A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne de Oliveira Souza Vanessa Shirley Monteiro de Souza Maria Soledade Gomes Borges professora orientadora.
A arte contribui para o desenvolvimento social e cognitivo da criança e estimula a criatividade fazendo com que ela se torne um ser humano mais sensível, crítico e observador, colaborando assim no processo de ensino e aprendizagem.
contribui para o processo de Alfabetização A Arte, integrada aos estudos de História e Geografia, contribui para o processo de Alfabetização O conhecimento do “outro” possibilita [...] aumentar o conhecimento do estudante sobre si mesmo, à medida que conhece outras formas de viver, as diferentes histórias vividas pelas diversas culturas, de tempos e espaços diferentes. PCN – História e Geografia (1997, p.27) A geografia é um instrumento importante para a compreensão do mundo. [...] a aprendizagem das letras está intimamente vinculada à aprendizagem do espaço e as experiências culturais locais da criança.(PEREZ, 2005)
FESTA JUNINA As obras de Alfredo Volpi, com suas bandeirinhas, serviram de embasamento teórico para enriquecer nosso trabalho. Releitura - bandeirinhas
FESTA JUNINA Evento propício para desenvolver atividades artísticas e facilitar a compreensão dos alunos quanto à importância dos estudos históricos e geográficos e também da arte. “Barco com bandeirinhas e pássaros” Releitura Expressão plástica a partir da interpretação da música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga Festa junina na escola
COPA DO MUNDO Foram realizados: Estudos sobre os estados que foram sedes dos jogos da copa do mundo no Brasil; trabalhos interdisciplinares com vários temas relacionados às cinco regiões brasileiras (estudos históricos e geográficos) características culturais de cada região; exploração do mapa do Brasil. “Eu na Copa!”
FOLCLORE BRASILEIRO Ivan Cruz - brinquedos Para as comemorações do mês do Folclore, foi escolhido o artista Ivan Cruz para enriquecer o trabalho. Ele retrata a infância como ela deve ser: sadia, livre, colorida e alegre.
PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS
REDESCOBERTA DO ESPAÇO Poema de Cecília Meireles: “Leilão de Jardim” Releitura: “Leilão de Praça” Praça Estêvão Pucci - Foto Acervo PIBID
DIA DOS PAIS – Releitura do artista Romero Britto Dobradura gravata decorada com releitura de obras de Romero Britto.
compreender a importância da leitura e escrita A História, a Geografia e a arte estão presentes em torno de nós, em tudo o que tocamos, vemos e lemos. Por meio do subprojeto “Cores, formas, sons e movimento: a presença da Arte no processo de alfabetização”, as crianças puderam se encantar com as oportunidades de criar, produzir textos e poemas, contar histórias, pintar, desenhar, cantar, compreender a importância da leitura e escrita em suas vidas, algo essencial que possibilita aprendizagens e informações sobre tempos e espaços diversos.
Referências BACOCINA, Eliane Aparecida. Alfabetização e arte: sobre leituras de mundo, de Letras, de imagens, de vida... In: Periódico de Divulgação Científica da FALS. Ano II - Nº 04- Jan/Mai 2009. Disponível em: http://www.fals.com.br/revela14/alfabetizacaoarte.pdf Acesso em 04.ago.2014. BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf Acesso em 05. ago. 2014. BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf Acesso em 05.ago.2014. FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Diversidade Cultural no Brasil. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm Acesso em 26.ago. 2014. PENA, Rodolfo Alves. Geografia. Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/ Acesso em 24. ago. 2014. PÉREZ, Carmen Lúcia. Leituras cotidianas e espaços praticados: imagens do conhecimento do mundo. Uma reflexão teórico-metodológica sobre a função alfabetizadora da geografia nos anos iniciais da educação fundamental. GT: Educação Fundamental / n. 13. 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/textos/GT13/gt131241int.pdf Acesso em: 24.ago.2014.