© - Copyright GRACE Maio 2012 Maria da Conceição Zagalo Presidente do GRACE em representação da IBM Portugal Castelo de Vide, 31 de Agosto de 2012 Intervir.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Projeto.
Advertisements

Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Apresentação do Projeto
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Responsabilidade Social nas Empresas
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Ministério da Educação
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Fabiano André Vergani
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Bureau Internacional do Trabalho Projecto STEP Portugal
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Responsabilidade Social
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
UM MODELO DE INTERVENÇÃO NO APOIO ÀS IPSS 15 de Novembro de 2013.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
Planejamento e Responsabilidade Social
Seu Agente de Mudança..
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: EAPN Portugal no distrito de Vila Real Docentes: Artur Cristóvão e José Portela Discentes:
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Medidas Ativas de Emprego
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
São objetivos genéricos do 2016 High School Innovation Summit:  Desenvolver e aprofundar o Triângulo Transformação de Conhecimento em Valor (Ensino Secundário/Politécnico.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
Os pólos de competitividade franceses – Mazé Maria José Torquato Chotil – 26 de março de Os pólos de competitividade franceses - O contexto - A.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

© - Copyright GRACE Maio 2012 Maria da Conceição Zagalo Presidente do GRACE em representação da IBM Portugal Castelo de Vide, 31 de Agosto de 2012 Intervir no Social: podemos fazer a diferença

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Responsabilidade Social Empresarial Voluntariado Empresarial Sobre o GRACE Casos Práticos Nota Conclusiva AGENDA PSDUniversidade de Verão

© - Copyright GRACE Agosto 2012 “É um conceito que tem vindo a ser assumido por um número cada vez maior de empresas que pretendem ter um papel ativo na defesa de valores essenciais da sociedade, e que para tal tomam um conjunto de iniciativas internas e externas junto das comunidades em que operam para contribuírem para o desenvolvimento sustentável” In Manual “Primeiros Passos”, GRACE, 2001 “A integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e na sua interação com outras partes interessadas” Livro Verde da CE, 2001 “Não estamos a pedir às empresas para fazerem algo diferente da sua atividade normal, estamos a pedir-lhes que façam a sua atividade normal, de forma diferente” Koffi Annan (8º Secretário Geral das Nações Unidas e Prémio Nobel da Paz, 2001) Responsabilidade Social Empresarial

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Os números… os factos… milhões de habitantes Crianças (0-14) – 15% Grupo Etário Intermédio (15 – 65) – 66% Idosos (+65 Anos) – 19 % 100 jovens para 129 idosos € Dívida Pública em Junho de 2012 Fontes: INE; Censos empresas microempresas pequenas empresas grandes empresas € milhões PIB no final de mil pessoas no desemprego milhões - População Ativa As últimas Eleições: 41% Taxa de abstenção | votantes | inscritos

© - Copyright GRACE Agosto 2012 || FRACO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO » POBREZA. 1,2 mil milhões de pessoas do mundo vivem com menos de 1 dólar por dia. » RENDIMENTO MUNDIAL. 360 pessoas mais ricas do mundo representam o rendimento anual de 40% da população do planeta. » MÁ NUTRIÇÃO. 800 milhões de pessoas passam fome. 200 milhões de crianças estão com fome; » ACESSO A ÁGUA. A água contaminada é o primeiro fator de mortalidade no mundo; » ACESSO A SAÚDE. Os medicamentos são inacessíveis em muitos países do sul; » ACESSO A EDUCAÇÃO. 20% da população mundial com mais de 15 anos são analfabetos; » STATUS DA MULHER. A maioria das mulheres ainda são excluídas do saber e do poder; » DEMOGRAFIA. Em 2050, os países emergentes representarão 85% da população do Planeta; Porque contra factos não há argumentos… Fontes: UNEP ; UNDP.

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Marcas e rastos ambientais || ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS » As emissões de gases do efeito estufa no mundo já estão acima de 31 mil milhões de toneladas de carbono; » Se as emissões de gases, que intensificam o efeito estufa, continuarem no ritmo atual, prevê-se que no século XXI a temperatura da terra aumentará entre 1,4 e 5.8 graus Celsius; » O nível dos oceanos subirá entre 18 e 59 centímetros; secas, inundações e outros desastres aumentarão; » Para evitar que o aumento da temperatura vá além de 2 graus, será preciso reduzir as atuais emissões em 80%. Mas elas continuam a aumentar… || Os impactos ambientais das atividades humanas ultrapassam em 30% a capacidade do Planeta em renovar os seus recursos e em absorver as poluições geradas: » DESERTIFICAÇÃO. Um terço das terras emergentes no mundo estão sujeitos a desertificação; » BIODIVERSIDADE. Mais de espécies de plantas e animais correm o risco de extinção no curto prazo; » RECURSOS NATURAIS. Problemas de água potável são responsáveis por 80% dos problemas de saúde e 1/3 das mortes na Índia. Fontes: TEEB (The Economics of Ecosystems and Biodiversity) reports

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Globalização? Empresas a operar a nível mundial Globalização? Envelhecimento da população Crescimento populacional? Os desafios do Séc. XXI e as empresas Pobreza? Empresas maiores e mais ricas do que alguns países Ambiente? Escassez de matérias primas

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Respostas aos desafios? o GESTÃO RESPONSÁVEL. Integrar preocupações ambientais, económicas e sociais, alinhando a estratégia da empresa com as expectativas da sociedade. CRIAR VALOR PARTILHADO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Desenvolvimento que assegura a satisfação das necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as respetivas necessidades. Our Common Future, 1987 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Desenvolvimento que assegura a satisfação das necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as respetivas necessidades. Our Common Future, 1987

© - Copyright GRACE Agosto 2012 o Eficiência e eficácia operacional o Redução do risco o Licença para operar o Atração e retenção de talento o Aumento da criação de valor o Proteção dos recursos naturais, ou seja, das matérias primas As vantagens

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Competitividade Empresarial Fonte IBM 2004: Entrevistas com 465 executivos de topo em todo o mundo 2006: Entrevistas com 765 executivos de topo em todo o mundo 2008: O maior inquérito realizado com 1130 entrevistas a executivos de topo Em Portugal foram realizadas 8 entrevistas a empresas de setores distintos (Público, Comunicações, Industrial, Distribuição, Financeiro e Energia) O que dizem os CEOs GLOBALMENTE INTEGRADA 3 ÁVIDA DE MUDANÇA 1 EM RUTURA POR NATUREZA 4 GENUÍNA, NÃO APENAS GENEROSA INOVADORA PARA ALÉM DA IMAGINAÇÃO DO CLIENTE 2 5 Âmbito Conclusões Conhecer as preocupações e prioridades dos executivos que definem as agendas das principais empresas a nível mundial Objectivo

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Competitividade Empresarial Fonte IBM 70% dos participantes consideram a RSE como uma oportunidade e planeiam incrementar os seus investimentos neste campo Investimento previsto para dar resposta às expectativas crescentes dos clientes em RSE 25 INCREMENTO 10.7% 13.4% Global A Empresa do Futuro vai mais além do cumprimento das normas sobre RSE:  Compreendendo as expectativas dos seus clientes  Sendo transparente e informando  Iniciando as suas iniciativas em RSE com características meio- ambientais  Envolvendo as ONG e os seus colaboradores nestas iniciativas ‘There has always been a direct correlation between IBM’s Corporate Citizenship and our mainstream marketplace activities’ Sam Palmisano, Chairman & CEO IBM Estratégia de Negócio Cidadania Corporativa Governance and Financial Accountability Corporate Community Relations Environmental Affairs and Product Safety Employee Well- Being Global Human Resources Supply Chain Governmental Programs

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Competitividade Empresarial Fonte IBM 20% 10.7% 13.4% Se é fator de satisfação… É, acima de tudo, fator de competitividade Filantropia estratégica Auto-regulaçãoEficiência CrescimentoCumprimento legal

© - Copyright GRACE Agosto % mais do que em % < € Competitividade Empresarial

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Apeme /Apan % Ouviu falar muitas vezes de Desenvolvimento Sustentável 39% no estudo de % Considera o papel das novas tecnologias de informação e comunicação indispensáveis para promover o Desenvolvimento Sustentável 70% Afirma que terá no futuro cada vez mais comportamentos compatíveis com o Desenvolvimento Sustentável O Desenvolvimento Sustentável para os consumidores 14 A percepção dos consumidores

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Best Companies for Leadership Fonte: Hay Group 2010 Best Companies for Leadership Study

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Competitividade Empresarial Fonte IBM 20% 10.7% 13.4% Criação de Valor E, seguramente, fator de competitividade empresarial Impacto positivo no desempenho das organizações Responsabilidade Social Empresarial Negócio

© - Copyright GRACE Agosto 2012  No Ano Europeu do Voluntariado, em 2011, e no 10º aniversário do Ano Internacional dos Voluntários: Federação Internacional das Sociedades Cruz Vermelha e Crescente Vermelho lançaram relatório que avalia e reconhece o valor económico e social do Voluntariado face às questões humanitárias.  De referir: Média europeia 1: 20 África Subsariana 1: 327 Sudeste Asiático 1: 432 Portugal 1: 12 O voluntariado está no coração do desenvolvimento da comunidade. O voluntariado promove confiança e reciprocidade. Encoraja a prática de uma cidadania ativa Proporciona um espaço comunitário de aprendizagem, responsabilização e envolvimento cívico. Excelente promotor de desenvolvimento político, social e económico Fonte: Cruz Vermelha Portuguesa O valor do voluntariado

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Impacto Económico Impacto Social Cerca de 1% PIB (cerca de 1600 milhões de euros) 1045 milhões de euros em Valor Acrescentado Bruto Desenvolvimento pessoal e profissional Auto-estima Motivação Auto-disciplina Confiança Qualidade de vida Competências Desenvolvimento Inclusão Sorrisos Fonte: Observatório do Emprego “É preciso fazer o bem, mas bem feito” In Impulso Positivo, Elza Chambel, Presidente do CNPV Voluntariado, porquê?

© - Copyright GRACE Agosto % 10.7% 13.4% … mas o empenho, esse não tem preço! Em 12 anos são mais de… 81 ações… com mais de colaboradores voluntários… cerca de beneficiários… 50 mil horas de voluntariado das nossas empresas… 50 mil horas de voluntariado das nossas empresas… cerca de € * de investimento na comunidade… cerca de € * de investimento na comunidade… * Segundo a remuneração de base média mensal praticada em Portugal Fonte: Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho O GRACE e o Voluntariado Empresarial

© - Copyright GRACE Agosto 2012 O GRACE

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Auditoria e Certificação KPMG GRACE. Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de Missão. Reflexão, promoção e desenvolvimento de iniciativas de responsabilidade social das empresas Visão. Fomentar a participação das empresas no contexto social em que se inserem, através de parcerias que potenciem impactos visíveis e concretos da atividade da associação em articulação com outras entidades da sociedade civil. O GRACE

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Associados

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Associados Individuais: Daniela Benoliel, Maria Elisabete Martins, João Alves, João Reis Sócios Honorários: Maria José Ritta, Norma Vogelweid, Charles Buchanan, João Sá Nogueira Associados

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Associados AS EMPRESAS GRACE 47 grandes empresas 32 pequenas/médias empresas 9 micro empresas 8 particulares

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Edição de publicações Representação externa Aprender a Crescer Voluntariado contado às crianças Guia para a promoção do envelhecimento ativo no contexto empresarial Voluntariado em Família Voluntariado empresarial: GIRO Programa K’CIDADE Projeto ENGAGE Dia Internacional dos Voluntários Outros Programas Iniciativas entre associados Apoio técnico aos associados Encontros temáticos Prémio GRACE de Investigação em RSE Ciclos de cinema e-GRACE Website Parceria Causas.net Página Oficial do Facebook Outros Projetos Áreas de Atuação

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Edição de PublicaçõesVoluntariado Em Família Competências Áreas de Atuação

© - Copyright GRACE Agosto Empresas 86 voluntários Roadshow Europeu ” “Volta às Capitais” 8 de Fevereiro de 2011 Metro Baixa - Chiado 9 de Fevereiro Exposição Fórum Picoas Inauguração do Ano Europeu do Voluntariado Pintar o Voluntariado Auchan, Banco Rothschild, BMS, CAOS, CITI, Danone, Edifer, Essilor, Eurest, Fundação PT, GRAFE, H Tecnic, IBM, Jones Lang LaSalle, Linklaters, Miranda Correia Amedoeira & Associados, Montepio, NYSE Euronext, Pfizer, Pousadas de Portugal, Vieira de Almeida & Associados, Young Network

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Manutenção de árvores plantadas: - Rega - Colocação de protetores - Redefinição de caldeiras Voluntariado Ambiental em Família 12 de Maio 2012 Pisão de Baixo - Zambujeiro 20 Famílias 67 participantes 9 Associados Organização: Projeto Oxigénio Voluntariado em Família Accenture, Ana Aeroportos, BSD, Daniela Benoliel, DHL, IBM, JWT, Montepio, Siemens Esta ação contou com o apoio: Unicer

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Iniciativa de voluntariado empresarial com maior dimensão nacional que já contou, em média, com mais de 3100 voluntários e beneficiários. Várias intervenções a nível nacional, no mês de Outubro. O GIRO Objetivo Melhoria da qualidade de vida de jovens, crianças e adultos em risco, enquadrados em bairros carenciados ou em instituições de acolhimento, através de ações de requalificação e criação de espaços de acolhimento e de lazer

© - Copyright GRACE Agosto Voluntários 48 Associados 15 Espaços Funchal Dia 4 de Novembro Porto, Braga e Amarante Dia 14 de Outubro Faro e Loulé Dia 28 de Outubro Lisboa, Loures e Cascais Dia 21 de Outubro Guarda e Coimbra Dia 11 de Novembro O GIRO em 2011

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Colocámos Mãos à Obra…

© - Copyright GRACE Agosto (7) 2007 (7) 2010 (13) 2008 (8) 2011 (15) 2009 (9) 2007 (7) 2006 (7) Instituições em que o GRACE já fez a diferença

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Damos e recebemos sorrisos

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Iniciativa de voluntariado empresarial, levada a cabo pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), em parceria com o GRACE, a consultora Sair da Casca e a Associação Arquitetos Sem Fronteiras – Portugal, com o objetivo de reparar 26 casas de idosos, na zona central de Lisboa. O PAPEL DO GRACE… Auchan, Delta Cafés, Eurest, Fundação EDP, H Tecnic, Montepio e a Servilusa foram as empresas associadas do GRACE que aderiram à iniciativa; No total, disponibilizaram 71 voluntários para participar na intervenção a 13 casas; Para além de disponibilizarem o tempo dos seus colaboradores, as empresas que aderiram ao projecto, suportaram igualmente os custos inerentes às intervenções. O PAPEL DO GRACE… Auchan, Delta Cafés, Eurest, Fundação EDP, H Tecnic, Montepio e a Servilusa foram as empresas associadas do GRACE que aderiram à iniciativa; No total, disponibilizaram 71 voluntários para participar na intervenção a 13 casas; Para além de disponibilizarem o tempo dos seus colaboradores, as empresas que aderiram ao projecto, suportaram igualmente os custos inerentes às intervenções. Projeto Reparar

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Tema: Projecto Somos Solidários O GRACE lançou o desafio aos seus associados para que os seus colaboradores escrevessem um testemunho ou uma pequena história dirigida a crianças entre os 6 e os 10 anos, no sentido dos sensibilizar para as questões do voluntariado. Foram selecionados 17 textos a serem ilustrados e reunidos num livro a lançar durante o ano de Júri para seleção dos textos: Presidente do GRACE – Conceição Zagalo Coordenadora Nacional do AEV – Elza Chambel Escritora – Alice Vieira Representante da Kidzania - Marta Amorim Ilustradora – Graça Pereira da Cruz Voluntariado Contado às Crianças Este projeto contou com a participação dos Associados: Alcatel, ANA Aeroportos, BP, Fundação EDP, Delta Cafés, Eurest, Galp Energia, GRAFE, Grupo CH, H Tecnic, IBM, Inforpress, Intertek, Linklaters, Montepio, Pousadas de Portugal Esta ação contou com o apoio: Lift Consulting

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Parceiros: Programa de desenvolvimento comunitário urbano que visa contribuir para a promoção da integração social e melhoria da qualidade de vida das populações residentes nos concelhos de Lisboa, Sintra e Amadora Intervenção GRACE: Território: - Alta de Lisboa (Alto do Lumiar e Charneca) Eixos estratégicas: - Emprego, formação e qualificação - Capacitação das associações de base local Duração: / /2013 Projeto K’CIDADE Participações: AKI, C&C, Cegoc, Edifer, Eurest, Galp Energia, Hill&Knowlton, Makro, Montepio, RZK, Terra Design

Iniciativa europeia de voluntariado empresarial, liderada pelo Business in the Community Em Portugal, o GRACE assume a liderança deste projeto, enquanto parceiro do BITC Em Território: - Lisboa (Através do CNAI – Centro Nacional de Apoio ao Imigrante) Parceiro local: - ACIDI (Alto Comissariado para a Imigração e para o Diálogo Intercultural) Enfoque: - Integração social de imigrantes com o apoio de uma plataforma de Mentores (Voluntários das Empresas). Projeto ENGAGE

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Encontros Temáticos 2009: Responsabilidade Social no Mercado de Trabalho: Março - Auditório do Montepio Voluntariado: Junho - Auditório da FLAD O envolvimento das empresas com a comunidade: Julho - Unicer Natal: Presente ou Donativo?: Dezembro - Casa Infantil Ronald McDonald 2010: Consumo Responsável: Fevereiro - Espaço BES Arte & Finança Altruísmo e ou Parceria: Abril - Auditório Nyse Euronext Investimento das Empresas Portuguesas em Países em Desenvolvimento: Race to the Bottom ou oportunidade sem preço de disseminar boas práticas de Responsabilidade Social?: Setembro - Auditório Vieira de Almeida As Organizações, a diversidade e a inclusão: Dezembro - Auditório Pfizer 2011: Empreendedorismo Local: Fevereiro - Adega Mayor Delta Cafés Lugar à Arte na Responsabilidade Social das Empresas: Março - Auditório Essilor Portugal Tempo: Trabalho e Vida Pessoal: Junho - Auditório Carris Walk the Talk: Dezembro - Auditório FLAD 2012: Intraempreendedorismo e Empreendedorismo Social: Março - Galp Energia Rio+20 - Desafios e Oportunidades: Maio - Xerox

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Constituição do Júri da edição de 2010 Alexander Ellis, Sua Excelência o Embaixador do Reino Unido em Portugal; Professor Doutor António Rendas, Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas; Dr. Carlos Magno, Professor/Jornalista; Dr. António Pires de Lima, Presidente da Unicer; Dr.ª Vera Pires Coelho, Presidente da Edifer; Eng.º. Vasco Teixeira, Presidente da Porto Editora; Dr. Luís Portela, Presidente da Bial; Dr. Luis Laginha de Sousa, Presidente da NYSE Euronext Lisbon; Dr.ª Maria da Conceição Zagalo, Presidente do GRACE Premiados da edição de 2010: Prémio: Ana Esgaio, Mestre em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) Tema: Economia Social e Solidária e os Serviços de Proximidade em Portugal - A Constituição de Redes Locais de Responsabilidade Social: O Caso de Oeiras Menção Honrosa: Pedro Gaudêncio, Mestre em Estratégia Empresarial Pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra Tema. Análise das Perceções e Comportamentos dos Trabalhadores em Função da Responsabilidade Social Empresarial e o seu Desempenho Individual Prémio de Investigação em RSE

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Diálogos Sobre a Prevenção Campanha Passa a Palavra 25 de Março Lift Consulting 4 de Abril Essilor Portugal Ministrado pela Dra. Isabel Riscado, Diretora do IPO de Lisboa GRACE e Liga Portuguesa Contra o Cancro Através do associado Laranja Mecânica Campanha Passa a Palavra

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Interna Externa Área de Atuação

© - Copyright GRACE Agosto 2012 GRACE Advocacy

© - Copyright GRACE Agosto 2012 O GRACE em Anos Europeus Apadrinhamento Esculturas Sem Abrigo - CAIS Ciclo De Cinema “Tempos Difíceis” 10 anos, 10 dias, 10 filmes Participação em Jornadas e Seminários : - Cáritas - Câmara Municipal de Lagoa - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Pintar Voluntariado Exposição Pintar Voluntariado Projeto REPARAR Voluntariado contado às Crianças Voluntariado em Família GIRO Lançamento do Livro Aprender a Crescer Voluntariado Contado às Crianças Membro da Comissão Consultiva – Portugal Maior, uma iniciativa AIP Ação de Voluntariado em Família GIRO Elaboração do Guia para a Promoção do Envelhecimento Ativo no contexto empresarial 2013 – Ano Europeu dos Cidadãos

© - Copyright GRACE Agosto 2012 GIRO G R A C E

© - Copyright GRACE Maio 2012 CASOS PRÁTICOS

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Atividades de Cidadania e Responsabilidade Social /2011 Durante o ano de 2010 e até final de 2011, a Alcatel-Lucent Portugal desenvolveu e vai desenvolver diversos projetos de cidadania e responsabilidade social. Estabeleceu ainda diversas parcerias com instituições locais, intervindo e colaborando com as mesmas em diferentes ações nas áreas da educação, saúde e intervenção comunitária. Todos os projetos têm a participação dos colaboradores da Alcatel-Lucent Portugal. Instituto Português do Sangue Recolhas periódicas locais "Avós net” Projecto de combate à info-exclusão com a Câmara Municipal de Cascais que pretende dar competências básicas de informática, Internet, e ferramentas de comunicação on-line. "Avós net” Projecto de combate à info-exclusão com a Câmara Municipal de Cascais que pretende dar competências básicas de informática, Internet, e ferramentas de comunicação on-line. Projecto GIRO Projecto de intervenção social com a Associação GRACE. Fundação AMI Projecto de intervenção social com a Fundação AMI para apoio alimentar a famílias carenciadas do concelho de Cascais. Alcatel - Lucent

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Fundação PT

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Fundação PT

© - Copyright GRACE Agosto 2012 CH Consulting Pai Natal Solidário Participação anual no projeto de solidariedade, inserido no espírito da Campanha de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social, promovido pelos CTT. Para além da contribuição da organização os colaboradores são convidados a juntar-se ao movimento, a título pessoal, com o objetivo de dar mais cor ao Natal de um conjunto de crianças desfavorecidas Principio Solidário de Partilha de Lucros Atribuição de um donativo correspondente a 5% dos honorários, no desenvolvimento de projetos financiados que tenham instituições de solidariedade como clientes, no final do projecto. IGUALDADE DO GÉNERO/CONCILIAÇÃO Estímulo oficial à procriação O aviso foi dado no jantar de Natal de O ano de 2010 foi declarado como o Ano da Família. O estímulo à procriação foi forte. Prémio anual na “Gala dos Monstros” Galardão de distinção para as “Mães do Ano”. Gozo do feriado do concelho de residência Possibilidade dos colaboradores gozarem o feriado do seu concelho de residência, para que possam estar mais tempo com a família. Tarde de folga no aniversário dos filhos No dia dos anos dos filhos, queremos que os pais tenham mais tempo para os preparativos da festa. Incentivo à natalidade Atribuição de uma gratificação de 250€ pelo nascimento de cada filho e o tradicional “porquinho mealheiro” Incentivo ao Matrimónio Porque a família tem de estar em primeiro lugar, atribuição de um estímulo positivo à constituição de família, através da atribuição de uma gratificação bruta de 500€, aquando da celebração do matrimónio. RESPONSABILIDADE SOCIAL EXTERNA RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Localização: Localização: Coimbra Nº de Colaboradores Nº de Colaboradores: 75 Data de Adesão Data de Adesão: 20 de Janeiro de 2011 CH Consulting

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Missão Reciclar Máquinas Reciclagem de Cápsulas Redução da gramagem e tamanho das saquetas do açúcar para evitar desperdícios ECO-INOVAÇÃO Criado em 2007, o festival Delta Tejo é um espaço lúdico multifacetado que aposta na cultura musical como plataforma difusora de boas práticas ambientais e sociais. CULTURA Centro Educativo Alice Nabeiro Manual do Empreendedorismo Eco-Escolas Serviço de Intervenção Precoce e Serviço de Apoio ao Desenvolvimento a Crianças e Jovens Voluntariado “Um Coração Chamado Delta” 28 campanhas nas saquetas de açúcar Empreender com Tecnologia – EX.I.T.E. INOVAÇÃO SOCIAL CULTURA Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro 1645 formandos, desde 2008 POLÍTICA DE FORMAÇÃO Delta TEMPO PARA DAR

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Heidrick&Struggles Participação da Fundação Rocha dos Santos, contribuindo com know-how específico para a criação e acompanhamento de projetos Definição da estrutura metodológica para atribuição e acompanhamento das bolsas Analise da evolução das crianças e jovens Ações de sensibilização para a importância dos estudos (Lisboa e Porto) Projecto de Recrutamento Gestão do processo de recrutamento para uma das casas da Crescer Ser

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Participação na Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz Embrulhão (Embrulho de presentes para serem distribuídos para os sem- abrigo) Participação na Festa de Natal (apoio na organização e logística da Festa) Entrega de roupas/brinquedos à Associação Novo Futuro Formação aos membros da Equipa da Associação Novo Futuro (Trabalho em equipa, Inteligência Emocional, Liderança, Comunicação) Heidrick&Struggles

© - Copyright GRACE Agosto 2012 IBM KidSmart PowerUp Prémio Científico IBM EWeek Reading Companion EDUCAÇÃO Hermitage, Pietà & Eternal Egypt CULTURA World Community Grid Genographic Project INVESTIGAÇÃO  Associações Membros da AIESEC, APCE, BCSD e GRACE  Doações em espécie e em género para organizações sem fins lucrativos em resultado do trabalho voluntário dos seus colaboradores no ativo ou em situação de reforma  Projetos horizontais  Diálogo Social E ainda… IBM EX.I.T.E. Camp

© - Copyright GRACE Agosto 2012 BRAGA Recuperação de uma habitação 15 voluntários Parceiros: Habitat for Humanity e GRACE BRAGA Recuperação de uma habitação 15 voluntários Parceiros: Habitat for Humanity e GRACE SINTRA - CASCAIS Limpeza de área floresta 150 voluntários Parceiros: Cascais Natura SINTRA - CASCAIS Limpeza de área floresta 150 voluntários Parceiros: Cascais Natura CASCAIS Formação em TI 30 voluntários Parceiros: CM Cascais CASCAIS Formação em TI 30 voluntários Parceiros: CM Cascais SÃO PEDRO DO ESTORIL Pintura e requalificação de espaços exteriores 60 Voluntários Parceiros: CM Cascais e EMAC SÃO PEDRO DO ESTORIL Pintura e requalificação de espaços exteriores 60 Voluntários Parceiros: CM Cascais e EMAC PORTO Pintura de interiores e exteriores 20 voluntários Parceiros: Centro Juvenil de Campanhã e GRACE PORTO Pintura de interiores e exteriores 20 voluntários Parceiros: Centro Juvenil de Campanhã e GRACE Voluntariado foi VIP nos 100 anos da IBM

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Público-alvo? Colaboradores com excelentes avaliações de desempenho. Objectivo? Partilha de planos de negócio, de competências e de liderança, em pequenas e médias empresas, instituições educacionais e organizações sem fins lucrativos, sediadas em países emergentes e em desenvolvimento, nos continentes asiático, europeu e africano. Como? Equipas de colaboradores multi-culturais e multidisciplinares gerem projetos com base em recursos educativos, necessidade de resposta a desafios ambientais e de impacto na economia global. Os colaboradores são escolhidos entre milhares de candidaturas apresentadas por funcionários de alto nível e executivos da IBM. As equipas, geralmente compostas por seis a dez membros, estão envolvidas no seu projecto durante cerca de seis meses. A IBM e o Voluntariado - Corporate Service Corps

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Desde 2008:  colaboradores, em 100 equipas, com 50 nacionalidades;  20 Países - China, Egipto, Quénia, Índia, Gana, Malásia, Marrocos, Nigéria, Filipinas, Roménia, Rússia, África do Sul, Sri Lanka, Tanzânia, Turquia e Vietname;  25 milhões de dólares é o valor estimado do trabalho desenvolvido  IBM Portugal: 3 voluntários, em 3 projetos Vietname, Gana e Quénia A IBM e o Voluntariado - Corporate Service Corps

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Can Tho Import-Export Seafood Joint Stock Company April 8 th / May 7 th, 2010 Formar quadros por forma a criarem um plano de negócios e implementarem novas estratégias de marketing e de desenvolvimento de negócio. O Cliente: O Projecto: “Participar neste programa é uma oportunidade única. Poder partilhar os conhecimentos que adquiri ao longo da minha carreira com profissionais de outro contexto socioeconómico e cultural é, mais que um desafio, uma experiência que, acredito, fará a diferença em mim enquanto pessoa e profissional” Conceição Zagalo, Diretora de Marketing, Comunicações e Cidadania da IBM Portugal. A Voluntária: A IBM e o Voluntariado - Corporate Service Corps

© - Copyright GRACE Agosto 2012 PREPARAÇÃO: 3 meses horas de trabalho de contextualização dos participantes a nível da linguagem, cultura e ambiente socio-económico e político do país de destino Workshops de desenvolvimento de espírito de equipa e de liderança EXPERIÊNCIA NO PAÍS: 1 mês Trabalho de equipa focado em desafios e oportunidades de ordem social, educativa, ambiental…económica Integração no país seleccionado ACÇÃO PÓS-MISSÃO: 2 meses Partilha da experiência no Service Corps com colegas, família, amigos, entidades influenciadoras e decisoras e, de uma forma geral, toda a comunidade em que o profissional da IBM se insere Valorização de processos de negócio e de empreendedorismo na IBM ou no exterior A IBM e o Voluntariado - Corporate Service Corps

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Impacto nos voluntários: Aquisição de conhecimento e de novas competências de liderança Maior consciência global, conhecimento e experiência cultural, pessoal e profissional Aumento do compromisso, do sentido de pertença e de representatividade face à empresa Desenvolvimento pessoal Impacto nas organizações parceiras e na comunidade: Melhoria dos seus processos de negócio Impacto nos membros das organizações locais Networking interno e externo Melhoria da perceção sobre a IBM Organizações: Pesquisa a 31 projetos locais concluiu que, uma grande maioria, referiu melhorias nos seus processos de negócio internos e na sua capacidade de estabelecer parcerias com o setor privado. IBM: Estes compromissos providenciam conhecimento sobre novos mercados e uma melhor reputação corporativa. Segundo uma avaliação independente da Harvard Business School: A IBM e o Voluntariado - Corporate Service Corps

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Fundado em 1955, nos USA no estado de Illinois Incluído nos Índices de Dow Jones World e Dow Jones North America Certificação Ambiental de todos os restaurantes durante o ano de 2011 Privilegia os produtos nacionais (fornecedores) 2008 – 1ª Casa Ronald McDonald Portugal Utilização de painéis solares em todos os restaurantes remodelados 119 Países Fornecendo mais 45 milhões refeições/dia McDonald’s “Temos a obrigação de retribuir à comunidade parte do que ela nos dá!” Ray Kroc, Fundador da McDonald’s, 1955

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Formação financeira e social para crianças, jovens e adultos, que visa facultar algumas noções financeiras e conceitos económicos que possibilitem estimular a necessidade de poupança e de prevenção do endividamento. Distinguir o bom desempenho dos estabelecimentos de ensino do nosso País Estimular a apresentação de projetos educativos inovadores, orientados para a melhoria das condições de aprendizagem Devolução à sociedade civil do montante que os contribuintes atribuem à Fundação Montepio por via de IRS. Programa de Educação Financeira Prémio Escolar Montepio Projecto Frota Solidária 5 escolas premiadas com €25.000, em escolas premiadas com €25.000, em 2010 € apoiaram cerca de 124 projectos/instituições, em 2009 Fundação Montepio 16 viaturas a IPSS, em viaturas a IPSS, em 2010 Montepio

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Pai Natal Solidário Participação anual no projecto de solidariedade, inserido no espírito da Campanha de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social, promovido pelos CTT. Para além da contribuição da organização os colaboradores são convidados a juntar-se ao movimento, a título pessoal, com o objectivo de dar mais cor ao Natal de um conjunto de crianças desfavorecidas Programa de Voluntariado Empresarial do Montepio 862 colaboradores voluntários o Em 2010: 15 ações de voluntariado coletivo 60 ações de voluntariado empresarial o Em 2011: 2 ações de voluntariado coletivo 20 ações de voluntariado individual o Em 2012: 5 ações de voluntariado coletivo (Até Março)30 ações de voluntariado empresarial o Áreas de Intervenção: Ambiente, Solidariedade Social e Saúde, e Educação e Formação Cada colaborador tem direito a oito horas/ano, podendo ultrapassar estas horas desde que autorizado pelas chefias. Montepio No Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, a Fundação Montepio e a Lusitânia – Companhia de Seguros reeditam o "Prémio Voluntariado Jovem Montepio", no valor de 25 mil euros.

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Dezembro de 2010: Oferta de Alimentos e Produtos de Limpeza Protocolo CP Empresas (descontos em viagens, redução da emissão de gases poluentes) Reciclagem de resíduos nos escritórios de Lisboa e Porto Sistema de gestão de impressões evitando o desperdício de papel PwC Portugal MERCADO AMBIENTE COMUNIDADE PESSOAS Prémio de Cidadania das Empresas e ONGs criado em 2006, em parceria com a AESE - Escola de Negócios. Objetivo: Reconhecer as empresas mais bem sucedidas na aplicação de políticas de responsabilidade social Global Mobility - Realização de intercâmbios New Way - Programa de Apoio a Colaboradores para redefinição da carreira profissional, dentro ou fora da empresa

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Projectos Locais Maia Requalificação dos espaços exteriores e integração paisagística da Escola E.B. 2, 3 Projecto de Criação e Implementação das Indústrias Criativas Portuguesas - Iniciativa ambiciosa e inédita com o objetivo de promover, apoiar, acompanhar e ajudar a implementar projetos que primem pela inovação e que sejam potenciadores de criação de novos postos de trabalho qualificado. Projecto Nacional Marketing Responsável Unicer foi pioneira no lançamento de uma embalagem de cerveja em braille. Esta medida resultou de uma parceria com a ACAPO. Empresa Mais Familiarmente Responsável Prémio atribuído pela AESE – Escola de Direção e Negócios e pela Deloitte, de entre um universo de mil empresas. Distinção Unicer

© - Copyright GRACE Agosto 2012 “RESPONSABILIDADE A PRODUZIR CIMENTO” Secil

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Fonte GRACE Aumenta a motivação, desempenho e produtividade dos colaboradores Melhora as relações interpessoais e o sentido de pertença e compromisso dentro das empresas Reabilita espaços, desenvolve relações e constrói sorrisos e atitudes Cria parcerias, desenvolve conhecimento e competências e promove novas oportunidades Para as empresas: Para os beneficiários: RSE As boas práticas enquanto economia de bem-estar Boas práticasEstratégia

© - Copyright GRACE Agosto 2012 o A relação ONG/EMPRESA, assente no donativo, tende a ficar obsoleta o Há mais do que € para partilhar o Competências o Reinventar utilizações de meios o Troca de Serviços o Matching necessidades / oportunidades o Projetos Inter ONGs – plataformas colaborativas o Projetos Inter Empresas – plataformas colaborativas Do donativo … para a relação Fonte GRACE

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Brainware OrgwareCitizenware ATITUDE

© - Copyright GRACE Agosto % 10.7% 13.4% Em suma GRACE WIN WIN WIN Empresas Instituições

© - Copyright GRACE Agosto 2012 E assim se constrói… 20% 10.7% 13.4% Comunicação RSE Estratégia Um Mundo melhor

© - Copyright GRACE Agosto 2012 As empresas e o GRACE Mudança de paradigma da sociedade Sociedade mais equitativa e sustentável Empresas Pessoas + Competências + Empenhos GRACE Um Mundo Melhor

© - Copyright GRACE Agosto 2012 Nós queremos intervir… Eu s u responsável… Nós fazemos a diferença… Eu s u solidário…

© - Copyright GRACE Maio 2012 Muito Obrigada! Contactos Secretariado: Maria João Simões de Almeida André Azevedo Carlos Ramos Cátia Henriques Flávia Nobre Campo Grande nº 30-6º B | LISBOA | Telefone: | | Site: