Teoria e Prática da Argumentação Jurídica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 RESPONSABILIDADE CIVIL RC por fato de terceiro
Advertisements

ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
Responsabilidade Civil em Medicina- Noçoes
CONCEITOS ELEMENTARES
O DANO FATO CONSTITUTIVO E DETERMINANTE DO DEVER DE INDENIZAR.
Potencial Consciência da Ilicitude
DIREITO PENAL 1) Conceito de direito penal: é o conjunto de normas que ligam ao crime, como fato, a pena como conseqüência, e disciplinam também as relações.
Responsabilidade Civil e Penal decorrente do Acidente do Trabalho
DANO MORAL E DANO MATERIAL
DIREITO CIVIL II.
LIAME DE CAUSALIDADE E EXCLUDENTES DA RESPONSABILIDADE CIVIL
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
Aula de responsabilidade civil.
INDENIZAÇÃO sem dano importa em enriquecimento ilícito (art. 884).
RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
1. OS ÂMBITOS JURÍDICOS DA RESPONSABILIDADE
30/03/2017.
Justiça Comum Matéria de Fato: Indenização - erro médico - outras
CONDUTA PUNÍVEL 1 – CONCEITO, CARACTERÍSTICAS E ELEMENTOS:
DIREITO PENAL I TEMA 02: O QUE É CRIME? (PÁG. 29 A 32)
DIREITO CIVIL Il RESPONSABILIDADE SUBJETIVA PÁG.21 Data: Prof.ª Graziela Reis AULA 04 TEMA 03.
02/04/2017.
Ato administrativo. Conceito: ato jurídico que decorre do exercício da função administrativa, sob um regime jurídico de direito público. Elementos ou Requisitos.
RELAÇÃO DE CAUSALIDADE
José Nabuco Filho Tipo culposo. Introdução É a inobservância de um dever de cuidado que produz um resultado típico previsível. Pune-se a conduta mal dirigida.
Aula1: Teoria e Prática da Redação Jurídica
ELEMENTOS DA ILICITUDE CIVIL
Prof. Dr. Honório S. Menezes Bioética e Medicina Estética.
RESPONSABILIDADE CIVIL
TIPOS DE ARGUMENTOS: Há vários recursos argumentativos disponíveis na estrutura linguística, bem como também existem vários tipos de argumentos.
RESPONSABILIDADE CIVIL DO DENTISTA
DO JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO art. 329
RESPONSABILIDADE ÉTICA E LEGAL DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL - p. 385 PLT e 321 Rezek
Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista
DIREITO DO TRABALHO II Aula 4 – Requisitos. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca.
Da medida cautelar de atentado 879 a 881 do CPC A cautelar de atentado objetiva recompor situação fática, indevidamente alterada por uma das partes, no.
Negligência Imprudência imperícia
Direito Administrativo – Professora Amanda Almozara
 Serve como estratégia discursiva eficiente para a redação de uma boa fundamentação. Compõe-se da introdução de uma perspectiva oposta ao ponto de vista.
Eduardo Hipólito do Rego
RESPONSABILIDADE CIVIL
TIPICIDADE.
AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ IDÉIAS CONSTRUINDO IDEAIS
CONCEITOS BÁSICOS DE DIREITO
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Professor: Yuri Nadaf Borges
Responsabilidade Civil
DIREITO CIVIL IV RESPONSABILIDADE CIVIL PROF. MS. ROGÉRIO ABREU
“INDENIZAÇÃO POR LESÃO CORPORAL E MORTE DECORRENTES DE ATO ILÍCITO”
Responsabilidade Civil
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo Parte 01
Ética, Eticidade, Valor, Moral
AULA 09 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
ATOS ILÍCITOS Os atos ilícitos- produzem obrigações para os agentes.
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
Responsabilidade Civil (2) Prof. MSc. Renato Duro Dias.
Ética.
DA EXTINÇÃO DO CONTRATO: O contrato se extingue: 1)Com o seu cumprimento; 2) Pelo distrato; 3) Em razão do seu não cumprimento - rescisão 5) Onerosidade.
Responsabilidade civil ambiental
R ESPONSABILIDADE C IVIL Profa. Dra. Paula Freire 2016.
SEMANA 8 REDAÇÃO FORENSE Por Profa. Vera Lúcia dos Santos
Prof. Rafael Mafei. * Fatos correspondentes à previsão de norma jurídica. * Fato jurídico natural * Ordinário (Ex: Nascimento, morte) * Extraordinário.
FAN - Faculdade Nobre Modalidades de Obrigações. b) Obrigação de Fazer (arts.247 a 249,CC.) -Conceito: Obrigação de fazer é aquela em que o devedor compromete-se.
RESPONSABILIDADE POR FATO PRÓPRIO E POR FATO DE OUTREM.
Transcrição da apresentação:

Teoria e Prática da Argumentação Jurídica Argumento de causa e efeito ou causa e consequência.

Conceitos Básicos: Argumentar: é a arte de convencer e persuadir. Convencer é saber falar à razão do outro; Persuadir é saber falar à emoção do outro;

Argumento de causa e efeito ou causa e consequência: Esse tipo de argumento relaciona conceitos de causalidade e efeito com o objetivo de evidenciar as consequências imediatas de determinado ato praticado pelas partes.

Exemplo Prático: Caso concreto: Roberto pires contratou os serviços da clínica de estética BELEZA ETERNA para uma depilação a laser, na região da barba e do pescoço, por R$ 2.576,00, ele foi submetido a uma entrevista preliminar com um técnico de estética, não por um médico, e chegou a informar que tinha foliculite. Logo após a primeira aplicação a laser, ele apresentou uma gravíssima reação alérgica. Roberto Pires propôs ação indenizatória, em que pediu reparação pelos danos morais, estéticos e materias. Argumenta que todas as providências adotadas pela empresa não foi suficiente para anular os efeitos dos danos causados. Na petição inicial, a vítima contou que não realizou exames prévios necessários ao tratamento e, em razão dos problemas apresentados, ficou deprimido, teve seu trabalho prejudicado e manteve distanciamento do meio social. Sustenta o autor que a indenização deve ser compatível com a reprovabilidade da conduta ilícita, a intensidade e duração do sofrimento experimentado pela vítima, a capacidade econômica do causador do dano, e as condições sócias do ofendido.

Exemplo Prático: Caso concreto: Se uma pessoa contrata um hospital para fazer uma cirurgia e, em decorrência da conduta imperita adotada pelo médico durante a realização do procedimento cirúrgico, o paciente passa por problemas graves, a responsabilidade pelos danos causados à saúde do consumidor é da contratada.

Interpretação dos Casos Concretos: Percebe-se que o vínculo causal entre a conduta adotada e o resultado alcançado gera a obrigação jurídica de indenizar, sendo assim, para que haja um efeito, naturalmente deve ter havido uma causa que motivasse. É fato, portanto, que a relação de causa e consequência entre dois eventos é de grande importância, por exemplo, para atribuição da responsabilidade de indenizar.

Distinção entre Causa e Fator: Causa é aquilo que determina a experiência de uma coisa. ex.: é o agente causador do fenômeno social, sua origem, princípio, motivo ou razão de ser. Fator é a circunstância que de qualquer forma concorre para o resultado. ex.: pobreza, miséria é um fator de criminalidade, porque, segundo as estatísticas, 90% ou mais da população são constituídas de pessoas provenientes de classes sociais mais humildes.

Nexo de Causalidade: É o vínculo existente entre a conduta do agente e o resultado por ela produzido; Ex.: Se um consumidor contrata uma empresa para reformar seu escritório e, durante a prestação do serviço, um dos pedreiros causa um buraco na parede do escritório vizinho, sua conduta gera uma consequência à responsabilidade pelos danos morais causados. Se houve o dano, mas sua causa não está relacionada ao comportamento do agente, inexiste a relação de causalidade e, também a obrigação de indenizar.