Boliche dos substantivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ensinando através de jogos
Advertisements

PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
O FUTSAL.
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
REGRAS DE F U T S A L.
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Trabalho de Educação Física
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA Instituto Federal Farroupilha
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
3º Período.
Planejamento PNAIC 2014.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O Desenvolvimento Psicomotor
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
Jogo do Boliche.
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Basquete.
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Professor: HUGO SOUZA Alunas: Ivania Cabral Urbano da Silva Maria de Fátima.
PROBABILIDADE.
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
Regras Básicas do Voleibol
Pós-Graduação – Psicopedagogia Telesala Curitiba
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
BASQUETEBOL.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Regras de Basquetebol E.B. 2,3 Caldas das Taipas.
Basquetebol.
Profª. Maria Helena Carvalho
MEDIAÇÃO.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
MALHA: aspectos históricos, características da modalidade, regras, benefícios decorrentes da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
TRABALHANDO COM O CORPO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES: BASQUETEBOL:
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Construção de um jogo de boliche
Trabalho de Educação Física
Joana Brás; Mariana Catarino ; Pedro Domingos ;Sofia Rocha 3º A
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Fundamentos do Voleibol
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Boliche dos substantivos

Público Alvo

As responsabilidade dos integrantes no Projeto O professor divide a classe em quatro grupos de cinco, onde serão identificados como GRUPO A, GRUPO B, GRUPO C e GRUPO D. O professor ficará responsável em marcar o resultado respectivo de cada grupo no quadro. O resultado será por meio de números. Que serão somados no termino do jogo , junto com os alunos.

O professor ainda orientará os grupos, jogando uma moeda para cima onde os alunos irão escolher entre cara ou coroa, fazendo dessa forma as escolhas do grupo que dará início ao jogo e a escolha do jogador que irá iniciar a partida do jogo em cada grupo.

Os Pinos Os pinos deverão ser arrumados em forma de triângulo no fim da sala. Deverão estar colocados nos pinos , fichas com substantivos próprios e substantivos comuns. Deverão ainda ter pinos sem substantivos que equivalerá a uma pontuação menor.

Para cada pino derrubado com substantivo equivalerá a dois pontos, que poderá valer três pontos se o aluno identificar os substantivos como substantivo próprio ou comum. E os pinos sem substantivos equivalerá apenas a um ponto.

Objetivo do jogo Identificar os substantivos como próprio ou comum para atingir maior pontuação.

A relevância do conteúdo abordado. É importante que os alunos do 3°ano do ensino fundamental nos anos iniciais identifiquem , interpretem e classifiquem os substantivos comuns como aquele que designa os seres de uma espécie de forma genérica, e o substantivo próprio como aquele que designa um ser específico.

O papel do jogador O jogador deve segurar a bola junto ao corpo , na altura do peito com braço em L. Deve ainda segurar a bola cuidadosamente em ambas as mãos, lançar a bola para frente soltando-a de maneira firme , afim de derrubar o maior número de pinos

Como o jogo seria incluído no currículo escolar ? Seria incluído na disciplina de LÍNGUA PORTUGUESA como revisão do assunto abordado.

Como o jogo progredirá? A medida que o aluno atingir o maior número de pontos, classificando os substantivos como próprio ou comum.

As regras do jogo O jogador deve arremessar a bola para frente de maneira firme e rasteira a fim de derrubar o maior números de pinos, que devem estar no final da “pista” em forma de triângulo. Cada jogador deve lançar a bola duas vezes. Deve ainda existir um linha que fica bem no início da “pista” que se chama linha de cabeceira. Se ele ultrapassar esta linha quando for fazer seu lance cometerá falta e os pontos da jogada serão nulos.

Calcula-se os pontos de acordo com o valor de cada pino derrubado Calcula-se os pontos de acordo com o valor de cada pino derrubado. Podendo aumentar os pontos a medida que o jogador for capaz de classificar os substantivos. O jogador que fizer um STRIKES, ou seja derrubar todos os pinos em um lance será somado mais um ponto no valor de cada pino. O jogo terá dois turnos, onde cada jogador tem direito a dois lançamentos de cada vez.

Como o jogo termina? O jogo termina após dois turnos, onde o jogador terá jogado quatro lances, vence o jogo o grupo que obter a pontuação máxima.

A importância dos jogos educativos no processo de aprendizagem. Almeida: brincar não significa passatempo. A criança se utiliza da brincadeira para conhecer o mundo que a cerca . Através do jogo a criança desenvolve a imaginação e seu pensamento abstrato . Através das brincadeiras a criança poderá ter um bom desenvolvimento psicomotor e psicossocial , assim como as levará a socialização e á contribuição para a sua vida afetiva . As atividades lúdicas encorajam também o desenvolvimento intelectual , através da atenção e da imaginação, facilitando a sua expressão.(Almeida ,1990).

Vygotsky: Pelo brincar a criança reorganiza suas experiências Vygotsky: Pelo brincar a criança reorganiza suas experiências . Oferecer oportunidades para a criança brincar é criar espaço para a reconstrução do conhecimento.