A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Advertisements

Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
Máscaras Africanas.
Vídeo Educar – Rubem Alves
11º ENCONTRO PARAENSE DE ENSINO DE QUÍMICA
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
Jardim de Infância Dr Luiz Silveira Professora: Dalva Projeto: O Mundo Encantado Detonador: Visita a biblioteca.
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA
Rotina na Alfabetização:
Zilda Arns (último discurso em Porto Príncipe, Haiti).
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Planejamento PNAIC 2014.
NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
LEILÃO DE JARDIM.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 4 PEIRÓPOLIS 2012/ 2013.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Metodologia do Ensino de Arte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Arte e Educação. Encontros: 16/05 20/06 Avaliações:
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Ano 2 Unidade 1.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROJETO.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
Projeto Festa Junina. Divulgando a Pesquisa Tutora: Maria Aparecida Crivelli Cursista: Valderice Gomes Ferro Módulo I.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Criações visuais/ história da arte e HQ's
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I REFERENCIAIS TEÓRICOS- METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA Discentes: Juliana, Liliane.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Atividade complementar 04
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O COLORIDO DAS ARTES.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Base nacional comum curricular
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Componente Curricular Arte
Projetos e Sequências Didáticas
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne de Oliveira Souza Vanessa Shirley Monteiro de Souza Maria Soledade Gomes Borges professora orientadora.

A arte contribui para o desenvolvimento social e cognitivo da criança e estimula a criatividade fazendo com que ela se torne um ser humano mais sensível, crítico e observador, colaborando assim no processo de ensino e aprendizagem.

contribui para o processo de Alfabetização A Arte, integrada aos estudos de História e Geografia, contribui para o processo de Alfabetização O conhecimento do “outro” possibilita [...] aumentar o conhecimento do estudante sobre si mesmo, à medida que conhece outras formas de viver, as diferentes histórias vividas pelas diversas culturas, de tempos e espaços diferentes. PCN – História e Geografia (1997, p.27) A geografia é um instrumento importante para a compreensão do mundo. [...] a aprendizagem das letras está intimamente vinculada à aprendizagem do espaço e as experiências culturais locais da criança.(PEREZ, 2005)

FESTA JUNINA As obras de Alfredo Volpi, com suas bandeirinhas,  serviram de embasamento teórico para enriquecer nosso trabalho. Releitura - bandeirinhas

FESTA JUNINA Evento propício para desenvolver atividades artísticas e facilitar a compreensão dos alunos quanto à importância dos estudos históricos e geográficos e também da arte. “Barco com bandeirinhas e pássaros” Releitura Expressão plástica a partir da interpretação da música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga Festa junina na escola

COPA DO MUNDO Foram realizados: Estudos sobre os estados que foram sedes dos jogos da copa do mundo no Brasil; trabalhos interdisciplinares com vários temas relacionados às cinco regiões brasileiras (estudos históricos e geográficos) características culturais de cada região; exploração do mapa do Brasil. “Eu na Copa!”

FOLCLORE BRASILEIRO Ivan Cruz - brinquedos Para as comemorações do mês do Folclore, foi escolhido o artista Ivan Cruz para enriquecer o trabalho. Ele retrata a infância como ela deve ser: sadia, livre, colorida e alegre.

PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS

REDESCOBERTA DO ESPAÇO Poema de Cecília Meireles: “Leilão de Jardim” Releitura: “Leilão de Praça” Praça Estêvão Pucci - Foto Acervo PIBID

DIA DOS PAIS – Releitura do artista Romero Britto Dobradura gravata decorada com releitura de obras de Romero Britto.

compreender a importância da leitura e escrita A História, a Geografia e a arte estão presentes em torno de nós, em tudo o que tocamos, vemos e lemos. Por meio do subprojeto “Cores, formas, sons e movimento: a presença da Arte no processo de alfabetização”, as crianças puderam se encantar com as oportunidades de criar, produzir textos e poemas, contar histórias, pintar, desenhar, cantar, compreender a importância da leitura e escrita em suas vidas, algo essencial que possibilita aprendizagens e informações sobre tempos e espaços diversos.

Referências BACOCINA, Eliane Aparecida. Alfabetização e arte: sobre leituras de mundo, de Letras, de imagens, de vida... In: Periódico de Divulgação Científica da FALS. Ano II - Nº 04- Jan/Mai 2009. Disponível em: http://www.fals.com.br/revela14/alfabetizacaoarte.pdf Acesso em 04.ago.2014. BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf Acesso em 05. ago. 2014. BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf Acesso em 05.ago.2014. FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Diversidade Cultural no Brasil. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm Acesso em 26.ago. 2014. PENA, Rodolfo Alves. Geografia. Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/ Acesso em 24. ago. 2014. PÉREZ, Carmen Lúcia. Leituras cotidianas e espaços praticados: imagens do conhecimento do mundo. Uma reflexão teórico-metodológica sobre a função alfabetizadora da geografia nos anos iniciais da educação fundamental. GT: Educação Fundamental / n. 13. 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/textos/GT13/gt131241int.pdf Acesso em: 24.ago.2014.