantil

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Avaliação Classificatória: Correção de tarefas. Verificação periódica de questões certas e erradas.

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Avaliação Mediadora: Análise das manifestações dos alunos em situação de aprendizagem. Intervenção educativa.

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Relatório de Avaliação: Caderno de registro Roteiro

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL RELATÓRIO INDIVIDUAL - 3º TRIMESTRE O Leonardo atingiu alguns objetivos propostos pelo Jardim I, tais como: coordenação motora, reconhecimento da sua letra e de seus amigos, rosquear potes entre outros. Com relação à escrita do seu nome, ainda não consegue grafá-lo sem auxílio da plaquinha, mas mesmo assim resiste em utilizá-la, pois argumenta que já sabe escrevê-lo. Aconselho a brincar com ele com jogo de letrinhas ou até mesmo no computador, para que ele perceba quais as letras que compõe seu nome. Professora Débora Cardoso

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL RELATÓRIO INDIVIDUAL - 3º TRIMESTRE, cont. Outra atividade interessante para ser feita em casa é a de contagem, pois podemos realizar esta atividade com diferentes tipos de materiais (ex: pedir para ele buscar 2 laranjas, guardar 4 meias, 5 brinquedos). Tenho trabalhado com ele no sentido de estar mais atento às suas atividades, pois muitas vezes ele fica prestando atenção no que está acontecendo com os amigos, e realiza suas atividades de qualquer jeito. Professora Débora Cardoso

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL RELATÓRIO INDIVIDUAL - 3º TRIMESTRE, cont. Este aspecto deverá continuar sendo trabalhado no Jardim II. Foi muito gratificante acompanhar esta etapa de desenvolvimento do Leonardo e espero que o trabalho de incentivo da escola e da família continue no Jardim II. Professora Débora Cardoso

Professora Débora Cardoso

Professora Débora Cardoso

Professora Débora Cardoso

Observações / Sugestões O João apresenta-se na fase alfabética e procuro sempre estar incentivando o mesmo em atividades de leitura e escrita. Percebo que muitas vezes ele deixa seus materiais jogados, mas estou trabalhando este aspecto com ele e já obtive resultados favoráveis. Ele é um aluno muito querido por todos, pois sempre está disposto a ajudar, conversar e brincar com os amigos da sala. Professora Débora Cardoso

Comentários dos Pais Esperamos sinceramente que você consiga trabalhar o desleixo e falta de cuidados com o material, pois conosco a desculpas é sempre: “Estou cansado, depois eu vou”. O problema é que o depois nunca chega sem brigas. Com relação a fase alfabética, ele tem muito interesse em ler tudo e sempre, além de competir com a irmã na escrita .(letra mais bonita) * * * Professora Débora Cardoso

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Sugestão de roteiro: Que áreas de conhecimento foram trabalhadas pelo aluno? Quais os avanços que vêm demonstrando nessas áreas? Apresenta alguma área a ser melhor desenvolvida? Que sugestões o professor apresenta? Professora Débora Cardoso

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Sugestão de roteiro: Como foram trabalhadas com o aluno as questões sócio-afetivas? Alguma sugestão dos pais? Como o aluno se refere ao seu desenvolvimento nesse período? Professora Débora Cardoso

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Sugestão de leitura: Avaliação Mediadora – Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Jussara Hoffmann Editora Mediação Professora Débora Cardoso

“A avaliação escolar, hoje, só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para a melhoria da aprendizagem” (JUSSARA HOFFMANN)

“Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: Se escolher o mundo ficará sem amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo.” Albert Einstein

Sandra helena francia Sandra.francia@Hotmail.com