WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.

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Transcrição da apresentação:

WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ

LEITURA DO DIA “Nascer no Cairo, ser fêmea de cupim” Rubem Braga “Conhece o vocábulo escardinchar? Qual o feminino de cupim? Qual o antônimo de póstumo? Como se chama o natural do Cairo?” “Vários problemas e algumas mulheres já me tiraram o sono, mas não o feminino de cupim. Morrerei sem saber isso. E o pior é que não quero saber; nego-me terminantemente a saber, e, se o senhor é um desses cavalheiros que sabem qual é o feminino de cupim, tenha a bondade de não me cumprimentar.”

O ENSINO DA ORTOGRAFIA NO ENCONTRO DE HOJE, A DISCUSSÃO GIROU NUM ASSUNTO QUE TRAZ MUITAS DÚVIDAS E DESENCONTROS DE INFORMAÇÕES. POR ESSE MOTIVO, FOI BEM PROVEITOSO E ESCLARECEDOR!

COMEÇANDO AS ATIVIDADES Após a leitura do texto do aluno, verificamos o que ele não sabe sobre ortografia e quais seriam os encaminhamentos.

Rede de ideias – Conclusões do grupo DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS Som do q Trocado v pelo f Som do x, r e/i – transcrição da fala Som nasal Segmentação por grupo de força Tempo verbal

ENCAMINHAMENTOS Explicação na revisão de texto Textos com essas dificuldades ortográficas; Completar palavras, escrever frases, trava-línguas, cruzadinhas, caça-palavras, jogos; Ditado-interativo : ditar uma história e pedir que os alunos discutam a escrita de algumas, já pré-selecionada pelo professor; Leitura; Uso do dicionário;

Verificando se nossas ideias estão corretas... VÍDEO

Os erros ortográficos não são da mesma natureza, por isso não devem ser trabalhados da mesma forma. Existem dois grupos de dificuldades: as regulares e irregulares. Dificuldades ortográficas regulares são as previsíveis com regras. Dificuldades ortográficas irregulares: não existem regras, usa-se tradição ou origem. “ as normas ortográficas são instrumentos que darão segurança aos alunos.”

Para as dificuldades ortográficas irregulares os alunos precisam memorizar as palavras que vão surgindo. Devemos investir primeiro nas palavras que eles mais usam. Para as dificuldades ortográficas regulares é necessário ensinar a regra (criar estratégias para que os alunos descubram e construam a regularidade.

Discussão sobre o vídeo

CONCLUSÃO DO GRUPO Erros existentes em muitas placas e letreiros ocorrem por desconhecimento da regra, falta de pesquisa e leitura. Isso reflete no aprendizado dos nossos alunos. Aqueles que vivem em locais desprivilegiados quanto à escrita, poderão ter como exemplo uma falsa verdade. Por isso a escola deve oferecer bons materiais impressos e deixar claro a eles que existem diferentes formas de falar, mas só uma para escrever. As dificuldades ortográficas irregulares são bem mais difíceis, porque não existem regras, é necessário muita leitura, estudo sobre a origem das palavras. Já as regulares sempre temos que lembrar das regras, não de forma exaustiva, mas nos diálogos durante as produções.

VÍDEO

A ortografia no Brasil é relativamente nova. Usando as normas ortográficas todos escrevem da mesma maneira, por isso é possível o entendimento e comunicação. Ensinar a ortografia se torna válido quando usamos as produções dos alunos e eles passam a ver a ortografia como uma forma de comunicação e não um emaranhado de regras e decorebas.

CONCLUSÃO DO GRUPO

A ortografia é uma necessidade porque garante a comunicação entre todos. As pessoas não precisam falar como se escreve porque a oralidade, com os sotaques e regionalismos, fazem parte da nossa história. Os alunos se enganam ao escrever determinadas palavras, na verdade buscando soluções para escrever seguindo o som da palavra pronunciada. Então nesses erros estão ocorrendo construções sobre a língua escrita. Quando os alunos fazem ditados e cópias eles cometem menos erros porque só precisam pensar na grafia, enquanto que na produção de texto será necessário além de grafar, pensar no enredo, na forma de se colocar, na seleção e ordenação de ideias....

VÍDEO

A escrita dos alunos deve se transformar em diagnóstico para saber o que é necessário ensinar. Não existe momento certo para ensinar, porque a partir do instante que o aluno começa a escrever ele também passa a refletir sobre as normas ortográficas. O mais importante é propiciar que as crianças reflitam sobre seus erros. O ditado interativo é uma estratégia para isso. O uso do dicionário também é recomendado para o trabalho com as irregularidades.

CONCLUSÃO DO GRUPO

Os erros dos alunos é que vão deixar claro onde estão as maiores dúvidas e temos que analisar que tipo de dificuldade é essa: regular ou irregular. Corrigir longe dos alunos, faz com que eles não observem onde erraram. Se o aluno continua errando uma mesma palavra já escrita ou ditada várias vezes, é porque não houve sobre a regularidade. Para ocorrer essa aprendizagem é interessante levantar com a criança as regras por meio da observação, análise, troca de informações e verificação de hipóteses.

VÍDEO VENDO E APRENDENDO ENTREVISTA COM ARTUR GOMES DE MORAIS

Temos que partir das produções dos alunos; O vídeo sistematiza tudo o que já foi dito anteriormente: Temos que partir das produções dos alunos; Não dar respostas prontas e sim construir com eles; Compreender que para escrita de algumas palavras existem regras e outras não; Trabalhar a memorização, no caso das irregularidades, dentro de um contexto significativo e contato com a leitura; Ter clareza de que: fala-se de um jeito, mas escreve-se de outro; Leitura de focalização; Ditado-interativo. “O DITADO TRADICIONAL NÃO ENSINA, COBRA” (ARTUR GOMES DE MORAIS)

PRODUZIDO POR BIANCA E ADRIANA